Saúde

Você está em: Home, Saúde, Como a Felicidade pode ajudar no controle do peso?

Setembro de 2017

Como a Felicidade pode ajudar no controle do peso?

por Dra. Tassiane Alvarenga

Qual o conceito de felicidade?
Felicidade


Felicidade: substantivo feminino

1. qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação, contentamento, bem-estar.
 
2. boa fortuna; sorte.
 
 

CIENTISTAS DE HARVARD APÓS VÁRIOS ANOS DE ESTUDOS AFIRMAM QUE:
 
  • 50% da felicidade é herdada geneticamente.
  • Os outros 50% são distribuídos da seguinte maneira:
             • 40% depende da sua atitude de ser feliz, das ações e dos pensamentos, e de lutar pela felicidade, mesmo diante dos desafios da vida.
             • 10% depende da circunstância e do momento de vida que cada um está vivenciando (trabalho, família, situação financeira, amigos).
 
 
DO QUE DEPENDE A FELICIDADE?
 
Felicidade

 

 
 
 
Neurocientistas através de vários estudos concluiram que a felicidade tem origem no cérebro mais especificamente nos centros do prazer representados por: Núcleo accumbens,  Área Ventral Tegmentar e Amigdala.
 
 
CENTROS CEREBRAIS DO PRAZER
 
.

 

 
 
Uma complexa rede de neurônios é ativada quando realizamos atividades que nos trazem felicidade e aí entra de tudo:
  1. Comida gostosa 
  2. Boas gargalhadas 
  3. Namorar
 
A ativação destas regiões gera a produção de Dopamina e Endorfinas. 
 
 
E de que forma todo este processo influencia no nosso peso? Qual a relação entre a Felicidade e a Endocrinologia?
 
Estas substâncias liberadas durante momentos de prazer e de felicidade representadas pela dopamina e pelas endorfinas inibem as vias endocrinológicas relacionadas com a fome, ou seja, são potentes inibidores do apetite. Sendo assim inibem a compulsão por alimentos de alto teor calórico que são conhecidos como “alimentos recompensa” exemplificados por lanches, pizza, massas, chocolate, sobremesa, etc.
 
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a felicidade é um componente da nossa saúde. Assim como a pressão arterial, os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose (açúcar), a prática de atividade física, o sono e o controle do estresse, a felicidade faz parte da saúde global de um indivíduo, sendo fundamental não apenas para a saúde mental mas também para a saúde física do corpo. 
 
Os estudos evidenciam que pessoas mais felizes, positivas e bem humoradas apresentam menor risco de infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral  e outros eventos cardiovasculares. Hoje sabemos que estas representam a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo. Sendo assim é importante tentar aprender a ser feliz nas pequenas coisas do dia a dia. Quanto mais estimulamos as áreas que trazem felicidade no cérebro, mais inibimos as áreas da tristeza, depressão, fome e ansiedade.
 
Nos últimos 10 anos a prevalência de obesidade no Brasil aumentou em cerca de 60%.
.

 

 

A Obesidade é uma doença complexa que envolve a genética, mecanismos químicos, hormonais, aspectos sociais e comportamentais. 
 

CLASSICAMENTE PODEMOS DEFINIR 5 PILARES PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE:
 
  • Alimentação saudável e individualizada para cada paciente.
  • Exercício físico: não existe quantidade mínima ou máxima, faça o que te traz prazer.
  • Sono: Dormir é renovar a mente, descansar os neurônios e consolidar a memória.
  • Controle do Estresse: O cortisol é o hormônio do estresse. Um pouco de estresse é bom, nos motiva e funciona como um combustível para os desafios da vida. Mas o estresse em excesso, crônico é prejudicial.
  • Felicidade: A felicidade é um hábito que deve ser construído!!! Aprenda a buscar a felicidade nas coisas simples do dia a dia. 
 
Um outro dado muito interessante é que a felicidade é contagiante. Estudos indicam que os estados emocionais podem ser transferidos de uma pessoa para a outra por imitação assim como acontece com o ato de bocejar. Quando você está feliz o seu amigo mais próximo tem uma chance de 15,3%  maior de aumentar o próprio nível de felicidade, e o amigo do seu amigo ainda tem 10% mesmo sem conviver com você.
 
 
OS 5 PILARES PARA O TRATAMENTO DA OBESIDADE
 
Pilares

 

 
 
.

 

 
Para concluir, o tratamento da obesidade e mesmo sua prevenção envolve 5 pilares. Temos que equilibrá-los como malabaristas de circo, sem deixar nenhuma bola cair. De Acordo com a OMS no dia 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Felicidade, mas você pode escolher ser feliz todos os dias......Pratique!!!
Dra Tassiane Alvarenga
Dra. Tassiane Alvarenga é formada pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, residência em Clínica Médica pela Universidade de São Paulo - UNIFESP e residência em Endocrinologia e Metabologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, Atende na Clínica IMED - Avenida Arouca, 791 - Passos - MG
Telefone: 35 3521-6533 | e-mail: tassiane.alvarenga@uol.com.br | www.dratassianealvarenga.com.br
Facebook: Dra Tassiane Alvarenga |  Instagram: tassianealvarenga

 

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus