Última Edição
Especial 2021
Especial 2021

Esporte e Saúde

Professor ou profissional de EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Marcelo Campos Machado
  • 1º de setembro, comemora-se o dia do Profissional de Educação Física, mas qual seria a diferença entre professor de Educação Física e Profissional de Educação Física?

    .

     

     
    Começamos pelo conceito de professor; “ professor é o profissional que ministra aulas ou cursos em todos os níveis educacionais (educação infantil, fundamental, ensino médio e superior). No dia 15 de outubro se comemora o dia do Professor. É uma das profissões mais antigas e mais importantes”.
     
    O surgimento, manutenção e extinção de uma determinada profissão, ao longo da história, é determinada pelas relações de produção existentes em sua época e não por meras concessões legais do Estado. Uma determinada profissão que, no contexto de sua época, pode ser muito respeitada e útil à sua sociedade, em outro momento histórico poderá ter o seu papel extremamente reduzido, ou ser simplesmente extinta, devido à modernidade tecnológica, aos interesses do capital, ao processo de industrialização.
     
    Um exemplo é o caso dos alfaiates, profissionais respeitados nas primeiras décadas do século XX. Com a evolução da indústria, os alfaiates ficaram reduzidos e hoje é raro uma alfaiataria. Por outro lado, novas profissões surgiram, exemplificando, os profissionais de Educação Física, não confundir com os professores de Educação Física.
    Criada oficialmente na década de 30, a obrigatoriedade da Educação Física nas escolas brasileiras exigiu a presença do professor de Educação Física, de forma participativa, na formação de nossos jovens, no incentivo da prática regular de atividades físicas saudáveis, muito além de seu dever de ministrador de aulas e repetidor de exercícios.
     
    Com o desenvolvimento do desporto competitivo e de participação, surgiram as academias e clubes esportivos, com intuito da prática de atividades regulares e na formação de novos atletas, um novo filão comercial. Neste espaço, aparecem os serviços prestados pelos professores de Educação Física, fora da estrutura das escolas.
    Cria-se a Lei 9.696/98 que regulamenta a profissição dos professores e profissionais de Educação Física, em defesa dos interesses da classe e da sociedade em geral.
    As duas classes, professor e profissional de Educação Física, são fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade mais saudável, o professor que nas quadras das escolas incentiva o aluno a tornar-se um atleta, o profissional, nas academias, clubes, praças, ruas, incentiva a todos á pratica de uma atividade física regular e sua importância na qualidade de uma vida mais saudável.
     Neste mês de setembro, dê um abraço em seu professor ou profissional de Educação Física, seu corpo agradece.
     
    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.