Em Foco

Voc está em: Home, Em Foco, Escritores mineiros se encontram em Passos

Abril de 2012

Escritores mineiros se encontram em Passos

Rosa Maria Cardoso Beraldo - Secretária de Educação.
Rosa Maria Cardoso Beraldo - Secretária de Educação.

Escritores do Clube das Editoras Mineiras vão participar da primeira Feira Literária de Passos, a 1ª FLIPASSOS, na semana de aniversário da cidade; tendas para a venda de livros serão montadas na Praça do Rosário e diversas outras atividades artísticoculturais vão acontecer durante o evento.

Praça do Rosário, em Passos, recebe em maio um evento inédito, que poderá marcar para sempre a história cultural da cidade, mais propriamente na área de literatura. Através dos departamentos de Cultura e Educação, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel) do Município realiza no período de 8 a 14 de maio a 1ª FLIPASSOS – a primeira Feira Literária de Passos. Escritores do Clube das Editoras Mineiras (CEM), autores locais e estudantes de todas as escolas da cidade terão participação especial no evento.

A feira faz parte da programação de aniversário da cidade e irá terminar no dia do desfi le cívico de 14 de maio, quando escritores e estudantes irão desfi lar juntos, encerrando de forma mais que especial o evento literário. “Cada escola trabalhará com um escritor e apresentará sua obra no desfi le”, explica a secretária de Educação, Rosa Maria Cardoso Beraldo.

O objetivo principal da feira é despertar o gosto, principalmente das crianças e adolescentes, pela leitura. Por isso, a FLIPASSOS terá como enfoque a literatura infantil, infanto-juvenil e também haverá espaço para obras voltadas para jovens e adultos.

Autores convidados

Estão confi rmadas as presenças de 14 escritores do Clube das Editoras e sendo defi nidas as participações de autores de Passos e região, que vão fazer uma verdadeira interação com os alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino. “Durante uma semana, a cidade respirará cultura e literatura”, disse Rosa Beraldo, explicando que diversas atividades estão programadas para a FLIPASSOS.

São oficinas, palestras, bate-papos e mesas redondas com escritores e estudantes, além de apresentações musicais e teatrais. Um selo comemorativo da feira, com arte criada pelo escritor e publicitário radicado em Passos Marco Túlio Costa, será lançado pelos Correios e vai ser utilizado pela Prefeitura, através de seus diversos órgãos, em toda a correspondência a partir de maio. 

Rosa Beraldo faz questão de ressaltar que Marco Túlio Costa está acompanhando toda organização e promoção da FLIPASSOS desde o início do projeto, trabalhando com ela e com as diretoras Samyra Marques Viscondi (Cultura) e Zinete Guimarães Rattis (Educação) na programação do evento e no contato com as editoras e os convidados. “E nós queremos envolver toda a região, convidando secretários de Educação dos municípios da área da Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande)”, disse a secretária.

A feira será realizada na Praça Geraldo da Silva Maia, a Praça do Rosário, do dia 8 a 14 de maio, com atividades durante todo o dia. Serão montadas tendas para a venda de livros e desenvolvidas diversas atividades na praça, na Casa da Cultura e no Palácio da Cultura. “Nós teremos ofi cinas literárias para todas as pessoas, para isso iremos criar ambientes adequados para desenvolver essas ofi cinas”, disse Rosa Beraldo.

Será montado um palco para a apresentação de música e poesia, como a do grupo de performances poéticas Vastafala, formado por Arlete Porto, Gilda Parenti, Clélia Monteiro e Antônio Terêncio.

Para estimular a leitura haverá o vale- -livro, onde empresas parceiras que aderirem ao projeto receberão este para oferecer a seus funcionários e ou clientes.

FLIPASSOS terá atrações musicais

O evento terá também três grandes atrações paralelas: a seresta do grupo musical “Minas ao Luar”, que se apresenta em 12 de maio, na Praça do Rosário; no dia 13, o show de “Edinho Santa Cruz” com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (composta por 43 músicos) e, em 14 de maio, “O Teatro Mágico”, grupo musical que usa ingredientes das artes cênicas em seus espetáculos – ambos no Parque de Exposições Adolpho Coelho Lemos.

A abertura do evento será com a secretária- executiva da Fundação Biblioteca Nacional , Maria Antonieta Cunha, professora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e ex-secretária de Cultura da Prefeitura de Belo Horizonte. A programação, com data e horário da presença de cada escritor na FLIPASSOS, será defi nida nas próximas semanas.

Quem vem para a 1ª FLIPASSOS

Vários escritores confi rmaram presença na 1ª FLIPASSOS (Feira Literária de Passos). Quatorze são do Clube das Editoras Mineiras (CEM) e outros, de Passos e região, sendo que alguns estão defi nindo suas participações. Dos escritores locais, três lançarão livros: Marco Túlio Costa, Décio Martins Cançado e Benedito José. Outros escritores passenses que moram fora da cidade também irão participar do evento: Alexandre Brandão, Alexandre Marino e Gilberto Abreu.

O CEM é formado por oito editoras: Aletria, Autêntica, Dimensão, Duvolsinho, Lê, Mazza Edições, RHJ e Uni Duni Editora. Abaixo, os escritores que pertencem a esse clube e que estarão em Passos para a feira literária – um deles, Antônio Barreto, é de Passos, radicado em Belo Horizonte e colunista da Foco.

Enio Modesto

.

 

Antônio Barreto

26 livros e participação em 17 coletâneas e antologias.
Vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, dentre eles três prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro; Prêmio Nacional de Literatura/ UFMG, Prêmio Bienal do Livro de
BH, Prêmio Bienal Internacional do Livro de SP e Prêmio Internacional da Paz/Poesia (ONU).

 

.

 

Marcelo Xavier

10 livros infanto-juvenis e diversos prêmios, dentre eles: Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do livro, em 1986, 1993 e 2001, 2005; Prêmio APCA - Assoc. Paulista de Críticos de Arte, em 1990 e 93; Prêmio da Associação Brasileira de Escritores, em 1997; Prêmio Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, em 1987, 1990, 1993, 1998 e 2001.

 

.

 

Luís Giffoni

21 livros publicados. Várias premiações: APCA – Associação Paulista de Críticos de Arte, Prêmio Minas de Cultura, Prêmio Nacional de Romance e Prêmio Nacional de Contos Cidade de Belo Horizonte e Prêmio Jabuti.

 

.

 

Cláudio Martins

40 livros para crianças, ilustrador de outras 300 histórias e mais de mil capas de livros de várias editoras. Prêmios internacionais, nacionais e municipais, entre eles o Jabuti (1991 e 1992), da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA (1992), autor revelação e melhor livro para crianças (FNLIJ) e Adolfo Aizem de Ilustração, pela UBE (1993,1994 e 2004).

 

.

 

Dagmar Braga

Possui textos publicados em a n t o lo g i a s , jornais, revistas e sites literários, como no Suplemento Literário de Minas Gerais, Revista Poesia Sempre, Mininas, Germina Literatura e Calíope. Finalista do Prêmio Jabuti com Geometria da Paixão (Poesia), em 2009.

 

.

 

Cristina Agostinho

12 livros publicados, oito deles infanto- -juvenis, e diversos prêmios, dentre os quais: Prêmio Adolfo Aizen da UBE de melhor livro juvenil, categoria Realidade; Prêmio João de Barro (Prefeitura de BH) e Bolsa Vitae de Cultura.

 

.

 

Neusa Sorrenti

20 livros. Premiada pela FNLIJ por "O encantador de pirilampos", em 1998, e seleções para catálogos da Feira de Bolonha, Itália (2000 e 2009).

 

.

 

Ronaldo Simões Coelho

37 livros infanto-juvenis publicados; prêmios de melhor livro infantil de 2009 pela FNLIJ e pela Fundação Biblioteca Nacional.

 

.

 

Léo Cunha

32 livros e 20 coletâneas. Principais prêmios: Jabuti, FNLIJ, ABE, João de Barro e Concurso de Histórias Infantis do Paraná.

 

.

 

Nelson Cruz

Autor de 13 livros e ganhador, por três vezes, do prêmio Jabuti, na categoria Melhor texto Infantil ou Juvenil – 2º lugar, com "Chica e João", em 2001; 3º, em 2005, com "No longe dos gerais"; e 1º lugar, com "Os herdeiros do lobo", em 2010.

 

.

 

Branca Maria de Paula

18 livros e 12 obras coletivas. Grande Prêmio Minas de Cultura da Secretaria Estadual da Cultura por um "Um Fio de Camelo" e Menção Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil por "Pacífi co, o Gato".

 

.

 

Sérgio Fantini

Autor de livros de poemas, textos em diversas antologias e mais oito livros.

 

.

 

Jaime Prado

5 livros publicados e uma coletânea. Prêmio Nacional Guimarães Rosa (1982) por "Fichas de Vitrola".

 

.

 

Maurilo Andreas

4 livros publicados. Os mais recentes são "Todas as Estrelas do Mundo" e "Estranhas Histórias", ambos de 2010.


© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus