Educação

Você está em: Home, Educação, Profissão nas alturas

Setembro de 2015

Profissão nas alturas

Piloto de avião - sem dúvida, uma profissão "fora do comum". A maioria dos jovens faz suas escolhas dentro dos cursos tradicionais, onde se faz prova de vestibular para ser aprovado. Eles passam por uma difícil fase ao precisar fazer uma escolha que vai definir todo o seu futuro, mas com Caíque Baggio Freire aconteceu de forma diferente. Desde criança era fascinado pela aviação. Conheça um pouco sobre a história de Caíque.

Caique Baggio.
Caique Baggio.

Qual é o nome do seu curso? Onde (cidades ou faculdades) é oferecido?

Existem dois tipos de curso, o PP – Piloto Privado e o PC – Piloto Comercial. 
O curso de PP é o primeiro passo para quem deseja se tornar um piloto de avião. O aluno estará apto a pilotar aviões monomotores em condições visuais. No final desta primeira etapa o aluno será  submetido a uma prova teórica da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Caso seja aprovado, estará apto a concluir o treinamento prático.
 
O curso de Piloto Comercial é o primeiro rumo à profissionalização, neste curso também deve ser realizado o treinamento teórico e prático. O piloto deve fazer os cursos de pilotagem de multimotor e voo por instrumentos (IFR). Este último o torna apto a voar em condições meteorológicas adversas, como chuva e nevoeiro, utilizando apenas os instrumentos de bordo.
 
Caique Baggio. Foto de Rafael Prado
Caique Baggio. Foto de Rafael Prado

Eu fiz o Piloto Privado (teórico e prático) e o Piloto Comercial (teórico e simulador) no Aeroclube de Franca, vou concluir o prático do Piloto Comercial na EJ - Escola de Aeronáutica Civil em Jundiaí - SP. Existem diversos aeroclubes e escolas no Brasil inteiro, mas, antes de escolher onde fazer é importante verificar a estrutura do aeroclube ou escola e desconfiar de cursos baratos.

Quantos anos de estudo?
 
O tempo de estudo depende do aluno e do aeroclube ou escola de aviação escolhida. O tempo médio do curso teórico é de 4 meses, já o prático depende da disponibilidade do aluno, do aeroclube e da meteorologia, lembrando que Piloto Privado (PP) e Piloto Comercial (PC) são cursos diferentes. Para começar o PC, o aluno já deve ter concluído o PP.
 
Passos
Voo sobre a cidade de Passos.

 

Após formado, como é o dia a dia dessa profissão? Rotina, horários, cidades e/ou regiões  que se pode trabalhar?
 
Depois que o aluno concluir o Piloto Comercial (PC), ele pode trabalhar na área executiva ou em linhas aéreas. Na área executiva, o piloto depende do proprietário da aeronave, que decide, de acordo com suas necessidades, onde e quando ele vai voar. Já na área de linhas aéreas, o piloto tem uma escala pré-definida, ele recebe da empresa uma tabela de horários e voos com geralmente um mês de antecedência. 
 
Caique Baggio, dia do Voo Solo, banho de óleo é uma tradição quando o aluno faz o primeiro voo sozinho.
Caique Baggio, dia do Voo Solo, banho de óleo é uma tradição quando o aluno faz o primeiro voo sozinho.

O que o atraiu para fazer  essa escolha?

Sou fascinado pela aviação desde criança, quando pequeno, meus pais e meu avô me levavam aos aeroportos para ficar observando os pousos e decolagens. Sempre quis ser piloto e comecei a fazer o curso de Piloto Privado (PP) aos 17 anos, foi quando eu realmente tive a certeza de que era essa profissão que eu queria para minha vida. 
 
Por que não, um curso mais tradicional?
 
Nunca me imaginei em outra profissão, sempre quis ser piloto de avião. 
 
Mercado de trabalho
 
Caique Baggio
Caique Baggio

Hoje, a demanda do mercado de trabalho desta área está em baixa, mas esta é a época certa para se preparar para um futuro em crescimento. É vantajoso estar apto para entrar no mercado de trabalho da aviação que em breve estará em alta.

 
Existe algum outro curso que gostaria de fazer para se sentir mais completo?
 
Não pretendo fazer um curso tradicional, me sinto muito realizado nesta área da aviação, porém ainda pretendo fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês, e concluir algumas especializações na minha área, como por exemplo, o Jet Training, um curso preparatório para entrar em companhias aéreas. 
 
Caique e o Comandante Ricardo.
Caique e o Comandante Ricardo.

DICA: Antes de entrar na área da aviação, a pessoa deve ter certeza do que quer e saber que não é fácil. Os cursos são de alto investimento e os estudos devem ser intensos, afinal, para pilotar um avião a pessoa deve ter muito conhecimento e responsabilidade. A parte gratificante é que o seu escritório terá a melhor vista do mundo e são poucas as pessoas que têm este privilégio. 

Caique Baggio. Foto de: Rafael Prado.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus