Arquitetura e Construção

Você está em: Home, Arquitetura e Construção, CASACOR - Criatividade à prova

Setembro de 2017

CASACOR - Criatividade à prova

.

 


Tema deste ano
“FOCO NO ESSENCIAL: O DESIGN MAIS PERTO DAS PESSOAS”
 
Sete arquitetos e dois designers de interiores de Passos foram selecionados para a maior mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACOR; o evento será realizado pela primeira vez em Franca (SP).
 
De 5 de outubro a 15 de novembro próximos, a cidade de Franca será a vitrine, pela primeira vez, da arquitetura, design de interiores e paisagismo do interior do estado de São Paulo, a CASACOR 2017. Franca é a única cidade paulista – além da capital – a sediar a mostra. A iniciativa é de um empresário passense e terá a participação de 9 profissionais de Passos, sendo 7 arquitetos e 2 designers de interiores. Num antigo casarão, os profissionais irão construir 35 ambientes e ficarão sob os holofotes da mídia de três grandes regiões e importantes cidades de São Paulo e Minas Gerais, uma oportunidade de ampliarem seu mercado de atuação.
 
A CASACOR foi criada há 31 anos em São Paulo e tornou-se uma referência nacional em termos de arquitetura, decoração e paisagismo, tendo revelado nomes como João Armentano, Léo Shehtman, Sig Bergamin, Brunete Fraccaroli, Débora Aguiar, entre outros. A mostra reúne os profissionais das três áreas e também fornecedores de materiais de acabamentos, mobiliário, objetos de arte, decoração e jardinagem. A mostra CASACOR SP tem sua sede oficial no Jockey Club de São Paulo desde o ano de 2006.
 
Casacor

POR INICIATIVA DE UM EMPRESÁRIO PASSENSE...


Maurício Calixto começou a fazer contato, anualmente, com a CASACOR pertencente ao Grupo Abril, desde 2011, com o objetivo de trazer o evento para a nossa região. 

Em 2015 fez uma parceria com Maurício Siqueira, empresário paulista, gestor de marketing e eventos para “somar” no empenho dessa realização. 
 
Maurício Calixto, então presidente do CONCEITO AD – núcleo de Franca, ao convidar Lívia Pedreira, atual Diretora Superintendente da CASACOR, para uma palestra, estreitou laços e contatos que, dentre outros relevantes itens, muito contribuíram para viabilizar a realização do evento em Franca.
 

 


A seleção dos participantes se dá por análise de seus portfólios pela equipe da CASACOR de São Paulo, capital. Os nove profissionais de Passos selecionados para a mostra são os arquitetos Bruno Lopes, Nádia Freire, Camila Abreu, Cristiana Soares, Mônia Macedo, Cristina Grilo e Maísa Grilo, e os designers de interiores Laura Salermo e Rodrigo Moura. Eles vão atuar em duplas e em trio (veja a seguir).
 
Também foram selecionados para o evento profissionais de outras duas cidades da região passense: Cássia e Carmo do Rio Claro. Os participantes têm o apoio de empresas e outros fornecedores dos materiais e objetos de decoração que serão utilizados na construção dos respectivos ambientes. 
 
Uma das participantes selecionadas para a mostra junto com colegas arquitetos e designers de Passos, Nádia Freire, tem 19 anos de profissão. Para ela, a CASACOR representa uma oportunidade de mostrar seu trabalho para um grande público e conquistar novos clientes. “Vai representar um marco porque é um evento que a gente achava que não teria chance de participar”, disse. “É a principal mostra do país, em que são aplicadas as tendências e o trabalho dos principais profissionais do setor”, avalia, Nádia, que se uniu à colega arquiteta Cristiana Soares para criar seu projeto. 
 
.
Coquetel de Lançamento CASACOR FRANCA  
Maurício Siqueira e Maurício Calixto recepcionando os convidados.

 

 
 
.
Coquetel de Lançamento CASACOR FRANCA.

“É importante ressaltar o apoio que estamos recebendo dos parceiros de Passos. Estamos trabalhando juntos para concretizarmos mais esse projeto que é muito especial para nós”, diz Mônia Macedo, parceira de Cristina Grilo e Maísa Grilo na criação de ambiente para a mostra.
 
.
Maurício Calixto e sua esposa Cristiane trabalham no segmento da construção civil, arquitetura, design e decoração em Passos e Franca. 
 

A CASACOR de Franca irá alcançar cidades em um raio de 250 quilômetros, como Ribeirão Preto, no nordeste paulista, Uberlândia (Triângulo Mineiro), além de Passos e São Sebastião do Paraíso, no sul de Minas Gerais. O evento foi levado para Franca pelos empresários Maurício Lemos Calixto e Maurício Siqueira.  Maurício Calixto e sua esposa Cristiane trabalham no segmento da construção civil, arquitetura, design e decoração em Passos e Franca. 

Dentre os muitos e relevantes motivos, Franca foi escolhida neste ano, por causa de seu potencial industrial, com um dos mais modernos distritos industriais do país, segundo a divulgação da CASACOR, em que a infraestrutura construída em quase dois milhões de metros quadrados dá condições para a instalação de variados tipos de indústria. 
 
Outra força econômica de Franca é a lapidação de diamantes, o que faz dela um dos maiores polos do mundo nesse segmento, inclusive com o único escritório especializado das Américas.
 
A mostra será realizada de 5 de outubro a 15 de novembro em uma casa de 700 metros quadrados de área distribuídos em dois pavimentos e construída num terreno de três mil metros quadrados num bairro nobre de Franca –  Parque dos Limas.
 
A cada edição, a equipe curadora da mostra define um tema para orientar os projetos. O deste ano é “FOCO NO ESSENCIAL: O DESIGN MAIS PERTO DAS PESSOAS”. Assim serão apresentados ao público novos produtos, novos materiais, as tendências de cores e os padrões para a arquitetura e decoração da atual temporada.
 
Os arquitetos, designers de interiores e paisagistas irão criar 35 ambientes nessa habitação, entre eles: cozinha gourmet, suíte máster, living, varandas, lavabo, sala de banho e áreas externas formadas por jardins, piscina e até um lago. 
 
Os projetos serão avaliados por profissionais e empresários de diversos setores de arquitetura, construção e paisagismo e por um grande público estimado em 15 mil visitantes.
 

Enio Modesto

 
 
Arquitetos e designers formam grupos para 
CASACOR FRANCA 2017 
 

Os arquitetos e designers de Passos se uniram em duplas e até em trio para participar da mostra CASACOR Franca 2017. São eles: Bruno Lopes e Rodrigo Moura; Camila Abreu e Laura Salermo; Cristiana Soares e Nádia Freire; Cristina Grilo, Maísa Grilo e Mônia Macedo.
 
 
Veja, a seguir, uma prévia do projeto do ambiente de cada grupo passense para a CASACOR Franca.
 
 
 
LAVABO
Nadia Freire e Cristiana Soares
Nádia Freire e Cristiana Soares.

 

 
Cristiana Soares e Nádia Freire – as duas arquitetas passenses escolheram um LAVABO SOCIAL para criar seu ambiente para a mostra em Franca. O conceito delas utiliza materiais mais nobres, tons neutros e inspiração em etnias para buscar um ambiente aconchegante. 
 
“O elemento central é uma surpresa, vamos usar uma obra do artista de Passos Daniel Silveira”, disse Nádia, explicando que sempre utiliza tons naturais em seus projetos para dar a sensação de aconchego, mas que na CASACOR ela e Cristiana vão ousar mais.
 
 

LOUNGE DE RECEPÇÃO
Rodrigo Moura e Bruno Lopes.
Rodrigo Moura e Bruno Lopes.

 


Bruno Lopes (arquiteto) e Rodrigo Moura (designer) – o escritório da dupla, sediado em Ribeirão Preto, foi convidado para projetar a entrada da CASACOR. Bruno e Rodrigo modificaram o nome e a função da entrada, passando de “Bilheteria” para “LOUNGE DE RECEPÇÃO”.
 
“(...) Pois acreditamos que este tipo de ambiente é o catalizador de encontros e recepciona de forma mais exclusiva os visitantes”, justificam. “Nosso projeto terá feições de nosso século, como também uma reflexão sobre nossa arquitetura e design contemporâneos”, acrescentam.
 
 

LOJA CASACOR
Laura Salermo e Camila Abreu.
Laura Salermo e Camila Abreu.

 


Camila Abreu (arquiteta) e Laura Salermo (formada em artes plásticas e design) – com escritório em Passos e Ribeirão Preto, estão criando a “LOJA CASACOR” inspiradas numa antiga atividade econômica da cidade, o garimpo de diamantes, e no serviço de lapidação, que é mantido até hoje. 
 
“O foco do nosso escritório é na arquitetura e no design personalizados”, disse Camila, acrescentando que a mesma técnica foi utilizada para a “Loja CASACOR” e a ideia foi  fazer uma releitura do garimpo, mas sem abrir mão de cores da natureza, como o dourado do ouro e o verde das esmeraldas.
 

ADEGA
Maisa Grilo, Cristina Grilo e Monia Macedo
Maísa Grilo, Cristina Grilo, e Mônia Macedo.

 

 

Cristina Grilo, Maísa Grilo e Mônia Macedo formam o trio de arquitetas responsável pela criação de uma ADEGA na mostra CASACOR de Franca. A ideia delas é que seja um espaço não só para o armazenamento de bebidas, mas também “para degustar e compartilhar momentos”. 
 
“Trabalhamos com o essencial, sem perder o aconchego. Um espaço onde o tempo passa entre taças e conversas, goles e risos, onde cada garrafa traz uma história”, explica Cristina, acrescentando que o projeto traz uma mistura de materiais, entre lançamentos e outros já conhecidos, “porém com novos usos”.
 

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus