Foco Online

Você está em: Home, Foco Online, Projeto estimula alunos do Tempo Integral a se tornarem escritores

Janeiro de 2017

Projeto estimula alunos do Tempo Integral a se tornarem escritores

.
AP / Divulgação.

 

.

Um dos projetos que aconteceu no Tempo Integral da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha é o Aluno Autor e Escritor. Nele, os alunos tiveram a oportunidade de exercitar a criatividade criando textos de vários gêneros como: Romance, contos, ficção, etc. Os textos produzidos pelos alunos foram publicados em um livro em novembro do ano passado com o apoio do diretor Carlos Otávio. De acordo com a responsável pelo projeto Renata Marques Correa, professora de língua portuguesa, o objetivo do projeto ALUNO AUTOR E ESCRITOR é estimular a imaginação dos alunos. “Não delimitamos tema, não damos nota, usamos a aula para que os alunos soltem a imaginação, desenhando e escrevendo o que quiserem”, conta. O passo seguinte é fornecer a esses alunos referenciais que enriqueçam seu repertório.

“Trabalhamos com muita escrita e muita ilustração, somos como tutores, disponíveis para sentar ao lado deles e atendê-los de maneira bem individualizada. Não usamos lousa, nem aulas teóricas, pois a teoria vem com a prática”, relata. O objetivo do projeto é que, no final do ano, os alunos tenham produzido um livro com ilustrações.

.
 
.
 
.

Os segredos e mistérios contidos em um livro são desvendados a cada página e, nesse contexto, dentro da proposta pedagógica do tempo integral, a professora incentiva seus alunos a serem escritores, lançarem suas publicações e promoverem a leitura.

Todos os alunos do Tempo Integral estão envolvidos na produção do livro. “Além de estimular a prática da leitura e da escrita, a produção deste livro fortaleceu a presença dos pais e das famílias na escola. É importante a participação familiar na vivência escolar dos filhos. Mostra o comprometimento dos pais e é nosso papel incentivar essa participação”, concluiu a professora de língua portuguesa Renata Marques Correa.

Para concluirmos esse projeto fomos atrás de patrocinadores que acreditaram no potencial dos alunos, pois apenas alguns alunos contribuíram para a encadernação dos livros.

Fizemos um coquetel de lançamento na escola em dezembro passado, aberto ao público.

.
.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus