Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Gestão de Negócios

Você sabe o TAMANHO DO MERCADO que sua empresa/negócio está inserido?

  • Na coluna anterior citei como é importante sabermos o tamanho do mercado do qual nossa empresa faz parte, assim, hoje vou comentar da importância que estas variáveis têm sobre o nosso negócio: Há ao menos quatro motivos que você deve se preocupar para definir o tamanho do seu mercado e que estão diretamente relacionados com o planejamento estratégico criado para sua empresa/negócio: Possibilidades, Escolhas, Execução e Fontes de Financiamento.

    O primeiro trata de um fato: você vai errar e muito ao longo da sua trajetória empreendedora e, portanto quanto maior e mais interessante for a oportunidade que você perseguir, maiores são as chances de você chegar lá.

    O segundo aborda sobre as escolhas que você faz. Sim, você tem o direito de escolher para onde está indo e levando sua empresa. Diz um ditado: Quando não sei para onde quero ir, qualquer vento é bom. E neste sentido, por que não escolher a oportunidade mais interessante relacionada ao seu sonho?

    O terceiro está relacionado à implantação daquilo que você pensou, ou seja, da execução da sua estratégia. Para ser eficiente, você vai precisar planejar as vendas, produção, financeiro, processos internos em geral e os recursos necessários para conduzir suas operações. Ou você pretende seguir essa viagem sem um plano de voo?

    Por fim, fontes de financiamento estão relacionadas a uma possível necessidade de financiamento do seu negócio. É interessante buscar investidores para o seu negócio ou você fará isto sozinho? Você sabe o quanto é necessário investir para realizar o seu sonho? Você sabe o tamanho da oportunidade a ser perseguida?

    Existe a possibilidade ainda de a empresa concentrar esforços em algum nicho, ou mercado alvo, e se a escolha for esta, por mais segmentado que seja o mercado, o mesmo ainda poderá ser grande, e da mesma forma precisará ser medido, mas não se esqueça, um nicho de mercado só é interessante quando permite o crescimento da empresa e o alcance dos seus sonhos. O processo de mensurar o tamanho do mercado requer a busca de dados das mais diversas fontes e o estabelecimento de hipóteses quando os dados não estão disponíveis. BNDES, IBGE, IPEA entre outros costumam publicar excelentes estudos e análises dos mais diversos setores. As associações de classe dos mais diversos setores, também fornecem informações sobre seus mercados. Por fim, uma vasculhada na internet, geralmente traz inúmeras fontes alternativas e interessantes.

    por Wêsley Andrade

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.