Turismo

Você está em: Home, Turismo, Região oferece diversos atrativos para as férias de Janeiro

Janeiro de 2013

Região oferece diversos atrativos para as férias de Janeiro

.

 

 

O Lago de Furnas, por sua imensidão é um mar em Minas. O lago recebe por ano, milhares de pessoas que reservam durante alguns dias, momentos sublimes de pura intimidade com a natureza. Uma das opções favoritas dos turistas ou mesmo de passenses ávidos por água é o passeio de Chalana, do idealizador e dono do empreendimento, Ricardo Ribeiro Maia.

.

Os passeios, explica o administrador da Chalana, Eduardo Macedo, acontecem geralmente nos fins de semana mas com a chegada das férias, nada impede que aconteçam no meio da semana. Ele só adianta que é necessário agendar antes. “Podemos fazer o passeio em qualquer dia, basta que a pessoa ligue para nós com antecedência. É um tipo de passeio que agrada a todos: crianças, adultos e idosos. Não há quem não se encante com as belezas naturais avistadas a bordo de uma chalana”, fala Eduardo.

Há dois horários para passear de chalana: às 10h e às 14h, tendo cada um deles três horas de duração. A saída para o passeio é de frente ao Restaurante do Turvo (km 306 da MG 050).

Durante o trajeto há duas paradas básicas: um dos destaques são os Canyons, com suas formações rochosas que revelam um cenário surpreendente e belo. Outra parada é na Lagoa Azul, que completa o passeio com uma beleza ímpar de águas cristalinas e com formações de piscinas em tons de verde esmeralda. É perfeito para quem deseja mergulhar.

Passeio de Chalana: reunião entre amigos e contemplação da natureza.
Passeio de Chalana: reunião entre amigos e contemplação da natureza.

“Paramos por cerca de meia hora no Canyon e na Lagoa Azul. É o momento em que as pessoas fazem fotos e contemplam as maravilhas do local. Para quem gosta de apreciar a natureza, o passeio é perfeito e completo”, comenta Eduardo. 

A chalana atua há 15 anos no mercado e é licenciada pela Marinha Brasileira. Operam a chalana três tripulantes e o contra mestre fl uvial. Um dos diferenciais de quem já fez o trajeto é o conforto oferecido aos turistas. Disponibiliza bar a bordo e banheiros masculino e feminino. Tem toda segurança necessária como: coletes salva-vidas e barco de apoio. A embarcação é coberta e é oferecido som mecânico, fazendo a viagem ficar mais divertida e alegre.

“A chalana comporta 114 pessoas. O grande barato deste passeio é que dá para reunir muita gente. Pra se ter uma ideia, já realizamos na chalana, aniversários, um casamento e muitas, muitas confraternizações de empresas, principalmente agora no fi m do ano. Em todas as épocas 

Equipamento comporta 114 pessoas. Organizadores já realizaram até casamento a bordo da Chalana.
Equipamento comporta 114 pessoas. Organizadores já realizaram até casamento a bordo da Chalana.

é a mesma animação: férias, carnaval, semana santa, saco cheio e em feriados. Hoje o passeio de chalana virou referência em segurança e comodidade. É um ótimo passatempo para todas as faixas etárias”, esclarece Eduardo.

O Paraíso

Outra grande opção para os amantes da natureza, mais propriamente para o visitante consciente, é o passeio no Paraíso Perdido, que fi ca no município de São João Batista do Glória a 23 km de distância. Repleto de belezas naturais, a área foi comprada pelo empresário Hebert Mendonça com o objetivo de ser preservada e há alguns anos está arrendada e administrada pelo seu irmão, Wladis Eder Mendonça. O passeio, explica Hebert, é ideal para pessoas que amam a natureza e que se preocupam em preservar o seu estado natural. “Pela insistência de muitas pessoas que queriam conhecê-la, precisamos construir uma estrutura eco sustentável para que os visitantes pudessem visitá-la sem degradá- la. Nosso foco principal é esse: fazer com que o turista conheça, aprecie, se maravilhe, mas não explore, degrade, destrua, muito pelo contrário, nossa maior preocupação é conservá-la e preservá-la. Tanto é que recebemos um número limitado de pessoas comprometidas com o meio ambiente" fala o empresário acrescentando.

A natureza preservada do Paraíso Perdido.
A natureza preservada do Paraíso Perdido.

Milhares de pessoas chegam aqui e ficam atônicas com as belezas naturais. Muitas buscam o lazer, a diversão, mas o público maior são pessoas que chegam interagir com a natureza, vivenciar intimamente este contato com ela sem degradá-la”.

O Paraíso Perdido fica localizado em um vale cortado pelo Ribeirão Quebra Anzol, com canyons, mais de 18 piscinas naturais multi coloridas e quedas de águas límpidas e cristalinas que correm sobre pedras de quartzito predominantemente branco e com as mesmas características da Serra da Canastra. Há no local lanchonete/restaurante, banheiros com chuveiros de água quente, área para camping com pias, tanque, mesas e churrasqueiras debaixo de árvores. O horário de visita funciona das 8h às 18h do mesmo dia. De camping, das 8h às 8h do outro dia. O local é fechado todos os dias das 22h às 7h.

Venha dar um mergulho nas águas cristalinas do Paraíso Perdido.
Venha dar um mergulho nas águas cristalinas do Paraíso Perdido.

De olho no tempo e na segurança 

Apesar de estar situado no município de São João Batista do Glória, o lugar está mais próximo de São José da Barra, portanto, Hebert Mendonça alerta quem for visitar o Paraíso Perdido, que observe antes de sair de casa a previsão do tempo dessas duas cidades mineiras, já que no verão são muito comuns as enchentes e as trombas d’águas.

“A primeira coisa que o visitante consciente tem que fazer antes de pisar no Paraíso Perdido é essa: olhar a previsão do tempo antes de sair de casa. Há perigo de enchentes e trombas d’águas ocasionadas pelas chuvas desta temporada. Tudo que passe de 3 milímetros é preocupante”, fala Hebert indicando um site idôneo para tal fim, o www.tempoagora.com.br/ previsaodotempo.html/brasil/saojosedabarra-mg, lembrando que é uma previsão, portanto, poderá ser diferente. “Ande devagar com cuidado, pare para observar e fotografar, evite pular das encostas e se for usar o ribeirão e não souber nadar, use colete salva vida.”

No Paraíso Perdido a natureza está intacta.
No Paraíso Perdido a natureza está intacta.

O melhor horário para visitar o Paraíso é no período da manhã, pois a maioria das chuvas ocorrem no período da tarde que é quando está mais quente. “Para pessoas com consciência ambiental elevada, para pessoas que se preocupam com o bem estar físico, mental e espiritual, o Paraíso Perdido é o passeio ideal. Tem gente que vem aqui para pedalar, fazer caminhadas, pic nic com a família, nadar, apenas meditar, e principalmente para apreciar toda beleza e encanto do lugar. Temos trilhas aqui abertas por animais silvestres intactas, elas estão lá há anos e são usadas para vários tipos de esporte evitando abertura de outras . E apesar de ser usada para esse fim hà anos, as trilhas não são degradadas, estragadas. Esse é o grande barato, a natureza está prezervada", explica Hebert.

Graciela Nasr

Mais sugestões para quem quer ficar por aqui nessas férias

 
1 - Pousada Canastra Inn - estrada do Esmeril Km 12 - Serra da Canastra
(35) 8401-6635 - Klaus Werner Hamma - www.pousadadacanastrainn.com.br
 
2 - Pousada e Sítio Santo Antonio - Estrada São João Batista do Glória - Delfinópolis - Sentido Babilônia Km 16
(35) 3521-9571 // (35) 9981-1446 - Aida e João - www.pousadaesitiosantoantonio.com.br
 
3 - Pousada das Orquídeas - Situada a 18 Km de São João Batista do Glória
(35) 3524-1208 // (35) 3521-5935 - www.pousadadasorquideas.com.br
 
4 - Pousada Boa Esperança - estrada São João Batista do Glória em direção à cachoeira Casca D'Anta (27 Km)
(35) 3524-1426 - Eninho ou Gasparina - www.pousadaboaesperanca.com.br
Paraíso Perdido

© Copyright 2013 Foco Magazine

by Mediaplus