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Especial 2021
Especial 2021

Motivação

Comunicação - a arte de tocar corações

  • Vivemos um paradoxo, tantos meios de comunicação acessíveis e tanta gente carente de uma boa comunicação. As pessoas, em sua maioria, vivem num vazio profundo e numa superficialidade contagiante.

     

     


    Dificilmente encontramos alguém com um bom papo. Em nossos relacionamentos encontramos pessoas falando muito, mas se comunicando pouco. A verdadeira comunicação informa, esclarece, empolga e encanta. A comunicação une ou separa as pessoas. Proporciona crescimento profissional, ou deixa estagnada muita gente boa de trabalho. Alivia a carência afetiva, ou a aprofunda. Saber expressar bem suas ideias é uma arte que garante ao comunicador o status de eficiência, inteligência, de um “cara legal”. Nas empresas, mais de 80% dos problemas vêm da falha de comunicação, na família também. Como coaching de casais e de executivos nas empresas, tenho percebido que o que torna um ambiente profissional pesado e desmotivado é a maneira como os superiores tratam seus subordinados e pares. Com os casais a mesma coisa, é impressionante como tem casal sofrendo por não saber comunicar com seu cônjuge e filhos. Ainda existe muita gente mal educada, despreparada para se relacionar afetivamente. Conheço muitos casais que se amam, mas não conseguem compartilhar seu amor, por causa de suas ideias mal colocadas. Se existe alguma insatisfação, ou uma expectativa não correspondida, a vítima queixa para o ofensor, o ofensor por sua vez responde com estupidez, saindo os dois feridos, um para cada lado. A comunicação mais poderosa é aquela que toca o coração, para o mal ou para o bem. Quando recebemos uma crítica, independente de onde ela venha, ela impacta nossa emoção, nos deixando mal. Quando recebemos um elogio, ou ouvimos uma mensagem positiva, nos sentimos altamente motivados.
     

    Segredos da comunicação poderosa, de acordo com a Programação Neurolinguística:
     
     
    Nunca se coloque acima, ou abaixo de seu interlocutor. 
    Coloque-se no mesmo nível, considerando a pessoa tão importante quanto você.
     
    Pratique a empatia, coloque-se no lugar do outro.
    Imagine como gostaria de ser tratado e qual a forma de comunicação mais justa.
     
    Ouça primeiro, saiba o nível de informação que o outro possui sobre o assunto em questão.
     Numa advertência, ou numa comunicação qualquer, primeiro escute, assim saberá por onde conduzir a comunicação de forma elegante e sincera.
     
    Certifique se você está em paz e estimulado pelo amor.
    Se o que vai ser transmitido é para o bem do outro em primeiro lugar.  “A boca fala do que o coração está cheio”. Se a sua comunicação não for para tornar as pessoas mais felizes, evoluídas e sábias, cale-se.  
     
    Aprenda a falar bem de você.  Ame-se, reconheça suas qualidades e seus pontos fracos. 
    Trabalhe para melhorar seus pontos fracos e saiba desfrutar de suas habilidades. Invista em sua autoestima e sua felicidade. Não conheço nenhum bom comunicador de autoestima baixa.
     
     
    por José Osvaldo Oliveira

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