Uma modalidade esportiva de grande evidência na atualidade, o MMA já tem um árbitro oficial em Passos: o desportista Júlio Mattar. Professor e faixa preta de judô, Mattar passou a investir na nova carreira depois de arbitrar várias lutas em Passos e região nos últimos cinco anos. Para subir os degraus que levam ao topo da modalidade que fez brasileiros campeões mundiais, como o peso médio Anderson Silva e o peso pena José Aldo, o passense fez três cursos, sendo os dois mais recentes pela Associação Mineira de Árbitros (AMA) e Associação Brasileira de Arbitragem de Luta (ABAL).
Com esse credenciamento, Mattar já arbitrou lutas em Belo Horizonte através da WOC, um dos maiores eventos de MMA no estado. A estreia ocorreu em 15 de novembro, no Círculo Militar, em duas lutas, uma como árbitro central e outra como lateral. Depois do trabalho na capital mineira, Mattar atuou em outros eventos, sendo um deles em Campinas (SP).
“Como membro da AMA e da ABAL posso arbitrar qualquer luta nacional entre profissionais”, ressalta Júlio Mattar.
Mas o árbitro passense não pretende parar por aí, segundo revela à FOCO. “Minha próxima meta, para este ano, é melhorar meu inglês, fazer um curso internacional com um árbitro ‘top’ como o Mário Yamazaki ou Osires Maia, que são árbitros de renome internacional, com contrato com o UFC”, disse, ressaltando que esse será o último degrau para chegar ao topo da arbitragem.
Além de arbitrar, Júlio pensa no lado empresarial, tanto que tem planos de expandir o MMA de alto nível na região, onde, segundo ele, não falta interesse do público. “O MMA é o esporte que mais cresce no mundo, ultrapassando inclusive o futebol. O público é cada vez maior e mais exigente e isso requer maior organização dos eventos que inclui a participação de bons árbitros credenciados para a função. Isso requer um constante aprimoramento e reciclagem dos profissionais de arbitragem. Temos que estar em constante evolução”, afirmou o desportista.
Enio Modesto