Carreira

Você está em: Home, Carreira, Use seus pontos fortes para descobrir sua profissão

Outubro de 2017

Use seus pontos fortes para descobrir sua profissão

por Ana Flávia Soares

.

 

 
Muitos adolescentes em início de suas carreiras sentem grandes dúvidas sobre a escolha do futuro profissional a ser feita. O sistema de ensino brasileiro não desenvolve metodologias assertivas para direcionar os jovens a escolherem suas respectivas profissões com base no conhecimento do uso de suas forças, competências e talentos.
 Além disso, vivemos em uma sociedade que exige uma relação “duradoura” com a profissão escolhida. Somos criados para ver nossos caminhos profissionais como uma espécie de “casamento”, e, ao escolhermos uma carreira, não podemos contar com a possibilidade de desvencilharmos dela mesmo depois de formados, caso contrário, podemos ser julgados como pessoas que “não deram certo na vida”. 
 
Somadas todas estas pressões sociais externas e internas, quando se faz necessária a tomada de decisão profissional no fim do ensino médio, são grandes os números de jovens que mesmo assim, fazem suas escolhas sem sentirem seguros de que estão tomando uma decisão profissional com base naquilo que se identificam, circunstância esta que pode resultar em desmotivação, angústia e em casos mais graves, até depressão precoce.
 
Para descobrir quais são as opções profissionais que lhe entusiasmam e podem ser vistas como caminhos concretos no futuro, entenda que o primeiro passo é saber quem você é e o que gosta de fazer. A profissão será apenas uma das formas que você terá de vivenciar seus talentos. Nosso ambiente de trabalho é o local onde podemos crescer e nos desenvolver. De fato, em nossas atividades profissionais não fazemos apenas o que gostamos, mas, majoritariamente, precisamos destinar a maior parte do nosso tempo profissional para estar em contato com atividades que nos geram prazer e satisfação. Para descobrir-se, avalie: O que você gosta de fazer de forma espontânea? Quais são as atividades que você realiza e onde produz seus melhores resultados? Quais são suas forças e seus pontos fortes? No que só você é muito bom? Quais são os elogios que as pessoas que convivem com você costumam lhe fazer? 
 
Mais importante que saber “o que fazer” é o descobrir “o que eu gosto de fazer e como eu quero fazer”. Concentre-se primeiramente em identificar quais são as atividades que lhe trazem prazer e quais são as formas que você pode fazer estas tarefas, e só então, vá entender qual é o canal, isto é, a opção profissional, que lhe permitirá vivenciar estas ações e alcançar resultados. 
 
Não avaliamos os bons profissionais pelas escolhas que eles fizeram, mas pela forma como executam as atividades dentro do trabalho que escolheram de forma espontânea e autêntica. Reconheça-se, busque autoconhecimento, compreenda quais são as coisas que lhe trazem satisfação e quais são as formas que lhe interessam de usar as suas forças e talentos na máxima potencialidade. Antes de saber qual é a profissão a ser escolhida descubram quais são as suas características e competências a serem utilizadas quando você for trabalhar nela.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus