Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

A prática da atividade física no frio

  • Marcelo Campos Machado
  • A partir dos próximos meses, estaremos na estação de inverno, período que nos alimentamos mais, procuramos ficar cada vez mais inertes e debaixo de um bom cobertor. O estado gripal é mais comum neste período, consequência de uma temperatura baixa e ar seco. Neste ambiente é que o nosso corpo sofre uma verdadeira “agressão” com a chegada da estação mais fria. O que fazer para continuar com a prática de atividade física, ou melhor, o que fazer para não interromper a caminhada ou a corrida nesta situação climática?

    Algumas informações são imprescindíveis:

    NÃO CORRER GRIPADO – algumas pessoas acreditam que o exercício físico e o suor facilitam a saída da virose do corpo, porém pesquisas da Medicina e Cardiologia do Esporte recomendam que no caso de gripe o melhor é ficar de repouso. Estas pesquisas detectaram que as atividades físicas nas pessoas com infecção gripal aumentaram a miocardite (inflamação do miocárdio, camada muscular grossa da parede do coração) viral, principalmente por falta de repouso, causando arritmias cardíacas.

    ALONGAMENTO – neste período faz-se necessário um longo alongamento, pois contribui para o aquecimento muscular e ajuda na diminuição das lesões musculares.

    ROUPAS ADEQUADAS - no inverno as roupas devem ser adequadas para se proteger da perda rápida de calor, principalmente nas mãos, pés e rosto; após a prática da atividade física é importante trocar a roupa suada e novamente agasalhar-se.

    HIDRATAÇÃO – a temperatura baixa diminui a percepção da sede, a ingestão de líquidos aqueci-dos (não alcoólicos) durante e após os exercícios são fundamentais, mas não exagere nos chás ou cafezinhos, pois são diuréticos e podem desidratar ainda mais.

    Todas estas informações são vitais para não deixar de praticar atividade física no frio, seu corpo estará inundado de substâncias, de bem-estar e você terá aquela sensação de dever cumprido com a sua saúde, seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.