Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Motivação

Resiliência - A postura dos vencedores na jornada de 2018

  • A crise brasileira dos últimos anos tem revelado dois tipos distintos de pessoas: as resilientes e as não resilientes, entendendo que, resiliência é a capacidade de trabalhar ou conviver sob pressão, mantendo a serenidade nas situações de conflitos.

    .

     

    É similar ao autocontrole, equilíbrio emocional. Uma pessoa resiliente não se desespera diante de um acidente, em situações de perda, ou quando está sob pressão na empresa. As pessoas com baixa resiliência, são aquelas que perdem o controle toda vez que se vêem pressionadas demais.
     
    Os profissionais resilientes estão sabendo usar a flexibilidade e a sabedoria para enfrentar os tempos difíceis, pelos quais passam as empresas e buscam se aperfeiçoar e aprender novas funções a fim de aumentar sua empregabilidade e permanecer no emprego. As não resilientes entraram em desespero diante das pressões da empresa e não resistiram, estão desempregadas, ou correndo risco de perder o emprego.
     
    As empresas cujos diretores são resilientes, se adaptaram às mudanças do mercado e estão crescendo em plena crise. As não resilientes estão em crise, ou já fecharam suas portas. É como diz a frase de Shakespeare: “quando o mar está calmo, todo barco navega bem. Difícil é navegar em águas turbulentas.”
     
    Analise seu nível de resiliência: como anda seus comportamentos nos últimos tempos. As pessoas de baixa resiliência são um perigo constante no ambiente profissional e social. São as que mais se acidentam e que mais provocam acidentes. São as que mais criam conflitos de relacionamentos e as mais difíceis para interagir em grupo. Um dos valores mais exigidos no profissional moderno é a resiliência, ou seja, sua capacidade de trabalhar sob pressão. Conheço vários líderes, gerentes e empresários, com enormes capacidades empreendedoras, mas com baixíssimo autocontrole, tratando mal seus subordinados e criando péssimos ambientes profissionais e familiares.
     
    Portanto, se você quer ser um profissional e ser humano bem sucedido, eleve sua capacidade de lidar com conflito, desenvolvendo o autocontrole, elevando sua resiliência.
    Faça muitos cursos na área de autoconhecimento. Faça Coaching, PNL, terapia, meditação ou yoga. A resiliência vai lhe proporcionar realização pessoal, profissional e felicidade. A falta dela, poderá levá-lo a perder seu emprego, sua família e sua liberdade. Os resilientes são proativos e promovem a paz, os não resilientes, são reativos e podem provocar conflitos. Pense nisso.
     
    por José Osvaldo de Oliveira
     

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.