Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Gestão de Negócios

Pensando em Empreender? Algumas dicas para você!

  • Em colunas anteriores citei como exemplo o Livro Sonho Grande que conta a história dos controladores da AB InBev. Hoje iremos abordar algumas dicas de como o empreendedor deve agir para criar um negócio que gere um impacto bastante positivo e atrativo no mercado atual. Poderemos iniciar da seguinte maneira: Temos que ter um Sonho Grande! Mas para que eu consiga alcançar o sonho grande, tenho que ter um grande mercado. Você já pensou nisto? Tenho que encontrar um mercado grande o suficiente para caber uma empresa do tamanho desse sonho.

    Existe uma máxima que diz o seguinte: “O empreendedor ganha da concorrência, mas o mercado vence o empreendedor”. Isso acontece porque mesmo que o empreendedor inove e execute muito bem as suas atividades, ele está limitado ao universo de pessoas ou organizações dispostas a comprar um determinado volume do seu produto ou serviço, dificilmente ele terá uma empresa de faturamento de 10 milhões de reais se, por exemplo, o mercado for de 5 milhões. Assim vamos a algumas dicas para se criar um negócio:

    Sempre avalie o tamanho do mercado

    Geralmente, o empreendedor já “sentiu na pele” o problema que quer resolver ou viu alguém/alguma empresa sofrendo. O importante é, antes de investir tempo e recursos, se perguntar: quantas outras pessoas ou organizações sofrem com esse mesmo problema? Quão relevante é esse problema? Quanto mais relevante o problema e maior o número de pessoas ou organizações, melhor. Além disto, outra forma de compreender o tamanho do mercado é descobrir se já existem empresas que oferecem alguma solução para esse mesmo problema. Essa análise é mais fácil em mercados já maduros ou consolidados, o de cosméticos, por exemplo, no qual é possível saber o tamanho do mercado pelo tamanho das empresas que atuam nele. Neste mercado existem algumas gigantes e esse é um bom indicador de tamanho de mercado, mas também significa que, mesmo antes de começar, você já terá concorrentes fortes. No entanto, se você tiver um bom diferencial e executar bem, existe a oportunidade de abocanhar uma fatia desse mercado.

    Faça investimentos no momento correto

    Tirando alguma grande inovação, é difícil uma empresa sozinha aumentar o potencial de mercado em que ela está, assim fique sempre atento ao que está ocorrendo no mercado. Preste muita atenção para não investir prematuramente ou até mesmo após o maior potencial da oportunidade.

    Conheça melhor seu cliente

    A melhor maneira de conhecer seu cliente, é conversar com o mesmo; conversar com potenciais clientes, pessoas que conheçam muito o mercado e estudar dados e pesquisas já feitas e, muitas vezes, disponíveis na internet. O importante é ter, pelo menos, uma estimativa para saber se vale a pena investir o seu tempo e dinheiro naquele mercado ou não. E se o mercado tiver potencial, é planejar seu negócio e iniciar as atividades. Bons negócios para você!

    por Wêsley Andrade

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.