Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Motivação

Na fragilidade da vida, a fortaleza da alma

  • .

     

     
    Há momentos na vida em que todos somos vítimas de uma doença, nós, ou nossos familiares. Quando ela nos apodera, em níveis mais sérios, somos levados a muitas reflexões. A doença nos faz repensar a vida, sua importância, seu sentido maior. Nos desperta a viver de modo mais sábio, descomplicando as coisas e buscando a essência.
     
    O câncer, por exemplo, é uma das doenças que mais traz sofrimento aos pacientes e seus familiares. Neste mês, após a campanha do “outubro rosa”, despertando as mulheres para os cuidados com a prevenção do câncer de mama, estamos no “novembro azul”, campanha contra o câncer de próstata, alertando os homens sobre sua prevenção. Infelizmente, essa doença tem sido implacável, vitimizando grande parte das famílias brasileiras. E ela é democrática, atinge todas as classes sociais. Embora a medicina tenha avançado tanto no combate ao câncer, ele ainda aterroriza todos nós. Em minha família, infelizmente, já fomos vítimas desse mal, por diversas vezes fizemos uso do Hospital do Câncer. Apesar da experiência angustiante, fizemos muitos aprendizados, confesso que nunca aprendi tanto sobre o sentido da vida, como ali. Observando as pessoas em tratamento, muitas, aniquiladas pela violência da doença, mas com a fé e esperança inabaláveis, sempre com um sorriso no rosto. Pessoas com razões de sobra para se sentirem deprimidas, conseguem manter a paz e a esperança, confiando sua cura nas mãos de Deus, além dos recursos da medicina. Aprendi o quanto a fé é importante para enfrentar o trauma da doença. Percebi ainda que, aquela fé encontrava ressonância no amor com que os profissionais da saúde acolhiam seus pacientes. É impossível duvidar da existência de Deus nesse lugar.
     
    Portanto, nestes meses em que se faz a campanha de conscientização no combate ao câncer, seria bom que todos nós sensibilizássemos por essa causa, apoiando e confortando os que estão em tratamento, apoiando as campanhas dos Hospitais de Câncer, especialmente o de Passos que tanto bem faz à nossa região. E ainda rever seus valores de vida, presenciando a dura realidade desses hospitais e fazendo seu preventivo regularmente. Afinal, ter saúde plena é o que mais vale a pena!
     
     
    por José Osvaldo de Oliveira

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.