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Fevereiro de 2018

ATIVIDADE FÍSICA NO CONTROLE DA DIABETES

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A prática da atividade física tem ação preventiva em diversas disfunções orgânicas: asmáticos, obesos, diabéticos, hipertensos, dentre outros. 
A diabetes tipo 1 (Insulino dependente) é denominada diabetes juvenil, ocorre em jovens até 30 anos, a tipo 2 (não insulino dependente) é denominada de diabetes do adulto, ela representa 80 a 90% da população diabética, é vista como “descuido com a saúde”.
 
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Há uma série de pesquisas que indicam que a atividade física regular reduz o risco de ocorrência da diabetes tipo 2, já no tipo 1, as pesquisas não conseguiram comprovar efeitos positivos no controle glicêmico destas pessoas.
Os benefícios da prática da atividade física na Diabetes são: aumento do consumo da glicose, diminuição dos triglicerídeos, elevação do plasma sanguíneo, redução da pressão arterial, prevenção na ocorrência de osteoporose, redução da massa total de gordura, melhoria na função cardiovascular.
 
Vale ressaltar que um diabético para praticar atividade física primeiramente deverá ter uma autorização médica, sob orientação de um profissional de educação física. A frequência desta prática é de no mínimo 3 vezes semanais, acima de 20 minutos e menos de 1hora. Estas atividades físicas não precisam ser muito intensas ou prolongadas, já que as atividades com 50% da frequência cardíaca máxima produz benefícios importantes e com menor risco.
 
Recomenda-se evitar atividade física no final da noite, fazer um lanche logo após a prática dos exercícios e principalmente antes de dormir. Quanto aos esportes de ciclismo, corrida, natação, faça-os sempre com acompanhante. Use tênis confortável e meias adequadas, não deixe de alongar a musculatura antes e também depois dos exercícios. Deve-se monitorar a glicose sanguínea no início e no final de cada programa de atividade física.
 
Diabético, comece o ano diferente, saia da inércia, faça atividade física, mude já, seu corpo agradece.
 
 
por Marcelo Campos Machado

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