Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Arquitetura e Construção

A importância do arquiteto acompanhar a obra de perto.

  • A arquiteta Valéria Ferreira Reis Latorraca fala sobre a importância do arquiteto acompanhar cada passo de uma obra, como forma de evitar desperdícios e de primar pela qualidade dos materiais utilizados na construção.

    .

     

    .
    A arquiteta Valéria Ferreira Reis

     

    Para você que deseja realizar o sonho de construir sua casa, é essencial conhecer algumas das etapas de uma obra. Dentre as várias etapas há, por exemplo, o planejamento e o orçamento da obra. Mas a primeira delas é contratar um profissional para desenvolver o projeto, pois é uma exigência dos órgãos públicos da cidade.
    Quando se pensa em construir, não importa o tamanho da edificação ou a complexidade do projeto. Primeiramente é necessário  planejar, ou seja, definir as fases, traçar o passo a passo que irá gerar mais tranquilidade e confiança para as partes envolvidas, além de viabilizar a execução.
     
    Construção em alvenaria.
    Construção em alvenaria.

     

    Acompanhar a execução da obra por um profissional arquiteto, com certeza facilitará a realização de seu sonho. Para que tudo saia de acordo com o gosto do cliente, a arquiteta Valéria Reis diz que é necessário uma idealização bem feita, pois, tudo começa no projeto, quando é possível detectar o desejo de cada cliente.
    “Assim, desde o orçamento, compra de materiais, execução, e contratação de mão de obra, o arquiteto é o profissional preparado para viabilizar sua reforma ou construção, garantindo o melhor resultado e a satisfação de sua família. O arquiteto pode criar soluções que garantam a segurança, o conforto e a beleza para sua casa”, ressalta Valéria.
    Valéria fala da importância do acompanhamento dos gastos financeiros, orçamentos e definições de planilhas confiáveis e bem elaboradas, onde é possível visualizar com transparência os custos de materiais e mão de obra, tendo em vista a obtenção dos menores custos possíveis.
     
    Aplicação de manta asfáltica em piscina.
    Aplicação de manta asfáltica em piscina.

     

    A arquiteta afirma que há vários tipos de acompanhamento de obra, onde o modelo adequado deve ser definido previamente com o cliente e constar em contrato, o que trará uma transparência na relação entre as partes. “O gerenciamento total inclui a contratação de materiais, serviços e mão de obra de confiança. As visitas ao canteiro de obras são feitas diariamente, quantas vezes necessárias. No gerenciamento parcial, alguns itens são gerenciados pelo arquiteto, enquanto outros, como a compra de materiais e o pagamento a terceiros, ficam sob a responsabilidade do cliente. O número de visitas a obra é feito regularmente, prontamente com a demanda.”
     
    Demarcação do gabarito da obra.
    Demarcação do gabarito da obra.

     

    Valéria explica que o arquiteto não trabalha apenas com a parte estética da obra, já que por trás de todo o trabalho há uma sólida base de conhecimentos técnicos, essenciais para o planejamento e execução de um bom projeto. No trabalho de arquitetura são priorizados tanto a segurança e questões fiscais, quanto o lado estrutural, sem deixar a beleza do projeto de lado.
    “Nas construções em geral, podem ser encontrados problemas decorrentes de execuções sem o acompanhamento de profissionais adequados, aquisição de materiais de baixa qualidade ou com defeitos, entre tantos outros problemas. As reformas também tendem a trazer aborrecimentos se não houver bom planejamento. Se quiser construir ou reformar sem ter dor de cabeça, é preciso planejar, organizar”, afirma.
     
    Valéria explica ainda que a parceria com outros profissionais é muito importante, afinal, cada um tem sua especialidade e deve trabalhar naquilo que o compete. “O cliente tem que ter em mente que investir em arquitetura é sinônimo de economia. Você evita gastos extras e valoriza o seu imóvel”, ressalta.
     
    Instalação de forro de pvc.
    Instalação de forro de pvc.

     

    A interação com os fornecedores, segundo Valéria, é outro ponto de extrema importância, já que para a execução de um projeto é necessário alguém que tenha conhecimento do projeto a fundo. “É papel do arquiteto garantir que a construção seja realizada dentro do prazo estipulado, com respeito ao custo previsto e aos padrões de qualidade e desempenho desejados pelo cliente”, finaliza a arquiteta.
     
    Renato Rodrigues Delfraro

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.