Turismo

Você está em: Home, Turismo, As belezas de Riviera Maya

Fevereiro de 2018

As belezas de Riviera Maya

.

 

.
Weder e Dayane em Tulum, primeira cidade Maya.

 

O balneário de Riviera Maya, no México, é um dos roteiros turísticos mais visitados do mundo, e se destaca pela beleza dos seus resorts, parques temáticos e restaurantes. A empresária Dayane Cardoso de Paula Ferreira esteve em Riviera Maya, juntamente com seus familiares, e fala sobre os atrativos do local.
Dayane diz que sua mãe foi quem teve a ideia de conhecer Riviera Maya, já que estavam planejando fazer uma viagem para Cancun, e assim surgiu o interesse em conhecer toda a região da Riviera Maya. A viagem durou 10 dias. Além de Dayane e o marido, Weder Júlio Ferreira, também foram seus pais, Ione Cardoso de Paula e Antônio Ismael de Paula, a irmã, Dênia Cardoso de Paula e o cunhado Glauber Silva Reis. 
“Nós ficamos três dias em Cancun, conhecemos tudo de lá e depois fomos para Playa del Carmen, conhecer o restante da Riviera Maya. Eu acredito que Riviera Maya tem muito mais para oferecer do que é mostrado. A natureza é impressionante, a beleza dos parques temáticos, é tudo muito lindo”, enaltece.
Dayane afirma que dentre os inúmeros parques temáticos ela e a família aproveitaram para conhecer os três mais famosos: o Xcaret, o Xel-Há e o Xplor Park. 
 
.
Weder e Dayane no Parque Xél-Há, o ponto forte do Parque é o mergulho com snorkel.

O complexo Xcaret é um parque eco-arqueológico onde se pode aprender sobre a cultura do México, a flora e fauna da região, e realizar diversas atividades, como o mergulho, o snorkeling, e a natação com golfinhos. O Xcaret é o precursor da conservação do meio ambiente local e situa-se a 5 minutos de Playa del Carmen. Foi inaugurado em 1995 e é um dos parques mais visitados do estado de Quintana Roo.

Já o Xplor Park, que faz parte do complexo Xcaret, funciona durante o dia e a noite, e segundo Dayane, durante a noite é chamado de “Xplor Fuego”, já que é iluminado por tochas de fogo. 
“A gente tem a opção de ir das 8h às 17h, ou das 17 até às 22h. Nós optamos por ir durante a noite, e foi o melhor passeio que fizemos. O parque é todo iluminado por tochas de fogo. São várias tirolesas, a quinta tirolesa passa por dentro de um arco, e na sexta tirolesa a gente cai dentro de um rio. O ambiente é muito característico, o parque tem de tudo, e a sensação é de muita adrenalina”, destaca Dayane.
 
.
Dayane e o marido Weder.

Outro ponto que chamou a atenção de Dayane em Riviera Maya são os cenotes, que são grandes piscinas naturais com águas límpidas e cristalinas que proveem de rios subterrâneos formados pela água das chuvas. Para os Maias, os cenotes tinham um grande significado, pois era dali que vinha a água que abastecia seus povoados. Para eles, essas cavernas eram sagradas e a passagem da vida após a morte, logo serviam para rituais envolvendo sacrifício humano ao Deus da chuva, depositando as vítimas e objetos nessas águas.

De acordo com Dayane, apenas na península de Yucatã, na região da Riviera Maya, são mais de 7.000 cenotes. “Dá para mergulhar nos cenotes, já que são grutas cheias de água. Nós visitamos o Cenote deI Ikil, que é o mais famoso da região, e que tem uma belíssima piscina natural. Também fomos ao Cenote Sac Actún e passamos debaixo de uma caverna, foi uma aventura incrível. Nós aproveitamos e ainda conhecemos o Templo Maya de Kukulkán, que fica no complexo arqueológico de Chichén Itzá, e é considerado uma das sete maravilhas do mundo.”
 
Sobre os restaurantes de Riviera Maya, Dayane afirma que eles oferecem os mais variados tipos de pratos, com comidas típicas de diversos países. “Têm peixes, frutos do mar, hot dog, sanduíche, batata frita, e até o arroz e feijão brasileiro. É um buffet bem amplo”.
Dayane e a família ficaram hospedadas num resort em Playa del Carmen, o que facilitou bastante o acesso aos principais pontos turísticos da região, já que não tiveram que andar mais que 80km.
 
“Eu fiquei encantada com Playa del Carmen, é uma cidade repleta de lojas e shoppings, é uma espécie de Búzios mexicana. É muito melhor ficar em Playa del Carmen para quem pretende aproveitar o passeio”, finaliza.
 
Renato Rodrigues Delfraro
 
.
Denia no Parque X Caret.

 

Weder e Dayane durante um mergulho no cenote.
Weder e Dayane durante um mergulho no cenote.

 

Weder e Dayane passeiam pelo parque XCaret.
Weder e Dayane passeiam pelo parque XCaret.

 

Dayane no Cenote Sac Actún.
Dayane no Cenote Sac Actún.

 

Weder e Dayane no cenote Sac Actún.
Weder e Dayane no cenote Sac Actún.

 

 

Anto?nio e Ione no cenote Sac Actum

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus