Última Edição
Janeiro/Março 2020
Janeiro/Março 2020

Esporte e Saúde

Dois anos do Pedal das Meninas

  • Marcelo Campos Machado
  • Pedal das meninas.

    O pedal das meninas surgiu em maio de 2012. A idealizadora do projeto, a empresária Tereza Sawaya, conta que sempre gostou de ciclismo, mas que só aprendeu a andar de bicicleta depois dos 50 anos. Quem a ensinou foi seu personal trainer, Guto Dias, que lhe sugeriu a ideia de montar um grupo de ciclismo exclusivo para mulheres. 

    “A missão do projeto é promover a saúde através da prática esportiva e do lazer, como também a integração entre as mulheres, através de um esporte que sempre foi muito associado aos homens”, explica Tereza.

    Segundo a coordenadora do projeto, os passeios acontecem sempre no último domingo de cada mês e o grupo se reúne em frente à loja da Reserva Natural, de onde partem para a zona rural e andam por volta de 20 a 30 km. Entre os roteiros já percorridos pelo grupo estão as comunidades rurais das Águas, Julieira, Bananal, Morro do Café entre outras. O pedal também tem realizado edições noturnas quinzenais às quintas-feiras.

    Pedal das meninas.

    “É tudo muito organizado. Temos camiseta, equipamentos de segurança, levamos frutas e um carro de staff, para dar apoio no caso de acontecer algum problema durante o percurso”, explica Tereza. Nas camisetas sempre vem escrita uma mensagem de conscientização, com mensagens alusivas a campanhas de respeito no trânsito ou de programas relacionados à saúde da mulher. Para reforçar o caráter social do projeto, o grupo também realiza a arrecadação de alimentos para distribuir em instituições da cidade. “Para breve já estamos pensando em uma palestra voltada para as mulheres, esclarecendo sobre os seus direitos”, ressalta Tereza. 

    A coordenadora explica que o número de inscrições varia a cada mês, entre 35 a 40 mulheres. “O grupo é heterogêneo, com mulheres de diversas idades e diferentes profissões”, destaca. As inscrições são feitas na loja Reserva Natural ou pelo telefone 3529-2100. Para participar basta ter uma bicicleta em boas condições e os equipamentos de segurança, como capacete, óculos para a prática de esporte, luvas, luzes para o caso de pedalar à noite e vontade de pedalar. A taxa de inscrição é R$ 30,00.

    Os fotógrafos Dener Silveira e Thaine Ribeiro, especialistas na cobertura de eventos esportivos, fazem as fotos durante o percurso, para postar na página que o grupo tem no facebook (confira fotos de todos os passeios já realizados), e registrar momentos inusitados durante o passeio. “Sempre surgem fatos interessantes ao longo do caminho. Já atravessamos córregos e encontramos, por duas vezes, uma jiboia (foto no nosso site) na estrada da Julieira”, destaca Tereza.

    Renato Rodrigues Delfraro

    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas
    Pedal das Meninas

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.