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Nov/Dez 2019
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Gestão de Negócios

Estamos vivendo um novo mercado.

  • Como você está preparando sua organização para este momento?

    Em tempos de economia globalizada, inovações constantes, alta competitividade, aumento de produtividade, lançamentos e mais lançamentos de novas tecnologias, é comum se ouvir nas organizações metas cada vez mais audaciosas, logicamente com prazos cada vez mais curtos. As decisões gerenciais e a prática nas ações ganham a marca do ‘’corre-corre’’. O imediatismo passa a ser a palavra de ordem do dia a dia das organizações, e os resultados são esperados, muitas vezes, com aflição, pois é neles que repousa a esperança da continuidade da organização.

    Em momentos assim, de convivência constante com as incertezas do mercado, de estarmos ou não no caminho certo, nos resta como alternativa estudar e entender o mercado em que vivemos atualmente: devemos analisar os players participantes deste e os clientes que queremos atender, definir dentro das nossas organizações qual é a nossa verdadeira missão, e determinar com clareza a visão estratégica do nosso negócio. Mickel Porter, um dos maiores escritores de estratégia do mundo, nos diz que “Quando não sabemos para onde queremos ir, qualquer vento é bom”. Assim, enquanto gestores de negócios, devemos estar atentos ao Posicionamento Estratégico da nossa organização no mercado, ou seja, definir qual segmento, qual público alvo iremos buscar. Da mesma forma, qual será nosso Trade Off, ou melhor, quais clientes não queremos atender. Isto mesmo: quais clientes não queremos atender!!! Se não tivermos esta definição, corremos o risco de perder energia focando em um público que não é interessante para nossa empresa, enquanto que nossos concorrentes nos tomam fatias preciosas de mercado do nosso público alvo.

    Temos que buscar constantemente a Vantagem Competitiva e, se já temos uma, temos que fortalecê-la ainda mais. Mas afinal, o que é Vantagem Competitiva? Faça uma pergunta a si próprio: por que o cliente faz negócio com você, usa seus serviços, compra seus produtos, e não compra do seu concorrente? Se conseguir responder isto, você está no caminho correto. Vantagem Competitiva é o que a sua organização consegue oferecer ao seu cliente, e que a do seu concorrente não consegue. Esta vantagem pode ser um produto inigualável, um serviço diferenciado, um preço muito baixo, uma ótima localização, ou até mesmo condições de pagamentos muito diferenciadas.

    Entretanto, se você está em dúvida quanto à sua Vantagem Competitiva, talvez seja melhor tentar descobrir quais são os fatores críticos de sucesso do mercado em que a sua organização atua. Fatores Críticos de Sucesso são aquelas condições fundamentais, que precisam ser satisfeitas para que a instituição tenha sucesso na sua área de atuação, são as condições que a instituição tem que ter para sobreviver. Tais fatores são da organização, mas quem os define, na verdade, é o mercado. Lembre-se: o mercado é soberano. Portanto, se não atendermos às suas exigências, estaremos fora do mesmo.

    por Wêsley Andrade

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