Turismo

Voc está em: Home, Turismo, Casal de escritores cria projeto literário e faz turnê pelo Exte...

Julho de 2013

Casal de escritores cria projeto literário e faz turnê pelo Exterior

O casal de empresários e escritores, Deucélia Maciel e Carlos Parada realizaram uma turnê literária de 66 dias pra lá de excitante pelo exterior com o intuito de difundir o programa ?Semeando Livros?. Além de terem conhecido e desfrutado as belezas de vários países que estavam no roteiro, eles trocaram experiências culturais fortuitas com vários leitores, além de trocarem ideias sobre o Brasil, país que desperta bastante curiosidade nos estrangeiros.

Deucélia Maciel e Carlo Montanari expõem e autografam livros no 27º Salão do Livro em Genebra, através do estande da VARAL DO BRASIL.
Deucélia Maciel e Carlo Montanari expõem e autografam livros no 27º Salão do Livro em Genebra, através do estande da VARAL DO BRASIL.

Conhecer um outro país sempre enriquece a vida de qualquer pessoa. Aprender um outro idioma fluentemente já deveria satisfazer, mas é muito mais que isso, a pessoa aprende a respeitar diferentes costumes, uma diferente cultura e quem sabe até, a gostar do local. 

Conhecer gente nova, conhecer um mundo diverso, com suas belezas e problemas pode ser mágico para quem tem a mente aberta e o coração desprovido de preconceitos. Pensando nesta possibilidade de trocar experiências com outros povos foi que o casal de escritores, Carlos Anselmo Parada, cujo pseudônimo é Carlo Montanari e Deucélia Maciel, resolveram sair pelo mundo afora para divulgar o “Semeando Livros”, um projeto criado por eles.

“O projeto consiste na doação de nossos livros e de autores que nos enviam seus livros para doarmos à entidades do Brasil e fora do país como: bibliotecas, escolas, além de outros centros literários”, explica Parada, complementando.

“Estamos pensando na possibilidade de ampliarmos este projeto com a participação de poetas e escritores que queiram disponibilizar suas obras. Pretendemos implementar um ‘pacote de livros’ e doar para centros escolares e creches do nosso país que, infelizmente, é carente de novos leitores”, explica Carlo Montanari, dizendo que o foco principal, “é criar o hábito de leitura nos pequeninos para que tenhamos um mundo com pessoas mais inteligentes e politizadas quanto ao que mais nos falta: cidadania e patriotismo”.

Biodome, Montreal - Canadá
Biodome, Montreal - Canadá

Uma das razões para a criação do projeto “Semeando Livros” foi o reconhecimento da escritora Deucélia Maciel que recebeu dois prêmios literários em 2012 – um pela Associação Internacional de Escritores e outro pela Academia de Letras de Goiás, com o livro Bento Bentinho, sendo escolhido um dos melhores infantojuvenis do ano e a indicação em “Mulheres Notáveis 2013”, com o recebimento do Troféu “Cecília Meireles”, bem como convites para se tornar acadêmica de várias entidades no Brasil e fora dele, informa Carlo, dizendo que assim ela teria condições de fazer chegar à população infantil mais literatura e sem custos aos leitores. 

Carlo Montanari e Deucélia Maciel têm uma série de livros publicados desde 2012. Ambos gostam de temas infantis, mas escrevem para adultos também, sobretudo Carlo. Outra curiosidade é que os livros têm edições em diferentes idiomas: português, inglês e espanhol. Devido a qualidade e conteúdo dos livros e o sucesso do projeto, a dupla recebeu e tem recebido premiações em vários cantos do mundo. Agora em julho, tomaram posse no Núcleo de Artes de Buenos Aires, como acadêmicos. E no mês de agosto, tomarão posse na Divine Academie de France, também como acadêmicos. As indicações, depois do sucesso do “Semeando”, tem acontecido sempre em dupla.

Turnê Literária.

A turnê literária foi iniciada pela Condado de Westchester (New York) onde Carlo e Deucélia distribuíram livros para filhos de brasileiros que nasceram nos Estados Unidos. O primeiro contato foi significante e promissor, já que se tratava de filhos de brasileiros. 

Em seguida, partiram para a Europa, mais precisamente ao Reino Unido (Inglaterra), onde o casal visitou comunidades brasileiras que mantêm reuniões semanais com famílias de brasileiros e também famílias de outras nacionalidades, todos residentes por força de seus contratos de trabalho. A região explorada foi a das cidades de Waterbeach e Cambridge.

Quebra-cabeça que acompanha o livro A BIBLIOTECA ENCANTADA, UMA NOVIDADE EDITORIAL, lançada pela escritora Deucélia Maciel.
Quebra-cabeça que acompanha o livro A BIBLIOTECA ENCANTADA, UMA NOVIDADE EDITORIAL, lançada pela escritora Deucélia Maciel.

Paulo Coelho na Varal do Brasil

Após Inglaterra, Carlo e Deucélia seguiram para a França (Paris) onde estiveram visitando o Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame que ainda não haviam visitado quando de sua primeira viagem à “Cidade Luz”. Foram para a Suíça expor e autografar suas obras na maior Feira Literária de Livros da Europa: o Salão Internacional do Livro e da Imprensa de Genebra, nos dias 1 e 2 de maio. 

Lá eles fizeram parte da programação oficial da Feira através da Varal do Brasil, que há dois anos mantêm estande para a divulgação de trabalhos e autores brasileiros, um trabalho incansável da escritora catarinense residente na Suíça, Jacqueline Aisenmam.

“Nesta feira tivemos a oportunidade de expandir ainda mais o nosso projeto “Semeando Livros” doando obras para a comunidade indígena Carajás, do Tocantins, entregando vasto material para a escritora da tribo que realiza os trabalhos com os pequeninos índios. Contatamos representantes de comunidades alemãs, suíças e austríacas que já têm trabalhado com nossos livros” e a grande surpresa foi a visita do escritor Paulo Coelho ao estande da Varal do Brasil, prestigiando os 35 escritores brasileiros que representavam ali o nosso país”, conta Deucélia.

Da Suíça, a dupla retornou à Inglaterra onde continuaram a peregrinação em busca de entidades para projetar, com suas doações, o “Semeando Livros”. Retornaram também aos EUA e lá visitaram a Brasilemmente, uma biblioteca que funciona em Manhatan – que recebe filhos de brasileiros que nasceram nos EUA e promovem com eles a cultura brasileira e o aprimoramento da língua portuguesa.

Carlo e Deucélia realizaram uma manhã de contos com as crianças e deixaram para o acervo da biblioteca uma significativa doação de seus livros. A turnê literária foi encerrada no Canadá.

Turnê Literária.

Deucélia Maciel e Carlo Montanari acreditam que viajar vale mais do que qualquer empreendimento que a pessoa possa realizar durante toda uma vida. A busca pelo novo, pelo desconhecido, o encantamento que uma viagem causa em uma pessoa é indispensável e salutar. 

“Não tem preço que pague a alegria, o prazer e o conhecimento adquirido ao se fazer turismo pelo mundo afora. E olha que já fizemos até por mais de uma vez por ano e nunca por menos de um mês, a exemplo desta turnê literária que aconteceu em 66 dias. Já estamos programando outra, desta vez, pela América do Sul e no ano que vem, novamente América do Norte e Europa, não esquecendo que outros estados brasileiros estão incluídos”, afirmam os dois, encerrando. “Ler é uma grande aventura e viajar rejuvenesce corpo e mente, sem dúvida!”, falam os escritores.

Três perguntas para Carlo Montanari e Deucélia Maciel:

FOCO: Por que ler é bom?

CARLO: Sem leitura constante nenhuma pessoa se firma positivamente em suas carreiras, independente da profissão escolhida.

DEUCÉLIA: Ler cria pessoas de bem e podem, com este sadio hábito, até virem a ser grandes escritores.

FOCO: Países mais lindos que já visitaram:

CARLO: Suécia, Itália e Canadá. A Suécia nos remete ao passado através da preservação do patrimônio aliada ao modernismo, além de belíssimas paisagens. Já o Canadá, além das belas paisagens, mostra-nos que as culturas podem, e com idiomas diferentes, viver em harmonia. Itália sem dúvida nenhuma pelo seu povo e suas vilas tranquilas.

DEUCÉLIA: Espanha, Portugal e Itália. Devido a riqueza de suas culturas preservadas e os pontos turísticos que chamam bastante a atenção. Parece até que já vivi por lá em outras épocas... Tenho sempre vontade de voltar e rever a arquitetura destes países.

FOCO: Por que é bom fazer turismo?

CARLO: Descendo de italianos e espanhóis. Acredito que além de ampliar a cultura pessoal, a pessoa tem a oportunidade de comparar costumes de diferentes povos. Isso é uma maravilha.

DEUCÉLIA: Amplia o conhecimento, é como tesouros adquiridos que ninguém pode nos tirar jamais!

Livros publicados pela escritora Deucélia Maciel:

Lea e a Lua – All Print Editora – São Paulo Bento Bentinho – Editora São Paulo- Passos The Enchanted Librabry (A Biblioteca Encantada)- edição bilíngue português e inglês, lançada no Salão do Livro de Genebra- Suíça.

ANTOLOGIAS:

Antologia Poética da Academia de Letras de Fortaleza – Ceará:

Palabras sin Fronteras, edição bilíngue: português e espanhol pela Literarte (Associação Internacional de Escritores e Artistas Plásticos) de Cabo Frio- RJ (será lançado no Chile ainda este ano).

Nas Asas da Liberdade, edição bilíngue: português e espanhol pela Literarte (lançado no Flipoços e no Salão do Livro de Buenos Aires – Argentina). Será lançado no Chile ainda este ano. Viagem pelo Mundo Infantil, edição bilíngue: português e inglês pela Literarte (a escritora deu autógrafos em Genebra).

ANTOLOGIAS QUE CARLO MONTANARI PARTICIPOU:

Palabras Sin Fronteras, pela literarte.

Nas Asas da Liberdade e Viagem pelo Mundo (com sessão de autógrafos no Salão do Livro e da Imprensa em Genebra). Também pela Literarte.

O Jogo da Vida: contos mais ou menos verídicos pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE, São Paulo.

Coisas do Destino, (edição especial) pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores, CBJE, São Paulo.

Histórias Para Você Dormir (edição especial de Natal) pela Literarte (doação do autor de 2.000 livros para as comunidades carentes do Rio de Janeiro).

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus