Foco Online

Você está em: Home, Foco Online, Grupo Coliseum inaugura Espaço Multicultural

Março de 2017

Grupo Coliseum inaugura Espaço Multicultural

.

 

 

O grupo de teatro Coliseum inaugura em março uma nova casa de espetáculos em Passos. O espaço se chama Argumentto Hall, e além de ser a tão sonhada sede do grupo, o espaço irá abrigar uma série de projetos culturais voltados para a comunidade, além de ser mais um local para a realização de eventos na cidade.

Um antigo barracão abandonado na Avenida Otto Krakauer, próximo a Santa Casa, se transformou na nova casa de espetáculos de Passos. Uma iniciativa do grupo Coliseum de Teatro, em parceria com as empresas Argumentto, M2 Produções e Eventos e Laka Arquitetura possibilitou a revitalização do espaço, que foi inaugurado no dia 10 de março, com a apresentação da peça “A Origem do Lorenzeti”.

Segundo Edu Silva, um dos integrantes do grupo Coliseum, foi feito um investimento de cerca de R$100mil para transformar o antigo barracão num espaço multicultural, com capacidade para 200 pessoas.
 

Durante a reforma.
Durante a reforma.

“Eu estava trabalhando em São Paulo, quando meu irmão e meus pais me chamaram pra voltar, pois haviam conseguido convencer a proprietária do imóvel a nos alugar. Nós fizemos o projeto e a primeira empresa pra quem nós apresentamos foi a M2 Produções. Depois, levamos até a Argumentto, que se interessou em ser o apoiador máster, e nessa parceria surgiu a ideia do nome, “Argumentto Hall”, que na minha opinião, ficou muito bonito”, enaltece Edu.


Parcerias e apoios da comunidade

O segundo passo foi a elaboração do projeto arquitetônico. Por indicação da família Mazzilli, proprietária das lojas Argumentto, os integrantes do Coliseum procuraram a Laka Arquitetura, das empresárias Laura Salermo e Camila Abreu, que não cobraram os custos do projeto, e também se tornaram parceiras do empreendimento. “Nós conseguimos levantar todos esses recursos com a ajuda de diversos parceiros que contribuíram de diversas formas, cada um de uma maneira. Isso mostra o quanto nós, do grupo Coliseum, somos queridos pelo povo de Passos, o que nos deixa muito lisonjeados e agradecidos”, ressalta Edu.


O  grupo Coliseum também faz questão de agradecer o apoio que vem recebendo da Prefeitura de Passos, através do prefeito Renatinho Ourives, e do diretor do Departamento de Cultura Carlos Jorge Ribeiro (Caju), que cederam o Palácio da Cultura para os ensaios da peça.

Sobre a parceria com a Argumentto, o empresário Rodrigo Mazzilli, que também é músico e fez parte da Banda Mary’s Band, afirma que a responsabilidade social sempre foi um dos valores da empresa, e isso influenciou na decisão de abraçar o projeto.

“Quando o porquê é muito forte, o como e de que jeito não interessam. Nós temos que dar esse retorno para Passos, uma cidade que nos acolheu muito bem. A Argumentto emprega 20 famílias, e por isso precisamos agir positivamente. Isso faz parte da missão, da visão e dos valores da empresa, que acabou de completar 30 anos. Nós acreditamos que essa evolução tem que ser contínua. Não adianta só reclamar, falar em crise e ficar batendo panela, nós temos que agir. O Coliseum tem 18 anos de história, é um grupo familiar, assim como a Argumentto, e leva alegria para as pessoas. Nós sempre apoiamos o Coliseum e sempre apoiamos o teatro e a cultura na nossa cidade, desde o início da empresa. Associar o espaço à uma grande marca é algo muito comum nos grandes centros e nós gostamos muito da ideia. Vai ser um marco na história da Cultura de Passos, que vai se dividir em antes e depois do Argumentto Hall”, destaca Rodrigo Mazzilli.
 

.

 

.

 

 

Como vai funcionar

A intenção do grupo Coliseum é abrir o espaço todos os dias e oferecer aulas de teatro, dança, circo, música e oficinas de improvisação, entre outras atividades, para pessoas de todas as idades. O ambiente também terá uma área verde para as pessoas que quiserem ir ao local apenas para relaxarem.

 “Nós vamos destinar 30% das vagas para crianças carentes, já que o projeto tem um caráter social. Aos domingos a gente pretende colocar em cartaz uma peça infantil, como forma de estimular a ida das crianças e das famílias ao teatro. Não vamos vender bebida alcoólica, já que um dos objetivos do projeto é ajudar a mudar a mentalidade das pessoas, mostrando que é possível se divertir sem o consumo de álcool. Estamos abertos a todos os tipos de projetos e parcerias. O Argumentto Hall será mais um espaço cultural na cidade, além do Teatro Rotary, da Casa da Cultura e do Palácio da Cultura”, enfatiza Edu Silva.

Além dos cursos e oficinas, o local também servirá para a realização de formaturas e palestras. O grupo Coliseum pretende promover alguns festivais, como um de poesia e um de stand up, com o objetivo de descobrir novos atores e comediantes em Passos e na região. “Está tendo um boom na área cultural em Passos, isso começou de uns três, quatro anos pra cá, e é muito bom! O pessoal da cultura vem se mobilizando, independente da ajuda do poder público. Passos está se abrindo para a cultura. As pessoas estão falando mais sobre arte, sobre teatro. Essa movimentação está acontecendo. O pessoal de Passos é privilegiado por ter duas casas de espetáculos, como o Teatro Rotary e o Argumentto Hall”, salienta Edu.

O grupo Coliseum é composto pelos integrantes da família Silva (Pedrinho Silva, Edu Silva, PC Silva, Roberto e Mirinha), e tem 29 peças em seu currículo. Em 2017, ano em que conquista a sua “casa própria”, o grupo completa 19 anos. A peça que marca a inauguração do Argumentto Hall, “A Origem do Lorenzeti”, no dia 10 deste mês, ficará em cartaz até o dia 27/03. As apresentações acontecem de sexta a segunda, sempre às 21h.

     Renato Rodrigues Delfraro

Grupo Coliseum + Grupo Argumentto + LAKA Arquitetura.
Grupo Coliseum + Grupo Argumentto + LAKA Arquitetura.

 

Grupo Coliseum com os parceiros Rodrigo Mazzilli da Argumentto e Laura Salermo da LAKA Arquitetura.
Grupo Coliseum com os parceiros Rodrigo Mazzilli da Argumentto e Laura Salermo da LAKA Arquitetura.

 

Grupo Coliseum com os parceiros Marcílio  e  Mateus da M2 Produções e Eventos.
Grupo Coliseum com os parceiros Marcílio e Mateus da M2 Produções e Eventos.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus