Arquitetura e Construo

Voc está em: Home, Arquitetura e Construo, SALAS INTEGRADAS

Março de 2018

SALAS INTEGRADAS

Nos modernos projetos de arquitetura, as salas de estar e jantar não são mais isoladas por paredes, elas são unidas e, por isso, mais funcionais e agregadoras; a integração pode ser feita até com varanda e outros espaços da residência.

Salas de estar e jantar unidas - disposição adequada dos móveis, lustre e tapetes demarcam os diferentes ambientes.
Salas de estar e jantar unidas - disposição adequada dos móveis, lustre e tapetes demarcam os diferentes ambientes.

 

Ilton Resende, arquiteto, nos espaços integrados de sua casa.
Ilton Resende, arquiteto, nos espaços integrados de sua casa.

 

Uma tendência que veio para ficar e que nos dias atuais é praticamente unânime nos projetos de arquitetura são as salas integradas. Elas são mais funcionais do que os antigos modelos por cômodos, pois contribuem para integrar a família e ampliar os espaços, tendo uma melhor iluminação e ventilação. 
Segundo o arquiteto e especialista em iluminação e design de interiores Ilton Resende, esse estilo é mais que uma tendência, trata-se de uma necessidade do cotidiano apressado da atualidade. “Pois você terá uma melhor funcionalidade, ampliando os ambientes. A circulação, ventilação e iluminação ficam mais funcionais para o uso no cotidiano dos moradores”, justifica, acrescentando que a quase totalidade dos seus projetos é de salas integradas. 
 
Cozinha com espaço gourmet é uma das opções dos clientes para se adequarem à modernidade e funcionalidade.
Cozinha com espaço gourmet é uma das opções dos clientes para se adequarem à modernidade e funcionalidade.

 

Esse conceito de união dos cômodos sociais pode ser aplicado em qualquer categoria de residência, das mais nobres às mais modestas, em que os espaços reduzidos podem ser melhor aproveitados, dando a impressão de que são mais amplos, que é um dos resultados dos ambientes agregados. 
“É uma proposta que se tornou uma chave, uma linha de raciocínio. Hoje, 99% dos projetos são de salas integradas”, afirma Ilton Resende. 
A integração não se resume somente às salas de jantar e estar, mas também à cozinha, varanda, área de lazer e até um lounge pode ser integrado nos ambientes. O lounge pode ser criado junto à sala de jantar para confraternização e lazer, regados a drinques e música antes e depois das refeições, concedendo aconchego ao espaço. 
Ao decidir pelas salas integradas, o cliente terá que pensar na decoração adequada para aproveitar bem todo o potencial desses diferentes ambientes unidos num espaço único.
 
Vista da sala de jantar para a sala de estar -  aproveitamento do espaço, melhor ventilação e iluminação são algumas vantagens do estilo.
Vista da sala de jantar para a sala de estar - aproveitamento do espaço, melhor ventilação e iluminação são algumas vantagens do estilo.

 

De acordo com Ilton Resende, antes de decorar, é imprescindível um bom planejamento para não haver erro com a escolha da mobília, objetos de adorno e cores. A iluminação deve ser pensada para atender às diferentes funções dos ambientes. “É recomendável criar ‘cenas’ através de circuitos luminotécnicos independentes, acionados por interruptores comuns na parede ou através de um sistema de automação, que disponibilizem ou não o controle da intensidade dos fachos através de dimmer. Por exemplo, para assistir a um filme, a ‘cena’ mais adequada é a criada por luminárias de luz indireta e efeito amarelado, que proporcionam um clima aconchegante. Já para atender a função social, uma iluminação geral que distribua a luz uniformemente é essencial. E, ainda para esse tipo de cômodo, pode haver a necessidade de criar áreas com iluminação específica para determinada tarefa, como para leitura, que exige luz focada e direta”, explica o arquiteto.
 
.

 

Ilton Resende destaca também a importância do planejamento para que a sala de jantar seja iluminada de forma que os moradores e seus convidados explorem todo o potencial do projeto. “Através de uma iluminação eficaz na sala de jantar, permite-se enxergar o que está sendo servido e visualizar aqueles que estão sentados. Por isso, de modo geral, sempre há uma luminária sobre a mesa de jantar. No entanto, é importante estar atento ao tamanho da peça, à distância entre o pendente ou lustre e a mesa ao tipo de tampo”, explica.
Ao planejar a decoração, deve-se considerar os gostos dos moradores e a maneira como eles vivem e utilizam os espaços, para que a integração com o passar do tempo não se torne um incômodo que limite a privacidade ou cause um efeito contrário ao desejado, que é a união da família e a confraternização com visitas e convidados. “O projeto deve ter elementos que te remeta à alegria, que te dê prazer em estar ali, te fazendo sentir somente energias positivas”, observa o arquiteto.
 
Se as vantagens das salas integradas são inúmeras, o mesmo não se pode dizer das desvantagens. Apenas quem prefere um ambiente mais reservado, separado por cômodos, poderá ter alguma restrição por esse estilo de design. Outra desvantagem é o incômodo do cheiro do cozimento ou fritura de alimentos vindo da cozinha americana, se esta for integrada de maneira incorreta às salas de estar e jantar.
Um outro cuidado, conforme adverte Ilton Resende, é com a distribuição dos ambientes, para que eles não invadam o setor íntimo da casa, como os quartos e banheiros. “Deve-se saber setorizar os ambientes: íntimo, social, serviços e lazer, sempre preocupando com a insolação, vento predominante, vizinhança. Tem que se pensar no todo, antes de simplesmente unir os ambientes”, finaliza. 
Observe ao longo da matéria, os resultados de integração dos ambientes em fotos e projetos selecionados pelo escritório de Ilton Resende.
 
Enio Modesto
 
 
Sala de jantar, cozinha e área de lazer integradas -  a integração amplia a funcionalidade e dá a sensação de maior espaço.
Sala de jantar, cozinha e área de lazer integradas - a integração amplia a funcionalidade e dá a sensação de maior espaço.

 

 
Os ambientes das salas integradas devem ser clean para não cansar os moradores.
Os ambientes das salas integradas devem ser clean para não cansar os moradores.

 

 
 

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus