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Nov/Dez 2019
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Esporte e Saúde

A ciência da gordura: como ela é armazenada no corpo - e como queimá-la

  • Marcelo Campos Machado
  • Há três categorias de processos responsáveis pela queima metabólica, entre 60% e 70% das calorias queimadas por dia são processadas apenas por estar vivo, é a taxa metabólica basal.

    Outros 10% a 15% são queimados pelo simples ato de digerir, chamado de metabolismo digestivo (ou efeito térmico do alimento). Como diz o artigo da Active.com, estes dois representam entre 70% e 85%, os últimos 15% a 30% vêm da atividade física, seja na forma de malhação ou apenas por andar pela casa ou apartamento.

    O tecido muscular, em repouso, queima de duas a três vezes mais calorias que o tecido adiposo. Exercícios aeróbicos são importantes para sua saúde e condicionamento físico, mas, se a meta é queimar gordura, concentre-se um pouco mais em musculação (exercícios resistidos) e em exercícios calistênicos (que usam o próprio peso do corpo como resistência). Isto provavelmente trará resultados melhores e mais rápidos, não porque isto queime mais calorias enquanto os pratica, mas porque aumenta o metabolismo, o que queima mais calorias num tempo maior.

    Nos exercícios resistidos podemos observar a frequência e a intensidade, a frequência seria a repetição dos movimentos e a intensidade, o peso dos exercícios. Quando se exercita numa intensidade menor, está queimando mais calorias que são obtidas da gordura; por outro lado, em exercícios de maior intensidade, a maioria das calorias queimadas vem dos carboidratos mais prontamente disponíveis, que são os que consumiram recentemente, dizendo de outra forma: mesmo que os exercícios com mais repetição (maior frequência), tecnicamente retirem mais calorias da gordura durante o exercício, os exercícios de alta intensidade (mais peso), vão queimar mais calorias no total, o que resulta em mais calorias retiradas das reservas de gordura com o tempo, o que vai reduzi-las mais. Além disso, exercícios de alta intensidade tonificam mais os músculos e, novamente, mais músculos resultam em um metabolismo mais ativo, e isto acaba queimando gordura mais rápido, resumindo, perder gordura o mais rápido possível é fazer exercícios resistidos (musculação) com baixa frequência (pouca repetição) e alta intensidade (muito peso).

    Finalizando, a prática de uma atividade física é fundamental, principalmente na área da saúde, portanto faça esporte, perca peso, acabe com a sua barriguinha, seu corpo agradece.

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