Especial Festas

Você está em: Home, Especial Festas, PETIT COMITÉ

Março de 2017

PETIT COMITÉ

Às vezes dá vontade de convidar alguns amigos e familiares para um pequeno evento!!! É gostoso para conversar e ficar à vontade!

.

Um evento mesmo que pequeno pode e deve ser preparado e idealizado com muito carinho. Não é porque os convidados são pessoas íntimas ou mesmo em pequeno número que não se deve cuidar dos detalhes. Pense que se a pessoa está sendo convidada, deve sempre ser bem recebida!!!

E a FOCO traz para você uma sugestão completa de um PETIT COMITÉ. Nosso convidado especial, Chef Roberto Augusto, selecionou saborosas receitas, sendo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa para você receber amigos em grande estilo.  

Roberto Augusto, natural de Alfenas e residente em SP, é Chef de cozinha e professor de gastronomia há 15 anos. Participa de programas de TV no quadro de culinária em várias emissoras, é fixo no programa Santa Receita da TV Aparecida com Claudete Troiano, ministra aulas e workshops em todo o Brasil. Professor da EDUK atualmente, participa sempre de grandes feiras e convenções relacionadas à gastronomia. 

.

 

 
 
 
 
DICAS PARA FAZER SEU PETIT COMITÉ
 
.

 

 
Quem gosta de se aventurar no mundo das festas grandiosas e eventos de certa exclusividade, com certeza já ouviu o termo Petit Comité. O termo vem do francês PETIT (pequeno) e COMITÉ  (comitê), ou seja, pode ser traduzido como pequeno grupo.
Resumindo, o Petit Comité é o nome dado a um evento exclusivo voltado para um grupo seleto de pessoas. Esse termo pode ser usado para praticamente todas as reuniões que envolvam uma quantidade restrita de pessoas. Porém, é mais utilizado quando se refere a um serviço de refeições personalizado.
 
Hoje, o serviço já é bem conhecido e já existem agências especializadas no serviço de desenvolvimento de um Petit Comité.
 
Então aí vai uma listinha pra ajudar na organização!!
 
1.   Lista de convidados
2.   Definição e reserva do local
3.   Definição da decoração
4.   Definição do cardápio
5.   Lista de Compras
6.   Lembrancinha ou saideira
 
A primeira coisa a cuidar é da lista de convidados. É com base nela que se define o número de pessoas e, portanto, o local adequado.
 
Depois de ter um local definido,  podemos pensar na decoração. Lembre-se de reservá-lo antes de contar como certo. Que tipo de evento será? Um aniversário, um “open house”, um batizado, Primeira Comunhão, Chá de bebê, uma boa noite da pizza... enfim, dependendo do tipo podemos escolher a cor e tema da decoração.     
 
A seguir, diversas sugestões para você montar o seu cardápio.
 
 
 
.

 

CARDÁPIO DE UM PETIT COMITÉ

 
 
Seguem algumas sugestões para você preparar com carinho, receber amigos especiais e arrasar!
 
 
Bebidas: 
Você pode optar por vinhos tintos, cervejas artesanais, whisky com água de coco e folhas de hortelã, chá mate gelado com whisky Bourbon (whisky de milho), fatias finas de limão Siciliano e Taiti e bastante gelo, servir na taça de vinho.
 
Entrada:
Frutas secas tipo damasco, tâmara, castanha do pará, queijos nobres (Brie, Camembert, Gouda, Parmesão regados com mel e polvilhados com amêndoas em lâminas, também podem ser  regados com geleias nobres tipo: Pimenta, Frutas Vermelhas, Menta.
 
Pratos quentes:
Escondidinho de Mandioca com Carne Seca, Risoto de Peras e Gorgonzola, Penne ao Camarão e Manga.
 
Cardápio opcional para dias frios: 
Acrescentar caldos, sopas e cremes servidos com torradas de manteiga com ervas.
 
Sobremesa: 
Compota de Banana com Sorvete de Creme na taça de vinho e polvilhado com canela em pó.
Camafeu de Nozes
Strogonoff de Chocolate com Morangos
 
Finalização: 
Licores finos, café forte com chantilly e café tradicional.
 
 
Critérios importantes a serem lembrados na preparação do Petit Comité:
 
Atenção dobrada aos convidados – O primeiro e mais importante item a ser considerado. Em um grande jantar, o anfitrião recebe vários convidados e precisa pensar na maioria como um todo, muitas vezes, esquecendo-se das minorias. No caso do Petit Comité, tudo é diferente. Por se tratar de um grupo mais restrito de pessoas, a atenção para agradar a todos deve ser redobrada.
 
Pesquisa de gostos – Como era de se esperar, esse item está ligado ao primeiro. Antes de começar as preparações, é preciso pesquisar. Sim, estudar os gostos de cada convidado e, se não for possível chegar a alguns gostos em comum, dar uma grande variedade aos convidados.
 
 
PATÊ DE QUEIJOS E AMÊNDOAS
entrada
 
.

 

300 g de ricota fresca amassada com o garfo
200 g de queijo brie amassado com o garfo
50 g de parmesão grana padano ralado fino, sal, pimenta do reino, noz moscada ralada na hora a gosto
2 colheres de sopa de catupiry
200 g de amêndoas inteiras e com a pele para decorar

Misturar todos os ingredientes. Depois de bem misturados, modelar na mão dando formato de uma pinha de pinheiro, colocar em um prato bonito para servir e colocar as amêndoas na diagonal formando uma “pinha”. Decorar com galhos de alecrim. Servir com torradas e geleias de pimenta e de damasco.
 
 
ESCONDIDINHO DE CARNE SECA
prato principal
 
Escondidinho de carne seca.

 

 
Massa:
1 kg de mandioca bem cozida e espremida ainda quente
1 lata de creme de leite com soro
sal a gosto
1 colher de sopa de manteiga derretida
300 ml de leite quente 
 
Misturar todos os ingredientes em um boll e reservar.
 
Recheio:
1/4 de xícara de chá de azeite
1 cebola bem picada
3 dentes de alho
1 kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
2 tomates sem sementes picados
cheiro verde a gosto
pimenta do reino
1/2 xícara de chá de azeitonas picadas
1/2 xícara de chá de pimentão vermelho picado
300 g de catupiry para a montagem.
 
Refogar a cebola e o alho no azeite, juntar o tomate e a carne seca, refogar, juntar o restante dos ingredientes e refogar por 3 minutos.
 
Em um pirex que possa ir ao forno, unte com azeite e coloque a metade da massa, coloque todo recheio, espalhe o catupiry, coloque o restante da massa, polvilhe parmesão ou mussarela ralada e leve ao forno para gratinar até dourar.
 
Obs:
Coloque a carne de molho em água de um dia para outro trocando a cada 3 horas, depois coloque em panela de pressão com bastante água e deixe cozinhar por 1 hora, escorra a água e desfie.
Tempo de preparo: 1 hora.
Rendimento:  1 travessa para 6 pessoas. 
 
 
STROGONOFF DE CHOCOLATE E MORANGOS 
sobremesa
 
STROGONOFF DE CHOCOLATE E MORANGOS

 

2 latas de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
5 colheres de sopa de chocolate em pó 50%
1 lata de creme de leite com soro
200 g de cream cheese tradicional
1 caixa de morangos cortados ao meio
1/2 xícara de chá de cerejas ao meio
1 xícara de chá de nozes quebradas
1 xícara de chá de chocolate meio amargo picadinho
 
Levar ao fogo o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó. Fazer um brigadeiro convencional, apagar o fogo e juntar o creme de leite e o cream cheese, mexer bem e deixar esfriar totalmente. Depois de frio, adicionar os morangos, as cerejas, as nozes e o chocolate picado, misturar tudo e levar à geladeira, por 2 horas. Servir em taças e com chantilly.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus