O pedal das meninas surgiu em maio de 2012. A idealizadora do projeto, a empresária Tereza Sawaya, conta que sempre gostou de ciclismo, mas que só aprendeu a andar de bicicleta depois dos 50 anos. Quem a ensinou foi seu personal trainer, Guto Dias, que lhe sugeriu a ideia de montar um grupo de ciclismo exclusivo para mulheres.
“A missão do projeto é promover a saúde através da prática esportiva e do lazer, como também a integração entre as mulheres, através de um esporte que sempre foi muito associado aos homens”, explica Tereza.
Segundo a coordenadora do projeto, os passeios acontecem sempre no último domingo de cada mês e o grupo se reúne em frente à loja da Reserva Natural, de onde partem para a zona rural e andam por volta de 20 a 30 km. Entre os roteiros já percorridos pelo grupo estão as comunidades rurais das Águas, Julieira, Bananal, Morro do Café entre outras. O pedal também tem realizado edições noturnas quinzenais às quintas-feiras.
“É tudo muito organizado. Temos camiseta, equipamentos de segurança, levamos frutas e um carro de staff, para dar apoio no caso de acontecer algum problema durante o percurso”, explica Tereza. Nas camisetas sempre vem escrita uma mensagem de conscientização, com mensagens alusivas a campanhas de respeito no trânsito ou de programas relacionados à saúde da mulher. Para reforçar o caráter social do projeto, o grupo também realiza a arrecadação de alimentos para distribuir em instituições da cidade. “Para breve já estamos pensando em uma palestra voltada para as mulheres, esclarecendo sobre os seus direitos”, ressalta Tereza.
A coordenadora explica que o número de inscrições varia a cada mês, entre 35 a 40 mulheres. “O grupo é heterogêneo, com mulheres de diversas idades e diferentes profissões”, destaca. As inscrições são feitas na loja Reserva Natural ou pelo telefone 3529-2100. Para participar basta ter uma bicicleta em boas condições e os equipamentos de segurança, como capacete, óculos para a prática de esporte, luvas, luzes para o caso de pedalar à noite e vontade de pedalar. A taxa de inscrição é R$ 30,00.
Os fotógrafos Dener Silveira e Thaine Ribeiro, especialistas na cobertura de eventos esportivos, fazem as fotos durante o percurso, para postar na página que o grupo tem no facebook (confira fotos de todos os passeios já realizados), e registrar momentos inusitados durante o passeio. “Sempre surgem fatos interessantes ao longo do caminho. Já atravessamos córregos e encontramos, por duas vezes, uma jiboia (foto no nosso site) na estrada da Julieira”, destaca Tereza.
Renato Rodrigues Delfraro