Última Edição
Jul / Ago 2019
Jul / Ago 2019

Assiantura Online

Recebe a última edição da
Foco Magazine no conforto
de seu endereço!

Quero Assinar Última Edições

Informe Publicitário

Artroscopia do Quadril

  • Esta provavelmente foi a área da Cirurgia do Quadril que apresentou a maior e mais expressiva evolução nos últimos anos.

    O termo artroscopia se refere a uma técnica cirúrgica, ao ato de “olhar a articulação”. 
    Isto é possível através do uso de micro-câmeras e instrumentos especiais, de pequeno calibre, que nos dão acesso ao interior das articulações sem a necessidade dos acessos cirúrgicos das cirurgias tradicionais. Com o desenvolvimento deste procedimento muitos pacientes se beneficiaram com a preservação do quadril natural, pois o conhecimento a respeito das patologias do quadril tem se desenvolvido cada vez mais. Do mesmo modo evoluiu o emprego dos materiais e técnicas utilizadas, diminuindo também o risco de complicações.
     
    O que pode ser tratado pela artroscopia do quadril?
     
    As patologias mais frequentes são:
     
    .
    Impacto fêmoroacetabular

     

     
     
     
     
    Esta patologia tem sido cada vez mais diagnosticada e estudada. Refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Geralmente os primeiros sintomas são fisgadas ou travamentos no quadril. Estes sintomas podem surgir em movimentos como entrar e sair do carro, ao levantar-se da cama, ao calçar sapatos, etc.
    Pode haver desconforto também após ficar muito tempo sentado ou andando. A dor localiza-se mais frequentemente na “raiz da coxa”. O tratamento adequado e precoce desta patologia pode evitar uma futura artrose (“desgaste”) na articulação do quadril.
     
    .
    Lesões de Labrum

     

     
     
     
     
    O Labrum é uma estrutura semelhante ao conhecido menisco do joelho. Fica localizado na borda de todo o osso do acetábulo, que é a parte do osso da bacia onde o fêmur se encaixa. A dor na virilha é o sintoma mais comum nas lesões labrais. É muito comum o paciente envolver o quadril com a mão indicando que a dor é profunda. A dor decorrente destas lesões também acomete a região glútea e a parte de trás da coxa, eventualmente.
     
    O tratamento cirúrgico por video artroscopia do quadril é frequentemente necessário. Tem como objetivo principal a reparação da lesão labral através de pontos especiais (suturas com mini-âncoras) que restauram a anatomia lesada da melhor forma possível.
     
    Quadril em Ressalto
     
    Nesta patologia ocorrem estalidos ou cliques em certos movimentos dos quadris. 
    Estes podem ser sentidos ou ouvidos pelo paciente ou até por pessoas próximas. Às vezes são bem evidentes, dando a impressão visual de que algo “sai do lugar”.
    .
    Síndrome da dor lateral do quadril

     

     
     
     
     
    Esta representa um número de desordens da região peritrocantérica lateral do quadril, entre elas, bursistetrocantérica, lesões dos tendões glúteos médio e mínimo e ressalto externo da coxa. Devido a escassez de informações relacionadas ao diagnóstico e manejo destas desordens, muitas vezes estas não são reconhecidas, levando a atrasos no tratamento mais apropriado.
     
    Lesões do ligamento redondo
     
    Fatores como trauma, ligamentos frouxos e lesões esportivas podem ser a causa da disfunção ligamentar do quadril, pois geralmente influenciam a maneira que a cabeça femoral se move em extremos de movimento. O tratamento das lesões ligamentares capsulares e do ligamento redondo, através da artroscopia do quadril é cada vez mais frequente.
     
     
    Síndrome glútea profunda
     
    Mais comumente os sintomas são de dor na nádega ou no quadril e hipersensibilidade na região glútea. A dor é do tipo ciática e muitas vezes confundida com patologias da coluna lombar. Observa-se também intolerância para sentar-se na mesma posição por mais de vinte ou trinta minutos. 
    Progressos no conhecimento da região glútea profunda causando sintomas no nervo ciático representam mudança radical na forma diagnóstica e terapêutica de abordar-se esta patologia.
     
     
    Dr. André Schmidt Soares é médico ortopedista, formado pela PUC-SP, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), realizou especialização em cirurgia do Quadril na PUC-SP, especialização em cirurgia do joelho no Hospital IFOR-SP. Está apto e capacitado a realizar procedimentos cirúrgicos por artroscopia do quadril, como os citados nessa matéria. 
    Trabalha na Santa Casa de Misericórdia de Passos e tem seu consultório localizado na Rua Santa Casa, 223 Sala 09 (MEDCENTER), Passos - MG - Telefone: 35 3413-5055
     

    Dr. André realizando aprimoramento da técnica no laboratório de artroscopia de quadril da AANA (Arthroscopy Association of North America) em Chicago - EUA (Julho - 2018).

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.