Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Saúde

Inverno e natação: Uma combinação quente!

  • .

     


    O inverno é um período do ano em que muitos gostariam de “hibernar”. 
    A disposição para a prática de atividades físicas diminui e o consumo de alimentos mais calóricos naturalmente aumenta. 
     
    No inverno nosso organismo requer mais do metabolismo e maior gasto de energia para produzir o calor necessário para manter o corpo aquecido, o que contribui para potencializar e aumentar os efeitos da prática de atividades físicas, auxiliando no processo de melhoria do condicionamento físico e perda de peso.
     
    Com a queda da temperatura, podem ocorrer alterações orgânicas (gripes, resfriados) e psicológicas (mudança de humor, desânimo) capazes de fragilizar o organismo e afastar as pessoas de sua rotina de atividades físicas. Entretanto, tal interrupção não se mostra benéfica, já que a prática regular de atividades físicas é uma grande aliada na manutenção e melhora da resistência orgânica do indivíduo.
     
    Nesta época do ano muitos, especialmente os praticantes das atividades aquáticas, por acreditarem que desta forma ficam mais susceptíveis às doenças respiratórias, tendem a interromper suas atividades, o que é um erro, pois, na verdade estas se propagam porque as pessoas ficam mais tempo dentro de ambientes fechados aumentando assim o risco de transmissão.
     
    .

     


    Na atividade aquática, porém, as piscinas eliminam o vapor de água, aquecendo e deixando o ambiente úmido, o que evita o ressecamento e lesão das mucosas do trato respiratório facilitando a troca gasosa e prevenindo assim as infecções virais.
     
    Por trabalhar intensamente e fortalecer toda a musculatura responsável pelo processo da respiração e o organismo em geral, os exercícios aquáticos, fazendo uso das propriedades físicas da água (empuxo, pressão hidrostática), minimizam as crises de asma, bronquite e dos diversos problemas respiratórios. Além disso, a termorregulação acontece de forma diferente dentro d’água o que facilita o aquecimento do corpo amenizando a sensação de frio, deixando-o mais rapidamente preparado para a prática da atividade e diminuindo o risco de lesões.
     
    Surgem como benefícios adquiridos com a prática de atividades aquáticas o condicionamento físico, cardiorrespiratório, redução do risco de doenças como diabetes, ajuda a regular os níveis de triglicérides, colesterol, redução dos episódios de dor, alívio de stress, melhora a qualidade do sono e consequentemente eleva a auto-estima.      
      
    Dentre as atividades aquáticas indicadas e que nos trazem benefícios nesta estação destacam-se a natação para bebês (adaptação ao meio líquido), natação, hidroginástica, deep-water, hidro-bike, hidro-jump, running water, cross-water.
     
    .

    A natação em todas as idades é um dos exercícios com maior indicação e que mais auxiliam as pessoas que sofrem com problemas alérgicos e respiratórios durante o inverno, pois, exige muito do condicionamento cardiorrespiratório e do trabalho da musculatura respiratória. Oferece ainda outros benefícios à saúde dos que a praticam: alivia as dores musculares causadas pela contratura muscular involuntária ocasionada pelo inverno, melhora a circulação sanguínea favorecendo o retorno venoso o que favorece muito a saúde de gestantes e seus bebês, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar o peso.


     
    .

    HIDROGINÁSTICA

    No inverno, a prática desta atividade propicia, além de todos os benefícios que proporciona aos seus praticantes, a manutenção do bem-estar, melhora a condição física e a funcionalidade orgânica diminuindo a incidência de dores e consequentemente reforça o sistema imunológico tornando-o mais resistente contra as mudanças de temperatura e as doenças por ela causadas. 
     
     
    Deep Water
     


    DEEP-WATER

    Por ser uma atividade em que se trabalha o tempo todo na parte funda da piscina, serve-se também do benefício da termorregulação. Com o apoio de um colete de sustentação, não produz impacto sobre as articulações e gera alto grau de gasto energético e calórico, sendo muito indicada para pessoas portadoras de problemas ortopédicos objetivando fortalecimento muscular e alívio da dor e para aqueles que querem eliminar peso, além de trazer benefícios cardiovasculares, psicomotores e psicológicos aos seus praticantes.
     
     
    .

    HIDRO-BIKE

    Consiste em pedalar uma bicicleta dentro d’água, com grande variedade de movimentos e músicas dinâmicas, a sequência de exercícios torna-se divertida, o trabalho periférico é mais intenso, culminando no cansaço central o que torna esta atividade de fácil adaptação e aceitação.
     
     
    Hidro-Jump

    HIDRO-JUMP

    Esta atividade compreende na execução de movimentos que aceleram o processo de queima da gordura abdominal e fortalecimento de membros inferiores. Os movimentos são executados em contraposição à pressão da água o que aumenta o peso do exercício, eliminando gorduras localizadas no corpo todo. Aumenta a coordenação motora, a capacidade de equilíbrio, melhora o sistema respiratório, a circulação sanguínea e consequentemente o sistema cardiovascular combatendo inchaços e dores no corpo e, por ser uma aula divertida e agitada, alivia o stress. 
     
     
    Cross-Water

    CROSS-WATER

    Trata-se de uma atividade de alto grau de complexidade de execução, exige um esforço físico intenso e alto grau de gasto calórico, é utilizado na preparação física de atletas e por pessoas que buscam uma atividade física mais dinâmica e intensa. Auxilia no processo de perda de peso e contribui para o fortalecimento e saúde geral do indivíduo que a pratica.
     
    Running-Water

    RUNNING-WATER

     
    Consiste em caminhadas e corridas variadas dentro d’água e tem como objetivo aumentar o condicionamento físico e cardiorrespiratório, aumentar a força e resistência muscular geral. Proporciona alto gasto calórico, auxilia na perda de peso e prepara atletas para competições.
     
     
    Todas estas atividades são de fácil execução e possibilitam mesmo para pessoas sedentárias iniciar um programa de treinamento dentro da atividade que melhor atender aos seus objetivos. Desta forma, percebe-se que mesmo no inverno as atividades aquáticas tornam-se um aliado ainda mais forte ao bem-estar e em benefício da manutenção de nossa saúde física e psicológica.
    .
    Nazeli Santos de Andrade Figueiredo da Costa
    Educadora Física - CREF009129-G/MG 
    Mestra em Promoção da Saúde

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.