Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Informe Publicitário

O entusiasmo necessário no nosso dia a dia

  • Cynthia Machado
    Cynthia Machado

    CRP: 04/13909
     
    Psicolóloga / Psicanálise
    Acompanhamento de adolescentes, adultos e casais em tratamento de infertilidade
     
    35 3521-0100  |      9 9912.9388
    Rua Dr. Saturnino, 281 - Centro
    Passos/MG  |  (Interclínica)

     

    Mesmo  quando  tudo  parece  desabar, cabe a mim  decidir  ente  rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir”. 
     
    A vida real traz poesia mas também riscos e dor.  Vão desde as mais ínfimas dificuldades que deparamos na vida passando pelos conflitos interpessoais às “perdas maiores”, aos, enfim a vida vai trazendo surpresas e impasses e porque não dizer dúvidas e inseguranças.
     
    Em alguns desses momentos o que a vida quer de nós é coragem!. Coragem para vivere enfrentarmos os diversos desafios a que somos postos no nosso dia a dia.
     
    É preciso entusiasmar-se, “abrigar um deus em si", como diriam os gregos, fazendo de cada um destes momentos, apenas mais um obstáculo a ser transposto.
     
    A palavra entusiasmo vem do grego e significa "ter um deus dentro de si". Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses. A pessoa entusiasmada era aquela "preenchida" por um dos deuses e por isso poderia transformar a natureza e fazer as coisas acontecerem.  Assim, se você fosse entusiasmado por Deméter (deusa da Agricultura, chamada Ceres na mitologia romana) você seria capaz de fazer acontecer a melhor colheita, e assim por diante.  Segundo os gregos, só as pessoas entusiasmadas eram capazes de vencer os desafios do cotidiano, criar uma realidade ou modificá-la. 
     
    O entusiasmo difere do otimismo, que significa esperar que uma coisa dê certo.
     
    Agindo, independente da situação, somos protagonistas e como os gregos, capazes de colheitas!Num sentido mais profundo, fazer de todas as experiências motivo para renovação da força interna.
     
    Abrigai, pois, um deus dentro de si e enfrentai com coragem e entusiasmo a tudo que a vida lhe traz!
     
     
     
     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.