Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

Atividades físicas na chuva é possível?

  • Marcelo Campos Machado
  • Começou a temporada de chuva e estenderá até março. As atividades físicas como corrida, ciclismo, natação, caminhada, podem ser realizadas debaixo de chuva?

    .

     

     
    A chuva não precisa ser um empecilho para a atividade física, desde que seja respeitado alguns conselhos (já dizia minha avó); correr gripado ou saindo de um resfriado não é uma boa ideia, assim como sair de casa com incidência de raios durante uma tempestade, ou correr em lugares desconhecidos e terreno irregular que possam ter buracos escondidos por poças de água, podem causar entorses de tornozelo e problemas no joelho. No caso do ciclismo, não tente ser rápido nas curvas com asfalto molhado, fique de olho nas manchas coloridas no asfalto (presença de óleo), use mais o freio traseiro. No caso da natação, utilize a piscina que tenha para-raios, e na caminhada, caminhe a favor da chuva ou caso contrário utilize um óculos e caminhe com a cabeça baixa e tronco levemente inclinado para frente.  
     
    Apesar da crença que sugere que praticar exercícios físicos na chuva podem afetar o sistema imunológico, alguns estudos comprovam que a queda da temperatura corpórea aumenta o nível de atividade das células de defesa do corpo. Claro que um bom aquecimento é fundamental antes da atividade física e ao final é importante trocar rapidamente as roupas molhadas para não deixar o corpo frio.
    É necessário se vestir corretamente, roupa impermeável e um boné para facilitar a visão são suficientes. Manter a hidratação é fundamental, pois até debaixo de chuva o corpo perde líquidos através da transpiração e há necessidade de repor de forma adequada.
    O importante é praticar exercícios, caso a chuva caia torrencialmente, faça atividade física dentro de casa, mexa-se, o seu corpo agradece.

     

       

     

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.