Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Motivação

A era da PÓS-VERDADE

  • .

     

     
    Lançada pela Universidade de Oxford em 2016, a palavra pós-verdade é definida como um substantivo que se relaciona ou denota circunstâncias nas quais fatos objetivos têm menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e às crenças pessoais. Em outras palavras a pós-verdade são meias verdades, ou mentiras afirmadas como verdades por pessoas importantes, como políticos, artistas, profissionais renomados, etc... a fim de iludi-las. Ultimamente o povo brasileiro vive uma descrença generalizada com o meio político por tantas declarações enganosas e tantas pós-verdades anunciadas. Mas isso não é mérito só do mundo político, quantas pós- verdade encontramos nas redes sociais como o Facebook, o Google e o Whatsapp!
     
    O perigo da pós-verdade é que os seus adeptos sabem como tocar a emoção e as crenças das pessoas mais emotivas, usando-as como massa de manobra. Com a proliferação da pós-verdade, a verdade e a autenticidade ficam banalizadas, levando a criarmos a cultura da pós-verdade e, se isso virar moda em nossas casas com os filhos, marido e mulher, na escola de nossos filhos, no ambiente profissional, ou no mundo dos negócios, imagina o caos que pode ser instalado. Mais do que nunca é hora de resgatarmos a verdade autêntica, não acreditarmos em boatos, sem antes buscarmos a veracidade das coisas. Quanto mais a verdade for banalizada, mais valorizada ela se torna.
     
     
    As palavras de Jesus: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” encontra ressonância profunda em nosso mundo atual. Estamos há quase 20 anos da era da informação e conhecimento, e elas nos bombardeiam por todos os lados. Seria muito bom se deixássemos de dar tanta atenção às mensagens do whatsapp e procurássemos aprofundar as informações que nos chegam a fim de repassarmos só o que temos certeza, seríamos mais úteis ao mundo. Minha vida austera e meus quase 20 anos de experiência como profissional de PNL e coaching, me dão autoridade para afirmar que as pessoas adeptas e promotoras da verdade são mais respeitadas e reverenciadas. Portanto, se você deseja vencer como pessoa e como profissional, abrace o ideal da verdade, assim diminuiremos o estrago da pós-verdade e garantiremos um futuro melhor para as novas gerações.
     
    por José Osvaldo Oliveira

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.