Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Saúde

Estética além da beleza

  • Procedimentos estéticos não são exclusivos para melhorar a aparência das pessoas; algumas técnicas contribuem em vários tratamentos de saúde, como na recuperação de doenças ligadas a má circulação sanguínea, por exemplo.

    .

     

     
    .
    A educadora física Thalita Aísia.
     

    Palavra de origem grega ligada à beleza, a estética pode ser encarada também como um elemento aliado no tratamento de várias doenças e restabelecimento pós-cirúrgico. Alguns métodos – como o pilates, a acupuntura e a drenagem linfática – contribuem para que o paciente se recupere mais rapidamente. Segundo a educadora física Thalita Aísia, a relação saúde-doença tem a ver com estética no que diz respeito ao bem-estar, porque, além de melhorar a aparência, é um importante auxiliar no tratamento.

    Embora sejam métodos da área médica, o pilates e a acupuntura foram introduzidos em clínicas de estética e vêm dando um novo conceito para uma atividade que antes era mais voltada para a aparência. Thalita Aísia já trabalha com as duas técnicas para alunos com traumas ligados ao esporte, gestantes e terceira idade que sofrem de patologias na coluna e joelho. Ela ressalta, no entanto, que casos patológicos têm que ser avaliados pelo médico antes de serem tratados por profissional de educação física.
     
     
    Doenças no joelho, coluna, a escoliose, hipercifose e hérnia de disco são casos que podem ser tratados pelo método pilates e acupuntura. Do mesmo modo, podem ser aliviados o inchaço das pernas, a prisão de ventre, as dores nas pernas e na coluna causados pela gravidez. O idoso pode melhorar sua qualidade de vida ao recuperar a flexibilidade, a rapidez dos movimentos e a força muscular com o pilates.
     
    Em sua clínica de estética, cerca de 50% dos alunos fazem pilates junto com acupuntura e alcançam resultados significativos, segundo a educadora física. “O aluno vai conseguir se restabelecer melhor e em menos tempo”, afirma, observando que o alívio das dores é a primeira melhora, seguida do aspecto emocional e, por fim, o retorno às atividades rotineiras.
    .
    “A ideia é trabalhar o corpo como um todo, para correção da postura e realinhamento da musculatura. O resultado esperado é a estabilidade corporal, que proporcionaria uma vida mais saudável e duradoura.”
     

     

     

    INÍCIO
     
    Joseph Pilates
    O alemão Joseph Pilates.

    Thalita Aísia explica que o pilates foi utilizado primeiramente por fisioterapeutas, mas que os educadores físicos, como ela, passaram a empregá-lo para melhorar a condição física de atletas. “O pilates tem a ver com a estética, principalmente por fortalecer a região do core (músculos profundos do abdome, lombar e região pélvica), que pode ser distendida por gestações (diástase) e fortalecida com a prática do método, além de melhorar até casos de depressão, pois regula o funcionamento do cérebro e oferece mais autoestima, devido à reeducação respiratória promovida pelo pilates. 

    Esse método desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates nas primeiras décadas do século passado envolve o condicionamento físico e mental, de acordo com os princípios: respiração, concentração, alinhamento, controle do centro, eficiência e fluência de movimento. A ideia é trabalhar o corpo como um todo, para correção da postura e realinhamento da musculatura. O resultado esperado é a estabilidade corporal, que proporcionaria uma vida mais saudável e duradoura.
    .
    .“O pilates tem a ver com a estética, principalmente por fortalecer a região do core (músculos profundos do abdome, lombar e região pélvica), que pode ser distendida por gestações (diástase) e fortalecida com a prática do método, além de melhorar até casos de depressão.”

     

     

    IDADE
    .
    “pessoas de todas as idades podem praticar o pilates, até mesmo as crianças que têm a postura prejudicada pelo uso excessivo de celulares e transporte de mochilas escolares.”

     

     
    Segundo a educadora Thalita Aísia, pessoas de todas as idades podem praticar o pilates, até mesmo as crianças que têm a postura prejudicada pelo uso excessivo de celulares e transporte de mochilas escolares. “O pilates infantil desenvolve a coordenação motora, o equilíbrio, a flexibilidade, melhora o sono e diminui a ansiedade nas crianças”, explica, dizendo que em outras cidades do estado de São Paulo é comum as mães levarem seus filhos para fazer pilates, o que ainda não ocorre em Passos.
     
    .

    Outro procedimento de clínicas de estética que pode auxiliar na saúde do indivíduo é a drenagem linfática, que é uma técnica de massagem suave para a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, que colabora também na melhora da celulite e retenção hídrica.

    “O uso de terapias combinadas no pós-operatório como, por exem-plo, o ultrassom com drenagem linfática também podem ser reali-zadas para diminuição de edemas, equimoses e fi broses causados por lipoaspiração ou abdominoplastia”, disse a educadora física, obser-vando que outras técnicas dentro da terapia holística – a terapia com fl orais, por exemplo – ajudam a re-equilibrar o organismo, reduzindo o estresse, ansiedade, insônia e até depressão.

     

     
     
     
    Enio Modesto

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.