Educação

Você está em: Home, Educação, Colégio Del Rey oferece possibilidade de diploma norte-americano por m...

Outubro de 2017

Colégio Del Rey oferece possibilidade de diploma norte-americano por meio de programa High School

O Colégio Del Rey é a primeira escola internacional de Passos e região que oferece aos seus alunos o programa de High School, possibilitando a eles a obtenção de um diploma norte-americano válido em todo território dos E.U.A.
 

Colegio Del Rey

O Colégio Del Rey é uma escola internacional membro da ISA (International Schools Association) entidade consultiva da UNESCO com sede em Genebra, Suíça, e destaca-se pela Educação Bilíngue e pelo Programa de Educação Internacional, que contempla entre outros aspectos, o ensino de três línguas estrangeiras (Inglês, Espanhol e Francês), além de intercâmbios para países de Língua Espanhola, Inglesa e Francesa. 

Nesse sentido, o High School vem coroar os esforços da instituição com a internacionalização do ensino. O programa é, na verdade, o ensino médio americano, oferecido aos alunos brasileiros, por meio de uma escola credenciada, sem que eles precisem sair do Brasil. Eles recebem uma dupla certificação, após a conclusão do programa, e terão o diploma tanto do ensino médio brasileiro como do ensino médio americano”, explica Mayra Brandão, coordenadora de programas internacionais do Colégio Del Rey.
 
De acordo com Mayra, o High School é uma complementação da grade curricular brasileira e oferece vários benefícios aos alunos participantes, como a dupla certificação do ensino médio, além de facilitar o ingresso dos alunos, que concluírem o programa, em qualquer universidade em que o inglês seja o primeiro idioma do curso superior escolhido.
 
O lançamento oficial do programa de High School ocorreu no dia 3 de outubro, num coquetel realizado na Câmara Municipal de Passos, quando a direção do Colégio Del Rey apresentou o programa à comunidade passense e aos municípios da região.
 
“Nós vamos intensificar a divulgação da campanha de matrículas para o programa, que é a maior novidade na nossa proposta de ensino internacional. Este é um diferencial divisor de águas para seus participantes. Não há nenhuma outra escola, na região, que ofereça um programa como este”, afirma Mayra Brandão. 
 
O programa se dá por meio de uma plataforma online com aulas ao vivo com professores norte-americanos certificados nas disciplinas dadas, além disso, o programa conta com acompanhamento do learning coach que acompanha a rotina de estudos dos alunos matriculados no programa. O conteúdo é produzido pela K-12, que é a maior empresa geradora de conteúdo virtual acadêmico do mundo, contratada inclusive pelo governo americano.
 
O High School possibilita ao aluno ingressar não apenas em universidades dos Estados Unidos, mas em qualquer outra universidade do mundo que tenha seus cursos em inglês, pois o programa, além de ter parceria com universidades dos EUA, é oficialmente reconhecido por qualquer instituição de ensino superior norte-americana e, extraoficialmente, comprova que o aluno é proficiente no idioma Inglês, o que atesta sua aptidão para o ingresso em um curso superior conduzido nesse idioma. 
 
O programa proporciona um grande enriquecimento cultural ao aluno, com disciplinas extras provenientes da cultura americana, indo além da fluência em inglês. O diploma conquistado após o programa também possibilita ao aluno a disputa de bolsas de estudos internacionais em excelentes universidades internacionais de vários países que valorizam e levam em consideração o aprimoramento do currículo e o desempenho escolar do aluno para admiti-lo.
 
“Este processo de admissão das universidades americanas e de muitas outras em países com os melhores indicadores sociais e econômicos, é bem diferente das universidades brasileiras. Coincidentemente ou não essas também acabam sendo as melhores universidades no ranking mundial. Por meio deste processo  seletivo muito mais coerente, o aluno precisa se empenhar mais ao longo do seu período na educação básica, sempre buscando se superar. Isso é bom para o aluno e bom para a escola, todos saem ganhando”, garante Mayra.
 
É pré-requisito necessário para o ingresso do aluno no programa estar matriculado no Colégio Del Rey, única escola em Passos com a grade curricular convalidada pela Tiva, instituição americana que possui o selo “advanced” no diploma do aluno, esse selo é o mais importante para aceitação do aluno em qualquer universidade americana.
 
O aluno que estiver no 8º ou 9º ano do ensino fundamental já pode participar do programa, sendo necessário que tenha um bom desempenho em sala de aula e bastante compromisso com os estudos. Os alunos do ensino médio também podem participar do programa, pois, uma vez que o programa é online, o tempo para finalização do mesmo dependerá da dedicação do aluno. Será oferecido ao aluno um curso preparatório de inglês, para que ele obtenha a proficiência mínima para o início do curso caso seja necessário, não sendo necessário que o aluno já seja altamente proficiente em inglês. Preenchendo estes pré-requisitos, a escola dará uma carta de recomendação do aluno para a Genium High School. 
 
O programa dura em média três anos, mas o aluno tem até os 21 anos para terminá-lo, e mesmo que já tenha concluído o ensino médio ele pode cursar o High School, como forma de complementar a sua formação. “O High School Genium também conta com algumas soluções além do preparatório para proficiência em inglês, tudo sem acréscimo no custo do programa. O learning coach é um profissional da Genium no Brasil que irá acompanhar o aluno pedagogicamente e em sua gestão de tempo, para ajudá-lo na sua rotina de estudos. A carga horária do High School pode variar de 5 a 15 horas por semana dependendo do nível em que o aluno quer fazer a disciplina. Se ele pretende participar do nível mais avançado, a carga de estudos será maior, mas com este acompanhamento ele poderá participar do High School sem ter prejuízos no ensino regular e isso aumenta sua média global no diploma norte-americano”, pondera Mayra Brandão. 
 
Como mencionado anteriormente, o programa tem parcerias com universidades americanas que oferecem descontos e bolsas de estudos, contudo o aluno terá aconselhamento com profissional norte-americano, especialista nos processos de admissão, cursos e instituições de ensino superior. Sendo assim, o aluno fica livre para escolher qualquer universidade dos E.U.A. de sua preferência.
 
Colegio Del Rey
Equipe Del Rey: Ruller Rodrigues (diretor pedagógico), Marilia Andrade (diretora administrativa), Mayra Brandrão (coordenadora de projetos internacionais), Orlanda Andrade (diretora do colégio).

 

 
A partir da orientação recebida durante o programa, o estudante terá mais facilidade para escolher o curso e a universidade na qual pretende estudar, viabilizando assim, uma escolha acertada. “Os Estados Unidos têm interesse nas melhores cabeças do mundo, para formar uma mão de obra qualificada. Eles avaliam muito bem o perfil dos futuros universitários, pois querem os melhores profissionais em todas as áreas, por isso os americanos dão muito valor no aluno que busca ir além do mínimo exigido, primando muito por alunos com autonomia, espírito de liderança, habilidade de resolver conflitos, além da participação em atividades extracurriculares e voluntariado. O ensino a distância promove muitas destas habilidades”, salienta Mayra.
 
As disciplinas oferecidas pelo programa High School são: História Americana I, História Americana II, Governo Americano, Economia e Arte ou Tecnologia. “O programa conta com vários selos de reconhecimento dentro dos E.U.A., por isso é muito sério. Apesar do aluno ter a conveniência de poder cursar as disciplinas do programa da casa dele, existem provas orais, videoconferência com os professores norte americanos, entre outras ferramentas que garantem toda idoneidade e isonomia do processo de avaliação e qualidade do programa. Ele exige mais responsabilidade do aluno e lhe dá mais autonomia. No que tange a proficiência em inglês, existem casos de alunos neste programa que saíram do nível básico e chegaram no nível intermédio avançado num período de 100 dias”, ressalta Mayra.
 
A diretora do Colégio Del Rey, Orlanda do Nascimento Andrade, afirma que a meta do colégio é oferecer aos seus alunos as ferramentas necessárias para que cheguem aptos a enfrentar os desafios do século 21 e sejam felizes e bem-sucedidos. “Os nossos alunos estão construindo suas histórias por diversas partes do mundo. Queremos que eles construam uma bela história de vida para si e que também estejam comprometidos com o seu bem-estar e o do seu semelhante. O Colégio Del Rey, com a sua proposta de educação bilíngue e outros programas internacionais, já está contemplando os alunos da educação infantil e do ensino fundamental I e II. Trazendo o High School, nós estamos atendendo também aos alunos do ensino médio, que, com essa ferramenta, irão aprimorar o conhecimento fluente do inglês, além de obter vários outros benefícios. Com High School, os nossos alunos terão uma dupla certificação ao final do ensino médio. Isso é motivo de grande orgulho para nós!”, finaliza Orlanda.
 
Renato Rodrigues Delfraro

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus