Carreira

Você está em: Home, Carreira, Como organizar o seu tempo pode te ajudar a passar no vestibular

Novembro de 2017

Como organizar o seu tempo pode te ajudar a passar no vestibular

por Ana Flávia Soares

.
 
Muitos alunos não conseguem ter um bom rendimento em seus estudos porque não possuem um planejamento efetivo de rotina e organização do tempo.  Perdem horas em redes sociais, Netflix, lazeres e uma série de outras atividades que embora sejam prazerosas, os afastam de onde desejam chegar.  Coaches de alta performance entendem que as 24 horas do dia representam a chance de um indivíduo alcançar resultados. Portanto, se estamos perdendo nosso tempo com atividades de afastamento, automaticamente estamos perdendo vida. E, para pessoas que tiram suas vidas atribuímos o nome de “suicidas”. 
 
Se você é um estudante e tem como principal objetivo de vida, neste momento, alcançar sua aprovação no vestibular precisa assimilar uma regra importantíssima e de ouro: Tempo é recurso único, precioso e esgotável a qual todos os concorrentes de uma vaga possuem, mas, nem todos utilizam de forma produtiva para alcançar resultados e aproximarem de seus objetivos.
 
Não ter a sua gestão de tempo bem definida pode implicar diretamente em uma má distribuição de desenvolvimento de competências, procrastinação, perda de produtividade e queda no rendimento. Por isto, antes mesmo de ter um planejamento de estudos, o seu primeiro passo deve ser organizar o seu tempo entendendo quais são os períodos do seu dia em que se dedicará exclusivamente a estudar, para que assim, compreenda qual será o momento de alta performance.
 
Para começar a fazer um bom planejamento da administração do tempo, liste TODAS as atividades que você executa na semana incluindo compromissos pessoais e estudantis. Em seguida, faça a avaliação de quantas horas ou minutos são gastos com cada uma dessas atividades listadas. Posteriormente, categorize as atividades dentro da classificação “ABCDE”, isto é, Atividades A (Alto Impacto - ações que devem ocupar a maior parte do seu tempo porque elas o levarão ao seu objetivo), B (Baixo Impacto - atividades que devem ocupar nenhuma ou uma pequena parcela do seu tempo porque elas embora possam ser prazerosas não o levam ao seu objetivo), C (Circunstanciais - aquelas que não são feitas diariamente, mas, quando realizadas provocam o gasto de tempo - ex: supermercado, farmácia, etc.), D (Delegáveis - ações que podem ser transferidas a outras pessoas ou favores que têm ocupado o seu tempo) e, por último, E (Elimináveis - atividades geram desperdício de tempo e devem ser riscadas da sua rotina).
 
Feita a classificação ABCDE, é hora de montar um cronograma de atividades semanais (podendo ser feita por uma tabela, agenda, post-its, etc). Nesta etapa final é de extrema importância que você monte um mapa da sua semana, preenchendo-o na maior parte com as atividades de ALTO IMPACTO, definindo quais serão seus períodos de estudo ao longo da semana e um momento destinado ao seu “tempo livre”. Lembre-se: o momento de produtividade deve ser, pelo menos, duas maior que o tempo livre, mas, caso ele não exista você pode sentir-se sobrecarregado e ter quedas no rendimento.
 
Adquira também o hábito de organizar todas as atividades da semana previamente aos domingos ou segundas-feiras para que você tenha dias mais produtivos. Brian Tracy, maior guru internacional de Coaching e Negócios no mundo, afirma que “meia hora de planejamento pode poupar até 10 horas de execução”. Quando sabemos o que fazer e como utilizar nosso tempo, conseguimos preenchê-lo com atividades relevantes e nos tornamos pessoas de resultados bem sucedidos, afinal, quanto maior for a dedicação para as atividades que o aproximam do seu objetivo, mais longe você irá chegar.

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus