Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

Atividade física no envelhecimento

  • Marcelo Campos Machado
  • .

    Chegamos ao término de mais um ano, todos nós envelhecemos, uns mais outros menos.

    Conforme o IBGE (2010), mais de 200 mil mulheres têm 90 a 94 anos; 2,9 milhões de brasileiros têm mais de 80 anos (população equivalente ao Uruguai). Esta longevidade está associada principalmente à melhoria da qualidade de vida, ao aumento da prática de exercícios físicos e à dieta alimentar, e claro, ao avanço da nossa medicina neste nicho.
     
    Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em seu último relatório técnico, nos próximos 43 anos o número de pessoas acima de 60 anos será 3 vezes maior que a atual no mundo. No critério da Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado idoso, nos países em desenvolvimento, pessoas acima de 60 anos e nos países desenvolvidos, acima de 65 anos.
     
    Exercícios físicos relacionados a idosos são muitos: hidroginástica, dança, ginástica aeróbica, musculação, natação, entre outros, e muitos  foram mostrados aqui nas edições passadas. O processo do envelhecimento está diretamente ligado a perda da massa muscular e consequentemente perda de força e potência do músculo.
     
    O envelhecimento é um processo particular, varia de indivíduo para indivíduo, assim, as mesmas atividades físicas que uma pessoa pratica pode não dar resultado para outra na mesma idade. A principal função dos exercícios físicos praticados por idosos é permitir que estas pessoas possam fazer suas atividades diárias com independência e funcionalidade. Outros fins também são importantes tais como: prevenção ou retardamento de alguma doença crônica, manter ou aprimorar os níveis de aptidão cardiovascular, prevenir as limitações e incapacitações funcionais, dentre outros.
     
    De posse destas informações, as atividades físicas para esta população deverá contemplar exercícios resistidos (musculação), aeróbicos, equilíbrio, flexibilidade e muito mais.
    Pratique exercícios, seu corpo agradece e que venha o envelhecimento de forma saudável e feliz.
     
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.