Arquitetura e Construção

Você está em: Home, Arquitetura e Construção, Fachadas bonitas e duráveis

Novembro de 2016

Fachadas bonitas e duráveis

Diversos materiais são empregados para revestir as fachadas de residências; a definição de um bom projeto e a escolha certa dos produtos vão garantir um resultado admirável. 

.

 

.
 As arquitetas Clara e Luciana Pereira Cunha Lima: “A fachada é o primeiro impacto de um projeto. Um jogo de volumes com proporções harmônicas é tão importante quanto uma planta baixa bem resolvida.”

Num bom projeto arquitetônico, a fachada de uma casa é tão importante quanto o seu interior. Essa parede externa e frontal é considerada um verdadeiro cartão de visitas da residência, mesmo aquelas com muros altos – dos quais muitos não escapam, se quiserem proteção contra os ladrões. “A fachada é o primeiro impacto de um projeto. Um jogo de volumes com proporções harmônicas é tão importante quanto uma planta baixa bem resolvida”, dizem as irmãs arquitetas Clara e Luciana Pereira Cunha Lima, sócias no escritório de arquitetura e interiores no centro de Passos.

Segundo Clara e Luciana, nos dias atuais, a segurança e a privacidade são prioridades em uma fachada, embora “engessem” a elaboração de um desenho mais ousado e criativo. “Na maioria dos casos, a fachada se resume em um muro alto, portão eletrônico e cerca elétrica com design pesado. Cabe a nós arquitetos, dentro dessa demanda pela segurança, buscar diferencial nos revestimentos externos, cores, texturas e um bom projeto luminotécnico. Em condomínios fechados, conseguimos trabalhar melhor a plasticidade do volume externo, ousando em maiores aberturas, vidros e elementos vazados”, explicam.
 
.
Maquete digital em três ângulos. Observe os revestimentos utilizados na fachada..

 

 
.
 
.
Quatro exemplos de materiais e modelos de revestimentos utilizados em fachadas de casas: cobogó em cerâmica esmaltada (foto 1), etrusco fendi (foto 2), imitação de aço corten em cimentício (foto 3), e, na foto 4, segmentos em cimentício disponíveis em quatro estampas.

Ao planejar uma moderna, bela e criativa fachada, o arquiteto pensa também no material de revestimento mais apropriado, para cada situação, levando em conta o gosto do cliente. Nesse quesito, as opções são variadas e a escolha irá depender da aparência que o proprietário deseja para o cartão de visitas de sua casa: rústica, sofisticada, moderna, arrojada ou ar industrial, por exemplo.  

“O ideal para revestir fachadas são materiais duráveis às intempéries, que sobrevivam ao excesso de sol, calor e chuvas. Gostamos muito das pedras naturais e dos materiais cimentícios. Há também no mercado novidades em porcelanato com aspecto de madeira e aço corten”, justificam as arquitetas.
Antes de escolher o material mais adequado para o seu projeto, é recomendável consultar o arquiteto, que irá indicar o que melhor atende suas expectativas (veja os materiais mais utilizados). 
 
 
 
 
Alguns tipos de revestimentos para fachadas
 
 
Pedras.

PEDRAS

Confere rusticidade e aconchego; é mais econômica na manutenção e pode ser utilizada de diversas formas.

 
Tijolos

TIJOLOS

Uma opção que proporciona bastante conforto térmico, por reter o calor absorvido.  Possibilita diversos tipos de paginações, manutenção econômica e durabilidade. 
 
Pintura.

PINTURA

Embora seja mais simples de ser aplicada, a pintura em fachadas exige tintas com maior durabilidade e resistência ao sol, além de manutenção mais frequente.
 
.

AÇO CORTEN

Pode ser usado como estrutura aparente, é resistente à corrosão e à ação do tempo; é durável e econômico na manutenção.
 
Elementos vazados.

ELEMENTOS VAZADOS

Os cobogós antigos eram feitos em cimento, mas hoje se encontram peças em argila, cerâmica e vidro. Esses elementos possibilitam maior ventilação e luminosidade no interior da residência e trazem um ar retrô e vintage para a arquitetura.
 
Madeira.

MADEIRA

Com os devidos cuidados, pode ser usada em fachadas, desde que devidamente impermeabilizada ou envernizada. A manutenção não é tão econômica e a durabilidade é mais limitada. 
 
Porcelanato

PORCELANATO

O imóvel ganha uma aparência elegante, limpa e moderna; é resistente e impermeável.
 
Concreto

CONCRETO

Proporciona um ar industrial e versátil à fachada, exige poucos cuidados e é durável.

 
 
Enio Modesto
 
 
 
Escritório: SOBRADO
Endereço: Rua Santo Antônio, 100.
Telefone: (35) 3521-7082

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus