Literatura e Cultura

Você está em: Home, Literatura e Cultura, Escritores lançam mais livros em Passos e região - "Poemas...

Outubro de 2017

Escritores lançam mais livros em Passos e região - "Poemas, Contos e Encantos"

Publicar livros, para a Editora São Paulo, é uma missão cumprida com profissionalismo, que além de trabalhar com os melhores profissionais do meio, também faz questão de usar os melhores materiais para que o acabamento da obra seja de excelência, assim como merece seus autores. Confira nossas publicações mais recentes.

.
Manhã de lançamento do livro Poemas, Contos e Encantos – Escola Estadual Nossa Senhora da Penha.

 

 
.

POEMAS, CONTOS E ENCANTOS

Escola Estadual Nossa Senhora da Penha

 
A comunidade da Escola Estadual Nossa Senhora da Penha desenvolveu ao longo do ano de 2017 atividades relacionadas ao projeto Escola Viva: Desbravando Fronteiras, com o apoio da Secretaria Estadual de Educação. Foram momentos de trocas de experiências interdisciplinares, que evidenciaram a necessidade de valorizar os sujeitos do ambiente escolar numa perspectiva integrativa e colaborativa. 
 
Um dos resultados foi a coletânea de redações Poemas, Contos e Encantos, formada por textos produzidos pelos estudantes matriculados nos ensinos fundamental e médio da instituição. Por meio da linguagem, pudemos conhecer não só as habilidades de escrita, mas também experiências cotidianas e impressões pessoais dos estudantes. 
 
O protagonismo foi dos alunos, que puderam escolher os temas, a forma de expressão, tendo sido responsáveis pela produção final do conteúdo de seus respectivos textos. Foi uma rica oportunidade de aprendizado dialógica e transversal, agregando diversas habilidades de escrita. 
 
O envolvimento da comunidade escolar como um todo também foi essencial. Muito mais do que um conjunto de textos, aqui estão muitas histórias de vida de nossos alunos que, somadas, se tornam a nossa história de vida, a história da nossa comunidade escolar. 
É certo que o mundo moderno nos coloca a necessidade constante de aprimoramento das habilidades de comunicação, em suas mais variadas facetas. A coletânea é fruto desse esforço que mostra o uso do conhecimento adquirido e a sala de aula para expressar a realidade que está a nossa volta. 
 
A última etapa foi celebrar com a comunidade passense e de toda a região o lançamento da coletânea, que ocorreu no dia 26 de agosto, no pátio da nossa escola. Nesse dia, tivemos um café da manhã, oportunidade em que pudemos confraternizar e discutir a importância da expressão escrita no mundo de hoje.
Afinal, é como ensinou o mestre Paulo Freire: “É preciso diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, até o momento em que a tua fala se torne a sua prática.”
 
Ana Paula Pereira de Oliveira
Supervisora Pedagógica

 

Escola Estadual Nossa Senhora da Penha
 
.
Sr. Ricardo Medeiros Teixeira-Superintendente Regional de Ensino.

 

.
Laila Rodrigues Soares, da turma D3 9º  ano, declamando sua redação junto com sua professora Elza de Fátima Teixeira Bastos.

 

.
Aluno Carlos Eduardo da Silva, do 9º ano, autografando o livro ao Sr. Ricardo Medeiros Teixeira.

 

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus