Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Esporte e Saúde

A atividade física previne câncer de pulmão e cólon em homens aos 50 anos

  • Marcelo Campos Machado
  • Atividade Física.

     

    A prática da atividade física faz bem à saúde, todos nós somos sabedores, mas agora, a ciência achou mais uma vantagem para quem se exercita. Um estudo conduzido e apresentado no último mês de junho no Encontro Anual da American Society of Clinical Oncology, pela Universidade de Vermont (EUA), demonstrou que homens que praticam atividade física e estão em forma na meia idade, têm menores chances de apresentar quadros de câncer.

    A pesquisa foi realizada com 17.049 homens, na faixa etária de 50 anos, acompanhados por duas décadas. Todos foram submetidos a um teste cardiovascular e classificados de acordo com os níveis de energia consumida nos exercícios. Foram divididos em grupos e acompanhados para verificarem as chances deles de desenvolver câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de próstata.

    Neste meio tempo, 2.332 homens foram diagnosticados com câncer de próstata, 277 com câncer de pulmão e 276 com câncer de cólon. Comparando a incidência dentro de cada grupo, verificaram que o risco de câncer de pulmão ou colo- retal foi reduzido de 68% para 38% na equipe com melhores resultados no teste cardiovascular. Já o câncer de próstata não teve tanta diferença. Além disto, homens fisicamente ativos tiveram as chances de morrerem devido a estas doenças reduzidas em 13%.

    Não só a atividade física, mas outras medidas são necessárias para afastar, ou melhor, prevenir vários tipos de câncer: não fumar; não abusar de bebidas alcoólicas; evitar o consumo excessivo de açúcares, carnes vermelhas e alimentos ricos em sódio e conservantes; usar filtro solar diariamente e não expor ao sol no período entre 10h e 16h.

    Pratique atividade física todos os dias, no mínimo 30 minutos, mantenha-se atento a sua saúde, faça sempre um check-up anual, seu corpo agradece.

    por Marcelo Campos Machado

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.