Educao

Voc está em: Home, Educao, Aluno de Passos classifica-se em 4º lugar no Concurso de Redaç&at...

Outubro de 2013

Aluno de Passos classifica-se em 4º lugar no Concurso de Redação EPTV Sul de Minas

Gabriel Alves Silva - 15 anos da Escola Estadual Francisco da Silva Maia com seu professor orientador: Donizeti Batista Machado “Os alunos têm o hábito de ler jornais em sala de aula. Uma vez por semana leem em sala de aula uma crônica ou conto de autores consagrados e recontam para os outros alunos.” 
Gabriel Alves Silva - 15 anos da Escola Estadual Francisco da Silva Maia com seu professor orientador: Donizeti Batista Machado “Os alunos têm o hábito de ler jornais em sala de aula. Uma vez por semana leem em sala de aula uma crônica ou conto de autores consagrados e recontam para os outros alunos.” 

Medo da violência

Não tenho medo dos mortos, fantasmas, assombrações ou qualquer coisa do além. O que mais me assombra é a violência que se tornou banal entre os vivos. Em Passos, bandidos trocam tiros com a polícia e o clima de terror tão comum nos telejornais, já é rotina por aqui.

Grades nas janelas, nas vitrines e em qualquer lugar que houver um vidro que possa ser quebrado. O cidadão de bem vive enjaulado, e os bandidos, quase sempre menores, soltos; colecionando vítimas. Impossível andar tranquilamente pelas ruas, principalmente à noite. Há sempre a sensação de estar sendo seguido e por isso caminho tenso, olhando para todos os lados.

Impressionante, como uma cidade pequena, com ares interioranos, de repente foi dominada pelo tráfico. Em todos os bairros, sem distinção de classe ou idade, há consumo e comércio das mais variadas drogas. Até o momento, esse é um problema sem solução. Espero que, juntos, população, polícia e prefeito, encontrem uma saída.

Todos os dias acordo às 04h30, vou para a escola. Chego em casa às 13h30. Sei que a vida não é fácil para ninguém, mas acredito no esforço para alcançar meus objetivos. Sei que o caminho para enfrentar a violência, passa obrigatoriamente pela educação, no sentido amplo.

Só quem tem objetivos e aprende que é preciso lutar para alcançá-los, tem força para driblar obstáculos e fugir das armadilhas.

CONCURSO EPTV NA ESCOLA

Tema: “Viver. Você tem medo do quê?” 

Participantes: alunos do 9º ano de todas as escolas estaduais, municipais e particulares. Cada escola seleciona uma redação e envia para o Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura. Uma equipe da Prefeitura seleciona 10 redações de cada cidade. Os alunos selecionados visitam a emissora, participam da 1ª edição do telejornal e passam o dia em Varginha. Nesta etapa, 1.220 redações foram selecionadas no Sul de Minas.

SEGUNDA ETAPA: Uma equipe da EPTV seleciona 40 semifinalistas.

TERCEIRA E ÚLTIMA ETAPA: Uma equipe da EPTV seleciona os 10 ganhadores. Todos os 10 finalistas ganham um televisor HD.

A escola do primeiro colocado ganha um data show.

Professor e diretor do 1º colocado ganham assinatura anual da revista “Terra da Gente”.

REDAÇÃO SELECIONADA:

Redação classificada em 4º lugar no concurso EPTV na escola.

Aluno: Gabriel Alves Silva – 9º ano - Escola Estadual Francisco da Silva Maia

Professor: Donizeti Batista Machado

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus