Turismo

Você está em: Home, Turismo, LifeStyle

Julho de 2015

LifeStyle

por JOSÉ MAURÍCIO PINTO COELHO

José Maurício, jovem passense, formado em Economia e Relações Internacionais, com pós-graduação em Comércio Internacional, sempre gostou muito de ler e viajar.

Com sua “grande bagagem” de viagens nacionais e internacionais sempre deu dicas a parentes e amigos.

Resolveu, então, criar um blog para concentrar e compartilhar todas essas informações, experiências, dicas preciosas, não apenas de viagens, mas também sobre gastronomia, cultura, comportamento, exposições, passeios...

Parque Nacional Cotopaxi - Equador
Parque Nacional Cotopaxi - Equador

 

 

O BLOG EaiZé?

O blog surgiu por eu gostar muito de escrever, ser curioso e estar sempre em busca de coisas diferentes para fazer. Como sempre passava essas informações adiante, decidi criar uma página para centralizar e, assim, poder compartilhá-las com mais pessoas. O nome me ocorreu quando percebi que todos me chamavam assim quando queriam me perguntar algo. Achei simples, despretensioso e com a ideia de questionamento, algo que procuro incitar nos meus textos.

E foi assim que nasceu o projeto do como uma plataforma voltada ao compartilhamento de ideias, dicas e experiências de viagens, culinária, exposições, lugares para visitar ou simplesmente levantar questionamentos. Em suma, tudo que possa aguçar nossa curiosidade e nos incentivar a sair da zona de conforto.

O feedback que tenho recebido tem sido das minhas mais gratas surpresas. A cada dia cresce o número de pessoas pedindo ajuda e dicas, o que proporciona uma interação incrível. É muito bacana ver que seu trabalho possibilita, de alguma forma, que você ajude outras pessoas.

Essa possibilidade de troca, interação e compartilhamento de informações foram os maiores incentivos quando decidi começar esse projeto.

Colômbia
Colômbia

 

 

1 e 2: Baños de Água Santa - Equador / 3: Palmas - Tocantins
1 e 2: Baños de Água Santa - Equador / 3: Palmas - Tocantins

 

QUANDO COMECEI A VIAJAR? 

Sou natural de Passos, onde residi até meus 15 anos, quando, no primeiro colegial, fui para Madison – WI, EUA fazer um intercâmbio. Apesar da pouca idade, queria há bastante tempo, ter uma experiência fora do Brasil. Sempre gostei muito de ler e minha imaginação sempre me levou a todos os cantos possíveis.

O ano que estive fora foi sensacional. A começar que a primeira cidade que estive foi Nova Iorque, uma das minhas cidades favoritas em todo o mundo até hoje. Depois de uma semana fazendo um treinamento por lá fui para a minha nova cidade, onde fiquei 11 meses. Naquele ano (2003/2004) tive a oportunidade de conhecer muitas cidades nos EUA como Chicago, Miami, Orlando, e outras cidades menos turísticas, mas igualmente interessantes. Dei a sorte de morar com uma família que gostava de viajar e com isso meu gosto foi só aumentando.

Depois, quando retornei ao Brasil, fiquei em Passos por mais um ano e meio e depois já me mudei para Campinas onde cursei Relações Internacionais e Economia. Inicialmente minha vontade era ser diplomata, por sempre ter sido apaixonado por viagens, mas ao longo do curso vi que não era exatamente isso que queria e deixei a ideia de lado. Foi na faculdade que comecei realmente a viajar por conta própria e a economizar tudo que fosse possível para cair na estrada. Foram viagens com a família e amigos pelo Brasil, pelas Américas (Sul, Central e Norte) e Europa. Dos meus 15 até hoje (27 anos), tive a oportunidade de conhecer 20 países e, ainda durante a faculdade, morar uma vez mais fora, dessa vez na Colômbia, onde fui estudar espanhol.

Cinemateca Brasileira
Cinemateca Brasileira

 

Palmas - Tocantins
Palmas - Tocantins

 

Hoje, além de escrever o blog, trabalho em uma empresa de logística internacional, que também me propicia muitas viagens por termos escritórios em sete países e clientes espalhados por todo o Brasil. Hoje busco encaixar passeios e viagens de curta duração à minha rotina sempre que possível. Por mais que eu não consiga sair por grandes períodos, como durante a faculdade, passei a procurar por coisas e lugares mais próximos de onde estou. E foi durante essas andanças que surgiu a ideia de escrever um blog com dicas sobre viagens, viagens curtas (“daytrips”), locais para visitar e dicas gerais sobre estilo de vida, pois, muitas vezes, as informações que encontrava online não estavam a contento ou eram escassas ou as queria reunidas num só lugar.

Viajar ainda continua a ter seu lugar especial no blog, sobretudo, por ser uma das coisas que mais aprecio. Viajar é mais que descobrir novos lugares, culturas e se divertir, é, antes de tudo, abrir-se para novas experiências e levar o autoconhecimento a um nível mais elevado ao confrontar seus próprios medos e inseguranças, ao se forçar a sair da própria zona de conforto.

Parque Estadual Jalapão - Tocantins
Parque Estadual Jalapão - Tocantins

 

Costumam me perguntar por que viajo tanto. Para ser sincero, não é sempre que penso nos motivos porque viajo, apenas sei que viajar me faz bem, abre meus horizontes e me faz sentir mais vivo. Mas ao parar e tirar alguns minutos para refletir sobre o assunto cheguei à rápida conclusão que viajar faz a minha rotina ser mais leve, meus dias mais animados e consigo dar um foco à minha inerente ansiedade.

Filiação: Maurício Silveira Coelho e Carla Cristina Marques Pinto Coelho
Data de nascimento: 28/10/87
Formação: Economia e Relações Internacionais
LifeStyle

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus