Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

A importância da ATIVIDADE FÍSICA na reta final do VESTIBULANDO

  • Marcelo Campos Machado
  • Uma característica comum que o vestibulando tem nestes próximos meses, ou melhor, nestes dias que antecedem aos grandes vestibulares é a ansiedade e o nervosismo, porém, é possível amenizar com atividades físicas e práticas esportivas.

    .

     

    Luis Henrique Martins Vasquinho, professor de Educação Física da UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – diz que “torna-se fundamental os alunos separarem um tempo para a atividade física durante o período de dedicação ao vestibular. O ideal, segundo Martins, é que o aluno inicialmente se organize, classificando as matérias pelo grau de dificuldade. Com essa organização, é possível o aluno realizar exercícios nos dias das matérias que possui maior entendimento e facilidade”.
    Outro fator importante a ser analisado é quanto ao horário, já que a atividade física aumenta a temperatura corporal e deixa a pessoa mais ativa e disposta. Portanto, não é aconselhável que esta prática esportiva seja executada próxima ao horário de dormir. Uma noite mal dormida tem como consequência um acordar com sonolência e pouca concentração nas aulas seguintes. Quanto ao cochilinho após o almoço, o professor Luis Henrique, ressalta que se for realizado após uma refeição leve, torna-se interessante, já que muitos se entregam à preguiça e não se concentram com intensidade nos estudos.
     
    O ideal é que o vestibulando pratique pelo menos 30 minutos de exercícios físicos, com frequência de três vezes por semana, pois o objetivo não é o treinamento físico e sim, moderar a ansiedade e o nervosismo. Pesquisa realizada na University of Illinois (EUA), demonstra que treinos estimulam a produção de neurônios ligados a funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar conteúdo.
     
    Caso o aluno tenha a mesma dedicação, perseverança e empenho dos estudos na prática da atividade física, com certeza terá uma nova rotina saudável, e claro, seu corpo agradece.
     
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.