Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

Roger Federer - O maior tenista de todos os tempos

  • Marcelo Campos Machado
  • Roger Federer, suíço de 35 anos, venceu o Aberto da Austrália, chegando à incrível marca de 18 títulos do Grand Slam (que reúne os maiores torneios e mais difíceis da ATP, Associação de Tenistas Profissionais).

    Quem joga ou aprecia tênis, viu no mês de janeiro último, Roger Federer “dar aula de tênis”. Mostrou de forma plástica, a facilidade de “trocar bola com o adversário, bater backhand com uma mão, golpear e finalmente vencer sem cansar”.


    Roger Federer é considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis, o maior jogador de tênis de todos os tempos. Seus números impressionam: 18 torneios do Grand Slam, 24 torneios Master 1000, 89 torneios ATP, 6 títulos de ATP WORLD TOUR FINALS (torneio que reúne no final do ano os 8 tenistas melhor ranqueados da ATP), campeão olímpico, campeão da Copa Davis e ficou 302 semanas no topo da classificação mundial – o número 1.
    Federer, fora da quadra, fala fluentemente suíço-alemão, alemão, inglês e francês, realizando conferências de imprensa nas quatro línguas. Sua simpatia conquista até seus adversários. Além disso, possui uma organização, a Fundação Roger Federer, que auxilia na educação de crianças carentes na África do Sul, terra natal de sua mãe.

    Mas, acima de tudo, Roger trouxe às quadras uma aliança raríssima de técnica, finesse, exuberância física, talento natural, disciplina, plasticidade e determinação. Todas essas são qualidades que, por vezes, sozinhas são o bastante para construir um campeão. No entanto, juntas, constroem um ídolo, uma unanimidade.  

    por Marcelo Campos Machado
     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.