Arquitetura e Construo

Voc está em: Home, Arquitetura e Construo, Ouse nas cores... Qual escolher?

Setembro de 2014

Ouse nas cores... Qual escolher?

Cor é um tanto pessoal, em uma peça de roupa, carro, acessórios e também em casas. Inspira a aplicação nas artes, na moda e publicidade. Faz parte do dia a dia. Revela o estilo, características, efeitos, harmonia e como usá-la para algum benefício.

Ouse nas cores.

 

Hoje existe uma ousadia, mudanças no comportamento dos produtores e consumidores. Para os que constroem e reformam, estejam atentos a novidades!

Do moderno ao clássico as cores são atrativas e poderosas. Invadiram as casas com o colorido vibrante deixando o ambiente mais alegre.

Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.
Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

As cores usadas nas paredes de uma casa podem influenciar o ambiente e as pessoas que nela estão. Entender a definição de cada tom ajuda na escolha.

Na escola estudam-se as cores, as primárias (amarelo, azul e vermelho), que são puras, sem mistura. É a partir delas que são feitas as outras cores secundárias (verde, laranja e roxo).

Cada uma delas é formada pela mistura de duas primárias.

As cores terciárias são resultantes da mistura de cores primárias com secundárias.

Temos também as cores: preto, branco e cinza, que em todas as suas tonalidades, claras ou escuras formam as cores neutras. As demais cores, quando perdem o seu colorido pela excessiva mistura com o preto, o branco ou o cinza, também se tornam cores neutras. As mais comuns são o marrom e o bege.

Um ambiente com elemento em vermelho: aquece o ambiente mais neutro, o torna vibrante, com glamour e requinte. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.

Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em  ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo.

Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto de crianças ou adolescentes.

A cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas. Alegra o ambiente.

O ambiente roxo é misterioso e místico, cor moderna e jovial.
O ambiente roxo é misterioso e místico, cor moderna e jovial.

O ambiente roxo é misterioso e místico, cor moderna e jovial. Já o verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente.

A cor-de-rosa é um tema tradicional dos quartos de meninas e o preto pode despertar diferentes sensações, o que é usado muitas vezes no âmbito da publicidade. Neste caso, quando a cor preta está associada a uma parede de empresa, indica nobreza e transmite uma sensação de seriedade.

Ao mudar a cor das paredes, ou até mesmo escolher algumas peças para a casa nova, sempre aparecem dúvidas. É interessante antes de pintar a casa, fazer um teste na parede para saber o efeito exato da cor que irá decorar seu espaço. Pesquisar em revistas e internet pode ser um recurso interessante para quem já tem uma noção do que quer. Agora, para quem está meio confuso a ajuda de um profissional qualificado pode ser de grande ajuda.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus