Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Sucesso em Foco

Colégio Objetivo NHN

  • Uma saga de ideal

    Objetivo

     


    Era agosto de 1991 quando iniciamos as primeiras tratativas com vistas a nos tornarmos empresários, além de professores que éramos. Ainda me lembro de quando o diretor administrativo do OBJETIVO SP apontou-me no mapa o Sudoeste de Minas, dizendo-me: Seria interessante que vocês se estabelecessem aqui. Ainda nas palavras dele, parecia interessante que um mineiro, no caso, eu, que sou de Uberlândia, assumisse a região. E disse mais: Há negociações bastante avançadas em relação a prédios em S. Sebastião do Paraíso e Passos. 
     
     Meus companheiros – os professores Nicolau Gilberto Ferraro e Newton Villas Bôas – marcaram, juntamente comigo, uma visita a S. Sebastião do Paraíso e Passos com vistas a conhecermos o lugar.
     
    Reunimo-nos com o pessoal da Igreja Presbiteriana de Passos e visitamos o prédio objeto das primeiras negociações. Eram somente nove salas de aula, sem pátio ou ambiente para a prática de Educação Física e recreação. Mas havia um terreno vago ao lado com um casario semidemolido, uma grande mangueira e alguns pés de abacate... A topografia do terreno também não ajudava – era uma grande pirambeira – mas, quem sabe?
     
    Passamos a cruzar a estrada semanalmente. Cerca de 400 km. Sempre havia pelo menos um de nós na região, cuidando das primeiras iniciativas que viabilizariam a abertura das escolas em janeiro do próximo ano: 1992.
     
     O Prof. Newton logo se apegou aos aspectos tributários, contábeis, financeiros e documentais. Já o Prof. Nicolau ficou encarregado da contratação de professores, da elaboração de horários e rotinas pedagógicas. Eu? Bem, eu fiquei incumbido, provavelmente, da tarefa mais difícil: conseguir alunos que acreditassem no nosso projeto e tornassem factível nosso sonho de ter uma escola nossa, que praticasse nossos paradigmas educacionais. 
     
    No final de 1992, vieram os primeiros resultados. Praticamente todos os nossos alunos do 3º colegial foram aprovados nas faculdades mais cobiçadas do país. Siglas que passavam longe de S. Sebastião do Paraíso e Passos, repentinamente passaram a fazer parte do linguajar dos jovens e seus pais. ITA, USP, UNICAMP, UFMG, UFU, UFSCar, UNESP, dentre outras, viraram rotina. Como poderiam aqueles colégios tão acanhados do ponto de vista da estrutura física conseguir resultados tão contundentes? A resposta poderia caber numa única palavra: coração. Tudo era feito com total dedicação, buscando-se em cada quesito o máximo; a quase perfeição. 
     
    Objetivo
    Objetivo

     

     

    Nosso ideal de perpetuar um projeto inovador e eficiente, porém, continua intacto: Queremos ser a escola Número 1 em todos os sentidos. Isso, para nós, é quase uma obsessão. Desejamos, de fato, proporcionar a Educação de Qualidade, conceito tão remoto e quase utópico em muitos setores da sociedade.
     
    E temos sido iluminados e protegidos, já que nessa saga de ideal e luta, conseguimos fazer transbordar pelas comunidades de Passos e S. Sebastião do Paraíso o resultado desse nosso esforço. Temos assistido, a cada ano, à promoção dos nossos educandos, seja nas melhores universidades, para onde vão logo depois do 3º ano do Ensino Médio, ou no mercado de trabalho, onde se integram com competência, exercendo sua função com brilhantismo e cidadania.
     
    Prof. Ricardo Helou Doca
     
    Objetivo

    Rua Cel. João de Barros, 369 - Passos/MG
    Fone: (35) 3521-6341

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.