Foquinha

Você está em: Home, Foquinha, Seja sócio do clube da foquinha!

Maio de 2014

Seja sócio do clube da foquinha!

Historiazinha

Festa no Brejo

Havia, há muito tempo, bem ali, ó, uma pequena lagoa com um brejo em volta e lá morava o sapo Cururu, todo imponente, garboso e se achava o rei da sapaiada. Só ele dava ordens e dizia quando e quem poderia cantar. Opa, cantar não, sapo não canta, sapo coaxa. Mas, cantar ou coaxar, só o Cururu decidia. E foi um dia em que choveu o dia inteiro e à noite estiou. A sapaiada adorava aprontar o maior fuzuê em noites assim, e foi aí que Cururu decidiu pôr ordem no brejo, exigiu que quem soltaria a voz primeiro seria ele, passado um minuto, outro sapo poderia responder e que a saparia miúda só poderia coaxar quando ele parasse. E aí o Cururu estufou o peito e chamou forte:

- Saaaaapo!...................... um minuto e outro responde:

- Sinhô!

- Cê vaaaaaaai??...................

- Vô!

Mas a saparia era terrível e um sapinho sapeca perguntou a outro, se fora ele quem comprara a coroa para o rei. Todo mundo, opa, todo mundo, não, toda a saparia miúda começou um coro infernal: - Comprou? - Comprei. - Por quanto? - Não sei. E aí ninguém entendeu mais ninguém e ficou: - Sapo, sinhô, cê vai? Vô.... Comprou? Comprei. Por quanto? Não sei. Comprou? Comprei. Por quanto? Não sei, e assim foi por toda a noite. Até hoje, quando chove muito e quando chove e é noite e estia, a saparia do brejo se diverte na cantoria, opa, sapo não canta, na coaxaria.

Foi verdade? Não sei, só sei que foi assim.

Hilda Mendonça (secretária da Associação Escritores & Cia)

Receitas da Vovó

Vaca Atolada

Ingredientes

• 3 colheres de sopa de cheiro verde picado
• 3 colheres de sopa de óleo
• 2 tomates sem pele e sem sementes
• 1 kg e meio de costelas de vaca
• 1 kg de mandioca
• 1 pimentão verde
• sal a gosto
• 2 cebolas
• água

Modo de preparo

Cortar as costelas de vaca em pedaços médios. Refogar no óleo quente até dourar. Acrescentar o tomate picado, o pimentão picado, a cebola cortada em rodelas finas, salgar a gosto (eu prefiro colocar um caldo de carne e se faltar, coloco sal). Vá colocando mais água conforme for cozinhando. À parte cozinhe a mandioca em água e sal, cortada em pedaços pequenos. Acrescentar a mandioca ao refogado das costelas e deixar ferver. Pode fazer caldeado ou não muito, por fim coloque cheiro verde e pimenta, opcional.

Kennedy Gabriel Nunes de Melo, 7 anos - Mãe: Renata Aparecida Nunes da Silva - Pai: Deivid Junior de Melo - Avós maternos: João Pedro Ramos da Silva e Clenilda Fátima Nunes da Silva - Avós paternos: João Batista de Melo e Marli Aparecida Alves - Data de nascimento: 25/02/2007 - O que você gostaria de ser quando crescer? Jogador de futebol ou delegado.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus