Última Edição
Nov/Dez 2019
 Nov/Dez 2019

Foco Online

Artes Plástica: Cristiane Gasparoto

  • Artista representa Passos em exposição internacional.

    Dois quadros criados com a técnica do mosaico foram parar num circuito internacional de arte brasileira, na Áustria e Inglaterra; as obras são de Cristiane Gasparoto, convidada para representar a cidade no evento que reuniu artistas de vários estados do Brasil.

    “Janelas de Firenze” e “Sabedoria” são dois quadros criados com a técnica do mosaico “picassiéte”, da artista plástica Cristiane Gasparoto, que representaram Passos no XIX Circuito Internacional de Arte Brasileira entre 9 de outubro e 11 de novembro na Áustria, Inglaterra e Brasil. As duas obras foram produzidas especialmente para esse evento que reúne artistas de Minas Gerais, São Paulo e vários outros estados brasileiros e visa promovê-los nos aspectos de reconhecimento e independência profissional.

    Cristiane Gasparoto foi convidada pela curadora Aime Seike, de São Paulo, membro do conselho curador do “Circuito”, mas preferiu representar Minas Gerais. Assim, ela entrou no grupo de Minas Gerais, para levar o nome de Passos ao evento que vem sendo realizado há 19 anos, por iniciativa do Colege Arte, de Belo Horizonte.

    Os trabalhos foram expostos no Lateinamérika Institut, em Viena, Áustria, de 9 a 16 de outubro, e na Clerkenwell Gallery, de 20 a 26 de outubro. Depois, em 11 de novembro, houve confraternização dos artistas no altamente conceituado Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte.

    Pela sua participação, Cristiane Gasparoto obteve certificados do Colege Arte, Clerkenwell Gallery e Lateinamérika Institut. Seus quadros em mosaico picassiéte foram os únicos dentre os demais expositores, cuja maioria levou pintura em aquarela e outras técnicas.

    Para a artista, um grande evento como esse, de nível internacional, contribui para a valorização e motivação da arte plástica brasileira. “A exposição abre as portas em todos os sentidos, o artista passa a ter seu nome registrado e passa a ser convidado para outros eventos”, observa, satisfeita com a repercussão de seu trabalho entre os colegas e os visitantes da exposição.

    “Janelas de Firenze”, quadro inspirado nas floridas janelas de Florença (Firenze), região da Toscana, na Itália; e “Sabedoria”, representada por uma árvore, poderiam ter sido vendidos na Europa durante o circuito, mas Cristiane preferiu trazê-los de volta porque tem outros planos para essas obras. “Estou pensando em montar uma exposição com eles e com outros que ainda vou desenvolver”, disse, planejando esse trabalho para abril de 2015.

    Com interesse muito mais artístico e menos comercial, a obra de Cristiane Gasparoto é voltada para o desenvolvimento social, tanto que ela trabalha com programas comunitários, como o realizado no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), da Prefeitura, no Bairro Coimbras, onde ela ensina moradores a fazer mosaicos artísticos para ornamentar os espaços a serem utilizados nos projetos com a comunidade. No entanto, esse enfoque social não impede que a artista continue participando de exposições, como a que ela deve realizar em breve em Ribeirão Preto (SP), em Passos e outras cidades.

    O picassiéte é uma técnica francesa de colagem de cacos de azulejo, cerâmica e outros materiais para a criação de obras de arte (veja na Foco Online de março de 2013). Cristiane Gasparoto nasceu em Maringá (Paraná), foi criada em Sinop (Mato Grosso), estudou em Ribeirão Preto e, atualmente, mora em Passos, para onde se transferiu acompanhando o marido, Natael Ribeiro Malta – médico do Hospital do Câncer.

    Cristiane
    Certificados
    Cristiane com Iolanda Gontijo
    Quadro - Sabedoria
    Quadro - Janelas de Firenze

    © 2019 Foco Magazine. Todos os direitos resevados.