Turismo

Voc está em: Home, Turismo, Tomorrowland

Agosto de 2015

Tomorrowland

Um grupo de amigos passenses foi conferir a primeira edição do festival de música eletrônica em solo brasileiro. Ocorrido na cidade de Itu, o evento reuniu aproximadamente 200 mil pessoas, de diversas partes do mundo, durante três dias de apresentação.

Grupo de amigos na entrada do festival. Ao fundo o símbolo do Tomorrowland.
Grupo de amigos na entrada do festival. Ao fundo o símbolo do Tomorrowland.

O estudante de engenharia civil Davi Santos de Barros Botrel, de 19 anos, juntamente com a namorada Jéssica Souza Ribeiro e os amigos Luiz Henrique Goulart, Ana Flávia Souza Lemos e Pedro Nascimento Andrade Brandão ficaram sabendo em agosto do ano passado que o Tomorrowland, maior festival de música eletrônica do mundo, seria realizado pela primeira vez no Brasil em maio desse ano. “Quem falou sobre o Tomorrowland foi o Pedro (Brandão). Mesmo não sendo muito fã de música eletrônica eu topei a ideia na hora. Fizemos a reserva das prévagas em agosto, pelo site, e no dia 1º de setembro estávamos na fila de espera do site. Tínhamos 10 minutos para preenchermos o cadastro inteiro”, detalha Davi, lembrando que conseguiu comprar o primeiro lote por R$150,00. Eles foram de Passos até Campinas e de lá seguiram para Piracicaba, onde estuda Luiz Henrique. De Piracicaba eles foram de van para Itu, numa maratona intensa e cansativa até chegar ao Parque Maeda, onde o festival foi realizado.

Davi brinca com a ilustração de um cachimbo. Tema do festival em português signifi ca “O livro da sabedoria”, como se todos estivessem fazendo parte de uma fábula.
Davi brinca com a ilustração de um cachimbo. Tema do festival em português signifi ca “O livro da sabedoria”, como se todos estivessem fazendo parte de uma fábula.

Mesmo assim não perderam o pique para curtir a mega festa, que aconteceu entre os dias 1, 2 e 3 de maio de 2015.

“Nós pegamos uma fila muito grande até conseguirmos entrar, foi mais de uma hora e meia esperando na fila, e ainda tivemos que passar por duas cancelas antes de entrar, mas valeu a pena! Nós chegamos às 2h da tarde de sexta-feira e saímos às 2h da manhã do sábado”, comenta Jéssica.

Eles garantem que foi uma experiência única, marcante, e que o festival não deixa nada a desejar em relação à versão belga, tanto que já estão planejando voltar em 2016.

O tema do festival esse ano foi o “The Book of Wisdom” que em português signifi ca “O Livro da Sabedoria”. Foram mais de 150 DJs divididos em sete palcos, incluindo nomes consagrados como David Guetta, Afrojack, Steve Aoki, Hardwell, que se apresentaram para cerca de 200 mil pessoas de diversas partes do mundo. O evento foi transmitido pelos canais MTV e Multishow, que mostrou flashs ao vivo durante os três dias do festival.

Pulseirinha que dava acesso ao evento.
Pulseirinha que dava acesso ao evento.

“Apesar da grandiosidade do evento dá pra dizer que correu tudo tranquilo, sem brigas ou confusões, a gente não presenciou nada nesse sentido. Foi uma festa muito bem organizada, tinham muitos casais”, salienta Davi.

“Muitas pessoas que gostariam de ter ido, ficaram surpresas quando a gente fala que o Davi foi. É pra ficar na história ter participado da primeira edição brasileira de um evento desse porte”, ressalta orgulhosa a mãe de Davi, Fernanda Barros.

Para quem pretende ir em 2016 a dica deixada pelo grupo de amigos é que façam um planejamento com antecedência, tanto na parte financeira, como alimentação, transporte e estadia, para facilitar o passeio.

SAIBA MAIS SOBRE O TOMORROWLAND

O Tomorrowland é um festival de música eletrônica realizado na cidade de Boom, em Bruxelas, na Bélgica. Boom é uma cidade com menos de 20 mil habitantes, sedia todo ano o festival. “Boom” signifi ca “árvore” em neerlandês, língua falada na região deFlandres, onde se situa a cidade. Foi exatamente por isso, que foi construída uma árvore gigante, como tema para o palco principal em sua sétima edição do evento, em 2011. Organizado pelaID&T, maior empresa de entretenimento e organização de eventos de música e dança do mundo. A primeira edição do festival foi em 14 de agosto de 2005 e contou com a participação de dez mil pessoas. É considerado o maior festival de música eletrônica do mundo. O festival é famoso pela suaperformance, com fogos de artifício, fontes de água, fogo, contos de fadas, e simbolismos New Age. Este festival ganhou o prêmio de melhor evento musical em 2012.Em 20 de julho de 2014 foi anunciada uma edição brasileira do Tomorrowland para maio de 2015.

Davi Barros Botrel, Jéssica Ribeiro, Ana Flávia Lemos e Pedro Brandão passeando entre um palco e outro no festival.
Davi Barros Botrel, Jéssica Ribeiro, Ana Flávia Lemos e Pedro Brandão passeando entre um palco e outro no festival.

Segundo a produtora, a ideia sempre foi fazer algo semelhante ao mundo da Disney World. Desde a primeira edição, que aplicam o tema:Yesterday is History,Today is a Gift,Tomorrow is Mystery (Ontem é História, Hoje é uma Dádiva, Amanhã é Mistério). No festival, além do palco principal, existem dezesseis outrosestandes, que servem não só para abrigar os mais de duzentos DJs que normalmente estão presentes, como para apresentar diversas opções da música eletrônica, desde o mainstreamaté ounderground. No evento são comercializados artigos como blusas, bonés, a bandeira oficial do evento, óculos de vários estilos e cores. Também é proibido o uso e tráfico de drogas, por isso existe um depósito fora do festival. Antes de entrarem, as pessoas têm a oportunidade de se libertar das drogas, sem qualquer consequência. Todos no evento recebem pulseiras ao invés de bilhetes, não só para agilizar a entrada, mas também para evitar o gasto de papel. O festival possui uma área de campismo chamada deDreamville, também com toda a decoração, e nesse local pode-se escolher desde a tenda mais básica, até a mais elaborada. O pacote de campismo é vendido separado, podendo-se assim comprar os bilhetes e ficar num hotel.

O Tomorrowland acontece na cidade belga de Boom. Para se ter uma ideia da grandiosidade dessa festa observem os números: O Tomorrowland Bélgica celebrou seus 10 anos em julho de 2014, comemorando esta data com um público de 360.000 pessoas.

A escolha de São Paulo para sediar o festival foi feita a partir de um estudo que durou dois anos. “Este é o segundo filhote fora da Bélgica”, disse Luiz Eurico Klotz, diretor da Plus Talent. O primeiro Tomorrowland estrangeiro foi realizado em Atlanta, nos Estados Unidos.

A magia e inspiração para a 2a edição do Tomorrowland Brasil é baseada no tema The Key to Happiness (A Chave da Felicidade), o mesmo que marcou história na celebração dos 10 anos em Boom/BE, onde palcos e conceitos ganharam vida e experiências foram criadas em torno de uma magnífi ca jornada musical. O 2o capítulo do The Key to Hapiness será escrito no TomorrowWorld, Atlanta/EUA, em setembro de 2015.

E o Conto de Fadas continua… descubra a verdadeira felicidade e participe do 3º capítulo desta história em 21, 22, 23 de abril de 2016.

Renato Rodrigues Delfraro

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus