Turismo

Você está em: Home, Turismo, Carnaval entre cânions e cachoeiras

Fevereiro de 2015

Carnaval entre cânions e cachoeiras

Para quem está a fim de passar o carnaval de 2015 longe das agitações e quer aproveitar um contato maior com a natureza, em lugares tranquilos e com belezas cênicas compostas por cachoeiras, rios, serras e vales, uma grande opção é passar o feriado de carnaval em São João Batista do Glória. A cidade se torna cada vez mais o destino certo para aqueles que buscam sossego e são amantes dos esportes em meio à natureza.

Carnaval entre cânions e cachoeiras.

 

Localizada entre as águas cristalinas do Rio Grande e as imponentes montanhas da Serra da Canastra, São João Batista do Glória é cercada por rica fauna, flora e grande variedade de belezas naturais. Suas belas cachoeiras permitem experiências inesquecíveis. Apresentações folclóricas e eventos tradicionais religiosos também encantam moradores e turistas, ávidos por conhecer a mineiridade e os encantos de fantásticos lugares intactos e naturais.

Recentemente foi construída a ponte sobre o Rio Grande, onde antigamente as balsas realizavam as travessias. Devido ao grande nome da cidade, ela leva o carinhoso apelido de “Glória”. Um setor que cresce a cada dia na região e que está sendo um dos mais explorados é o turismo: turismo rural, eco turismo e turismo de aventura, devido à presença de grande número de cachoeiras, montanhas, pedras, desfiladeiros e penhascos na zona rural. A Prefeitura Municipal de São João Batista do Glória mantem parceria com o Circuito Turístico Nascentes Gerais.

Para ajudar o leitor que quer fugir do agito do carnaval e ser surpreendido pelo que há de mais belo em São João Batista do Glória, a revista Foco Magazine, através do turismólogo e diretor municipal de Turismo, Leandro Costa Garrossino, preparou um pequeno descritivo das principais cachoeiras do local e suas peculiaridades. Imperdível para quem quer sair de casa, mas voltar revigorado com a força e a energia da mãe natureza. É importante lembrar que para poder acessar alguns lugares, obter um maior aproveitamento dos passeios e garantir a segurança é imprescindível o acompanhamento de um guia local.

Cachoeira do Quilombo
Cachoeira do Quilombo

CAT – Centro de Atendimento ao Turista

Fica localizado na entrada do município, à rua João Pessoa, n 1. O CAT conta com toda uma infraestrutura para melhor atender os visitantes, informações completas de todos os atrativos, pousadas e hotéis, bares, restaurantes e eventos tradicionais. Tudo pode ser visualizado com um simples toque na tela, onde os turistas navegam por este paraíso de natureza incomparável, folders e vídeos que também estão disponíveis para recordação. O local conta também com uma pequena loja de souvenires e artesanato. O telefone do CAT é (35) 3524-1622.

Cachoeira do Quilombo

Situa-se na região dos Canteiros, microrregião do Quilombo, no Ribeirão Grande a 36 km da cidade. Logo na chegada observa-se uma praia de cascalho e uma trilha à margem esquerda do ribeirão, que dá acesso à parte superior. Subindo por ela, avista-se a 2ª queda, afunilada por uma garganta que escorre suavemente pelas pedras com altura aproximada de 30 metros, dando forma a um dos maiores poços entre as cachoeiras do município. Voltando à trilha e subindo um pouco mais, é possível observar a 1ª queda com 20m de altura e um belo poço para banho. O tempo de caminhada, partindo da parte baixa até a parte superior, é de 30 minutos, não contabilizando as paradas nas cachoeiras de baixo. A cachoeira do Quilombo encanta pelo porte. Oferece poços grandes e profundos de águas cristalinas e intensas corredeiras. (vide foto ao lado)

Sobre o município

O município conta ainda com diversas pousadas, tanto na área urbana como na área rural. Confira os telefones e e-mails na matéria completa, em nosso site: www.focomagazine.com.br e faça já sua reserva.

Cachoeira Maria Augusta
Cachoeira Maria Augusta

Cachoeira Maria Augusta 

Situa-se na região da Mata do Engenho, no Ribeirão Grande, divisa com Delfinópolis, distante 18 km da cidade. É formada por duas grandes quedas com altura aproximada de 35m e um grande volume de água. Essa majestosa cachoeira dá forma a um deslumbrante poço de água cristalina com praia de areia fina e cascalho; ideais para tomar sol e se banhar. O tempo de caminhada, partindo da Pousada Mata do Engenho, é de 45 minutos aproximadamente. (vide foto ao lado)

Cachoeira do Oratório

A Cachoeira do Oratório situa-se no Vale dos Canteiros, a 25 km da cidade, 200m acima da Cachoeira da Capivara, no Ribeirão da Capivara. A queda tem mais ou menos 4m de altura e dá forma a uma bela piscina de água natural. Descendo da Cachoeira do Oratório até a Cachoeira da Capivara, existem vários outros poços e pequenas quedas, sendo um deles muito profundo. O tempo de caminhada, partindo da Cachoeira da Capivara, é de 20 minutos aproximadamente.

Cachoeira Maria Augusta
Cachoeira Maria Augusta

Cachoeira da Capivara 

A 26 km do centro da cidade, a Cachoeira da Capivara, situa-se no Vale dos Canteiros. Tem sua queda em forma de escorregador (mas não dá para escorregar). Ela tem aproximadamente 4m de altura e em sua piscina as águas são límpidas e de tom esverdeado. Não possui praia, mas existe sombra para descansar. Embora não muito grande, a Cachoeira da Capivara apresenta uma composição harmoniosa entre a queda d’água, sua piscina esverdeada e a mata que a sombreia de um dos lados da encosta. À sua frente, uma velha árvore de copa larga emoldura a vista da cachoeira. O tempo de caminhada, partindo da Pousada Vale dos Canteiros, é de 50 minutos aproximadamente.

Cachoeira Cascata 

Está localizada no Ribeirão da Capivara, divisa de São João Batista do Glória/Capitólio, na região do Quebra Anzol, distante a 24 km da cidade. Logo na chegada, um lugar para descanso com a formação de várias piscinas naturais. Há no local, pequenas cascatas que variam de meio a dois metros de altura, seguidas de uma bela cachoeira em degraus, com várias quedas de um a cinco metros, até um poço onde se avista um bonito cânion de 50m de altura, por uma extensão de 700m até o lago de Furnas. Aventura pode ser explorar o ribeirão acima, onde o turista pode encontrar várias quedas, lindas cascatas e piscinas naturais com um belo cânion.

Cachoeira do Tamanduá
Cachoeira do Tamanduá

Cachoeira do Tamanduá 

Situa-se na região da Mata do Engenho, distante 18 km da cidade, começando a trilha pelo leito do córrego. Já percorridos 400m, encontra-se um poço em forma redonda e que se afunila, chegando a 2m de largura em alguns trechos. A extensão toda é de 40 m. A profundidade, 4 m no local do afunilamento. Prosseguindo a trilha, a uns 100 m, se avista a cachoeira de 20 m de altura. O local é sombreado, batendo sol apenas no horário de pico (11h 30 às 13h 30). Cachoeira exuberante, localizada em um belo cânion, com a formação de um poço profundo. O tempo de caminhada, partindo da Pousada Mata do Engenho, é de 45 minutos aproximadamente.

Paraíso Perdido

Está localizada na região do Quebra Anzol, de frente para a Serra do Cigano, distante 26 km da cidade. Logo na entrada, no estacionamento, depara-se com o restaurante/lanchonete, área de camping e de churrasqueiras. Logo à frente, o ribeirão. O local é um dos mais belos da região. Possui poços rasos a poços com 18 m de profundidade e quedas d’água de diversos tamanhos. Pode-se subir a cachoeira pela direita ou pela esquerda para se chegar a uma clareira, onde o cânion se abre. Subindo a cachoeira, passa-se por um caminho de cascalho de 50 m de extensão aonde se chega num poço de 3 m de profundidade com uma pequena cascata, formando uma verdadeira hidromassagem.

Pousadas urbanas:

- Pousada Recanto da Lóra (35) 3524- 1709 ou 8866- 1711
Email: rose17val@gmail.com
Facebook: pousadarecantodolora

- Pousada Manga Rosa (35) 3524- 1445
Site: www.pousadamangarosa.com.br

- Pousada do Zezé (35) 3524- 1813 ou 1686

- Pousada Recanto dos Pássaros (35) 3524- 1979
Site: www.ecoviagem.uol.com.br
Email: pousadarecantodospassaros@ig.com.br

- Pousada Pouso Mineiro (35) 3524- 1395 ou 8867- 1157

- Hotel Novo Horizonte (35) 3524- 1082 ou 8886- 0770
Facebook: Hotel Novo Horizonte

- Pousada Alecrim (35) 3524- 1018
Site: www.pousadaalecrimmg.com.br

Pousadas rurais:

- Pousada Mirante: (35) 3524- 1118 ou 9808- 9992
Site: www.pousadamirantemg.com.br

- Pousada Portal da Serra: 9181- 3860 ou 9851- 6671
Site: www.pousadaportaldaserra.com.br
Facebook: Pousada e Restaurante Portal da Serra

- Pousada do Porto: 9122- 1075 ou 3526- 6834
Facebook: Pousada e Restaurante do Porto

- Pousada Vale dos Canteiros: (35) 3524- 1143 ou 9975- 4805
Site: www.pousadavaledoscanteiros.com.br

- Pousada das Orquídeas: (35) 3524- 1208 ou 3521- 5935
Site: www.serradacanastra.com.brpousadaspousadasdasorquideas
Facebook: Pousada das Orquídeas

- Pousada Canastra Inn: 8401- 6635 ou 8474- 6000
Site: www.pousadadacanastrainn.com.br

- Pousada Guardião da Serra: (35) 3522- 9401 ou 3521- 1011
Site: www.pousadaguardiaodaserra.com.br

Agencia de Turismo Receptivo:
Quilombo Turismo (35) 3524-1331 / 8898-2216
Site: www.quilomboturismo.com.br

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus