Encontro de talentos

Voc está em: Home, Encontro de talentos, Um jovem talento da música raiz

Junho de 2015

Um jovem talento da música raiz

O estudante passense Kennedy Ribeiro Silva, de 17 anos, é um fã da música sertaneja de raiz. O gosto por esse estilo musical vem desde os dois anos de idade, e foi diretamente infl uenciado por dois de seus tios avós, que formavam uma dupla.

Kennedy com a dupla João Mulato & Douradinho.
Kennedy com a dupla João Mulato & Douradinho.

A dupla que influenciou o gosto de Kennedy pela música raiz foi Dito Osório & Zé Osório, que formavam uma dupla caipira raiz e eram seus tios avós. Após o falecimento do Dito Osório ele continuou indo na casa do outro tio, Zé Osório, e foi amadurecendo o gosto pela música caipira. 

“Ninguém da família continuou. Como eu ia muito à casa do meu tio eu acabei seguindo. Aos oito anos eu já tocava viola e aos 14 anos eu comecei a fazer o curso”, afirma Kennedy.

Apesar da pouca idade, Kennedy já cantou com nomes consagrados da música sertaneja raiz, como João Mulato & Douradinho (foto ao lado). Ele também já cantou com a dupla Kadu & Camilinho, e já participou da abertura de um show da dupla Emílio & Eduardo, em Franca (SP).

Kennedy já se apresentou em Fortaleza de Minas e na Rádio Passos. Ele diz que deseja seguir carreira musical, mas que sua prioridade é dar continuidade aos estudos. “Logo que terminar o terceiro ano do ensino médio, estou em dúvida entre os cursos de Agronomia e Direito, mas tenho grande vontade de seguir a carreira musical”, afirma o jovem talento.

O pai de Kennedy, Adilson Ribeiro, afirma que o talento do filho precisa ser lapidado. “Quando ele vai a alguma festa e começa a cantar todos ficam admirados com o talento dele, até desligam o som para o ouvirem cantar”, conta.

KENNEDY E SUA VIOLA.
KENNEDY E SUA VIOLA.

Kennedy diz que é fã dos principais nomes da música sertaneja de raiz, como Tião Carreiro & Pardinho, Tonico & Tinoco, Zé Carreiro & Carreirinho, entre outros. Apesar da preferência por duplas mais antigas, o jovem diz que também ouve sertanejo universitário e outras duplas consagradas do gênero, como Chitãozinho & Xororó e Zezé di Camargo & Luciano. “Eu tenho vários tipos de amigos, que gostam de diversos gêneros musicais, como rock, sertanejo universitário, e os que também gostam de música raiz, apesar de não saberem tocar violão.” 

Carência de cursos para violeiros em Passos

Kennedy aprendeu a tocar viola sozinho, ainda na infância, mas para se aperfeiçoar está fazendo um curso de violeiro em São Sebastião do Paraíso, pelo fato de que em Passos não há um curso específico para quem quer aprender a tocar viola caipira.

Renato Rodrigues Delfraro

Um jovem talento da música raiz

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus