Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Gestão de Negócios

Competência Brasileira em Nível Global

  • Como em nossas colunas sempre tratamos de Planejamento Estratégico, nesta vamos discorrer sobre um trio de Brasileiros, que acreditando na força da sua cultura empresarial, ergueu o maior império do empreendedorismo do nosso País, Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sucupira, controladores de nada mais nada menos do que a AB Inbev (maior cervejaria do mundo), Burger King e Heinz (tradicionais marcas Norte Americanas).

    Sempre acreditando na sua metodologia de trabalho, o trio fez sucesso por onde passou, desde o Banco Garantia na década de 80, unindo as rivais Brahma e Antarctica transformando em Ambev, e passando por companhias ferroviárias no Brasil e EUA. Mas o que tem de especial nesta cultura empresarial? De maneira geral posso destacar 3 pontos: Equipe, Liderança e Sistemas.

    Equipe:
    Fundamental no desenvolvimento de qualquer organização, recrutar, treinar, manter gente boa, deve ser um esforço constante e permanente de todos... Sem equipe, não dá para se ter uma boa e vencedora empresa. Constantemente recebo reclamações de empreendedores que têm empresas lucrativas e que estão prosperando, mas que se sentem escravos do seu trabalho. Dica: se você se sente assim, não é só sua equipe que está fraca, provavelmente estão faltando dois elementos, liderança e sistemas. 

    Liderança:
    Para que a equipe possa se desenvolver, é necessário que exista liderança. Além de sonhar grande, o líder precisa de firmeza para aceitar os riscos e agir na hora certa, da forma certa.

    Sistemas:
    Quando um sistema baseado em elementos comprovados é criado, este sistema pode ser aplicado em diferentes pontos geográficos e em diferentes indústrias e negócios. A própria criação da equipe e o seu método de treinamento constituem um aspecto central do sistema. Um bom sistema pode ser aplicado em novos projetos e também em novos escritórios, lojas ou fábricas que forem abertos. Como sistemas podem ser reproduzidos, vamos identificar bons sistemas de outras empresas e incorporar seus elementos nos nossos projetos existentes.

    Tive uns anos atrás um grande professor de estratégia que dizia o seguinte: Na natureza nada se perde, nada se cria, TUDO SE COPIA. Uma forma interessante de adquirir vantagem competitiva nacional, é examinar como empresas em outros países de mercados mais desenvolvidos realizam os negócios. Muito do sucesso das empresas comandadas pelo trio Jorge Paulo, Marcel e Beto se dá por importar as melhores práticas de empresas americanas que estavam seguindo modelos de administração mais avançados, aplicando essas melhorias em empresas brasileiras, recém-adquiridas, que tinham muita ineficiência.

    por Wêsley Andrade

    Wêsley Andrade

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.